terça-feira, março 10, 2015

QUEM QUER DESTRUIR A DEMOCRACIA


Em recente discurso - http://migre.me/oXXMY -  o ex-presidente Lula se mostrou mal informado ou mal intencionado ao afirmar que a direita quer “negar ou destruir a política” no  Brasil. Se o líder do PT freqüentou pouco ou nada as aulas de política ou de História, é necessário que fique sabendo que nem a direita, nem a esquerda ou o centro, vão acabar com a política. Simplesmente porque a política é um valor inerente à sociedade desde os tempos mais remotos. A Política existe e continuará a existir tanto em nações democráticas, como as da Europa Ocidental, quanto nas mais opressivas ditaduras, como Coréia do Norte ou Cuba.

Talvez o que Lula estivesse querendo dizer, no afã de  desqualificar as recentes manifestações da sociedade contra o desgoverno de Dilma , é que a direita está pretendendo  destruir a democracia.

É inegável que setores da chamada direita, de fato, não morrem de amores pelo regime democrático, e manifestam clara simpatia pela volta dos militares ao poder da República. Mas são, creio, minoritários.  O que a maioria da sociedade deseja é a permanência e a consolidação da democracia. Por isso se opõem às práticas do PT no governo. Sim, porque se existe alguma instituição que tenta liquidar  a democracia neste país, esta é o Partido dos Trabalhadores, chefiada por Lula.

De que maneira? Com o aparelhamento de todo o setor público, com a política  de  submissão do Congresso e do Supremo Tribunal ao Executivo, com as tentativas de cercear a liberdade de Imprensa, com a roubalheira institucionalizada na máquina pública e nas estatais, com o apoio explícito a “movimentos sociais” que agridem o setor produtivo, com a manifesta simpatia por ditaduras e movimentos terroristas internacionais, e , para coroar, com  as fortes suspeitas de fraude nas últimas eleições presidenciais.

Ao contrário do que o boquirroto Lula afirma,  não fosse a vigilância atenta dos que ele diz querem “destruir a política”, e o PT já teria , ele sim, conduzido este país a algo bem próximo do que é Cuba, ou na melhor das hipóteses, do que é a Venezuela.
100315

Nenhum comentário: