segunda-feira, outubro 28, 2013

ATEU E COMUNISTA


ATEU E COMUNISTA
Muitas vezes se confunde ateu com comunista, e vice-versa. A confusão tem sentido pelo fato dos regimes comunistas do século XX terem oficializado o ateísmo, mas pode ser ofensiva para muitos ateus  que repudiam aquela ideologia.

Embora a ideologia Marxista tenha no materialismo um dos princípios básicos – “a religião é o ópio do povo”, segundo Marx – é  óbvio que nem todo ateu é comunista como nem todo comunista é ateu. O fato de não crer na existência de Deus(es) não implica necessariamente na convicção de que o socialismo marxista é o sistema  econômico e social ideal para a humanidade.  

Mas ao declarar oficial o Estado ateu e abolir a prática de cultos religiosos, o totalitarismo comunista minimizou o fato de que crenças religiosas são subjetivas  e que , portanto, não podem ser abolidas por decretos autoritários. Por isso, não causou espanto o ressurgimento das práticas religiosas  na proporção em que os totalitarismos comunistas foram se enfraquecendo, na Europa.

Além do mais, em muitos desses regimes, o que ocorreu, na prática, foi uma espécie de substituição do “deus metafísico” por um  “deus Estado”: as práticas religiosas deram lugar às práticas cívicas, os dogmas religiosos foram substituídos pelos dogmas ideológicos, e a figura do líder máximo adquiriu a mesma dimensão de um deus religioso. Foi esse o caso, para exemplificar, de Mao, na China, de Stálin, na URSS, de Enver Hoxha,na Albânia, e de Kim Il-Sung, na Coréia do Norte, alvos de monumentais  cultos de personalidade.

Digo isso para afirmar que essa consciência – de que deus não existe – não se impõe pela força, mas sim  pela força convencimento, num ambiente de livre trânsito de idéias, o que o comunismo repudia e a democracia permite.
281013

Um comentário:

Anônimo disse...

A CADA UM DE ACORDO COM SUAS OBRAS, SÓ SEI QUE NADA SEI, POR ISSO PRECISO CONHECER A MIM MESMO.
O NADA É UM PARALELO DO NADA, SENDO O NADA O NADA, DE NADA VALE A PENA FALAR EM NADA, POR ISSO O COMUNISTA ATEU É UM UTÓPICO.