sexta-feira, outubro 26, 2012

MOMENTO DECISIVO

A vitória do atual presidente confirmaria a tradição norte-americana de reeleger os seus    presidentes. Dos dez presidentes eleitos após a segunda guerra, apenas dois –Jimmy Carter, em 1979 e George Bush,em 1990 – não foram reeleitos. Conseguir um segundo mandato passa a ser também   uma questão se honra para Barack Obama  que luta  para não ser incluído nesse restrito time.
MOMENTO DECISIVO



No próximo dia 6 de novembro, os norte-americanos vão decidir quem os governará nos próximos quatro anos. Pela pesquisas, o democrata Barack Obama, e o republicano Mitt Romney estão tecnicamente empatados, e o eleitorado dividido.


Não era para ter sido assim. Obama foi eleito em 2008 com um discurso de renovação e sob a esperança de milhões de americanos cansados das guerras infrutíferas e dispendiosas empreendidas por George W Bush.O quadriênio de Obama decepcionou aqueles que confiaram em suas promessas de reformas sociais, que não aconteceram na dimensão esperada, e de progresso econômico, que foi sufocado por uma grave estagnação e aumento do desemprego.


A incapacidade do democrata em lidar com o quadro econômico em crise, e a decepção dos mais pobres, que sempre esperam a ajuda do Estado, com a timidez dos programas sociais prometidos e não cumpridos, explicam , em grande parte, a ascensão da candidatura republicana.Para conquistar a classe média, Romney se afastou das posições mais radicais, à direita, do seu partido, sem abandonar, contudo, as teses que constituem a essência dos republicanos, como a liberdade econômica, o enxugamento da máquina do estado e a diminuição da carga tributária.



A vitória do atual presidente confirmaria a tradição norte-americana de reeleger os seus presidentes. Dos dez presidentes eleitos após a segunda guerra, apenas dois –Jimmy Carter, em 1979 e George Bush,em 1992 – não foram reeleitos. Conseguir um segundo mandato passa a ser também uma questão se honra para Barack Obama, que luta para não ser incluído nesse restrito time.



261012

Nenhum comentário: