quarta-feira, dezembro 21, 2011

FUTEBOL E EDUCAÇÃO


É uma lástima que a indigência da educação brasileira não provoque a mesma indignação provocada pelos insucessos futebolísticos. É uma pena que os comentaristas sociais não  dediquem à questão educacional comentários  tão intensos quanto os que são dedicados ao futebol pelos comentaristas  esportivos.


 
FUTEBOL E EDUCAÇÃO

A derrota do Santos frente ao  Barcelona evidenciou um fato que os que acompanham com mais assiduidade o futebol europeu já sabiam: o de que o futebol jogado no Brasil, em termos técnicos , táticos e de organização, fica muito a dever ao que se pratica  no Velho Continente.

De fato, a derrota do time santista provocou tamanha comoção, que comentaristas, dirigentes e torcedores foram levados a uma aplicada e  intensa discussão sobre as causas da débâcle, e os possíveis caminhos para que os nossos times se aproximem do nível de excelência do futebol praticado por Messi e seus companheiros.

 Tal situação me levou, intuitivamente, a uma analogia entre o mais querido e explorado tema da mídia atual, o futebol, e o mais desprezado deles, a  educação. Assim como acontece no futebol brasileiro, o nosso ensino público carece de qualidade e padece de graves problemas estruturais e gerenciais. Assim como no futebol, a nossa educação  está defasada, no mínimo, cem anos-luz  de boa parte dos países socialmente desenvolvidos.


Precisou que o time catalão mostrasse  como se joga futebol para que os brasileiros tomassem consciência de que não somos mais os bam bam bans  no assunto.  É uma lástima que a indigência da educação brasileira não provoque a mesma indignação provocada pelos insucessos futebolísticos. É uma pena que os comentaristas sociais não  dediquem à questão educacional comentários  tão intensos quanto os que são dedicados ao futebol pelos comentaristas  esportivos.


Da mesma forma que o clube  Barcelona se tornou modelo para os futebolistas, o mundo nos oferece bem sucedidos exemplos de ensino público. Basta vontade política e pressão social para que se torne realidade no Brasil.
211211

Nenhum comentário: