segunda-feira, outubro 11, 2010

SERRA VENCE POR PONTOS

Dado o nível da atual campanha, teria sido uma grande farsa recheada de hipocrisia se as questões que dizem respeito à história política e partidária de cada um não tivessem merecido atenção. Por isso, Serra esteve absolutamente correto quando pediu à candidata petista maior clareza em relação à sua posição sobre o aborto, e quando a inquiriu sobre o escândalo protagonizado pela ex ministra da Casa Civil, sua sucessora e amiga, Erenice Guerra.
SERRA VENCE POR PONTOS

Demorou, mas aconteceu. Finalmente, Dilma Rousseff e José Serra pautaram o seu debate na Band nos temas polêmicos que vêm sendo destaques diários na mídia. Após um longo e morno primeiro turno, os candidatos foram forçados a expor com mais nitidez as suas diferenças e semelhanças. No debate de ontem tiveram tempo e espaço para tal.

O formato do programa ajudou. Pela primeira vez, sem a presença de jornalistas , sem temas previamente acertados e sem outros artifícios, os candidatos se confrontaram de maneira mais franca e direta. Muitos eleitores podem não ter gostado do que viram. Ao invés de Serra dizendo que Dilma tem “duas caras”, e recebendo o troco de que tem “mil caras”, talvez fosse melhor que os candidatos apresentassem propostas e debatessem os temas que angustiam a população, como a educação, a saúde , a segurança, a previdência, e a questão tributária.

Mas, dado o nível da atual campanha, teria sido uma grande farsa recheada de hipocrisia se as questões que dizem respeito à história política e partidária de cada um não tivesse merecido atenção. Por isso, Serra esteve absolutamente correto quando pediu à candidata petista maior clareza em relação à sua posição sobre o aborto, e quando a inquiriu sobre o escândalo protagonizado pela ex ministra da Casa Civil, sua sucessora e amiga, Erenice Guerra.

A propósito, o aborto somente virou tema central do segundo turno por conta das evidentes contradições da petista, que recuou de sua posição inicial -favorável ao aborto, assim como o seu partido – quando constatou a sangria provocada pela fuga de eleitores religiosos contrários ao aborto.

Mostrando indignação pelo que chamou de campanha difamatória promovida pelos tucanos, a candidata abandonou de vez a personagem “Dilminha paz e amor” e expôs a sua face arrogante e autoritária. O tempo todo se apresentou nervosa, tropeçou no raciocínio e nas palavras, atirou para todos os lados, e, ao final, acabou ferida. Do outro lado, mais seguro e tranqüilo, apresentando uma linha de pensamento coerente, e acrescentando uma, até então, inusitada contundência , Serra foi superior.

A lamentar, apenas o fato de que enquanto os candidatos polemizavam na Band, a maioria de seus prováveis eleitores se dividia entre assistir ao Fantástico, ao Pânico na TV ou ao Sílvio Santos, conforme levantamento do Ibope. Não chegou a ser por nocaute, mas no transcorrer do debate Serra acumulou os pontos que o levaram à vitória na luta. Resta ver se tal desempenho terá alguma influência nas pesquisas.
111010

5 comentários:

Ildo disse...

A mascara da sra. Rousseff CAIU !!! Ficou evidentente, excetuando-se para os fanáticos militantes, que esta senhora não tem nem mesmo linha de raciocínio coerente, trunca seus pensamentos, estava absurdamente nervosa, e no primeiro bloco parecia que ia ter uma sincope emocional... A presidência de um pais NÃO pode ser o objetivo maior dessa senhora.

DilmaLa disse...

Espero que o Serra responda onde está o Paulo Preto. Serra não defende nem a mulher. Dilma está certa, chegou a hora de bater nos tucanos. Dilma deve ter orgulho de sua biografia, lutou pela democracia no país. Serra é entreguista e vendido, nunca será presidente.

Fábio disse...

O crescimento da Marina no primeiro turno foi uma clara manipulação fraudulenta para levar Serra ao segundo turno.

Serra só vence esta eleição com base na FRAUDE ELEITORAL.

Se for eleito Serra será o autor de um golpe de estado idêntico ao que Felipe Calderon deu no México. Mas não estamos no México e aqui Serra ganha e não leva... Serra será o Presidente dos mosquitos de uma terra arrasada ou o Presidente de uma Necrópolis.

Rosena disse...

Fernando Os petralhas cairam no desespero Pensavam quelevariam o promeiro turno e não vão levar a presidência . To com peninha deles

Leandro disse...

O Brasil deve saber que nossa bandeira é verde e amarela e nao é vermelha nao!!! Nenhum ser vai nos ditar normas e formas assim tao facilmente nao!!O imperio do Lula ja ruiu,sou brasileiro e vou pintar meu rosto de verde e amarelo e ficar em posiçao de guerra contra essa podridao que pensa que é dona do país que ainda é nosso...