segunda-feira, setembro 06, 2010

TIRIRICAS NO CONGRESSO


Afora o cinismo e a hipocrisia que sempre caracterizaram o nosso mundo político, a atual campanha eleitoral tem acrescentado mais um ingrediente: o deboche, como tática de conquista do votos.Não que tal componente estivesse ausente dos pleitos anteriores. É que agora ele aparece de forma mais evidente, por conta do grande número de decadentes “astros” da TV e do esporte que resolveram testar o que ainda resta de sua popularidade e disputar um lugar no Congresso Nacional ou em alguma Assembléia Legislativa.

E não são poucos: Maguila, Sérgio Reis, Dedé Santana, Túlio Maravilha ,Mulher Melão,Tati Quebra Barraco,Ronaldo Esper, Romário, Marcelinho Carioca e Tiririca são apenas alguns dos pretensamente populares, somados a centenas de candidatos extravagantes e grotescos que parecem não possuir outro objetivo que não seja melhorar de vida com o dinheiro público.

O comediante Tiririca protagoniza a mais inusitada debochada e risível de todas as apresentações, digna de seus melhores momentos nos humorísticos da televisão. Sob o lema “vote no Tiririca, pior do que tá não fica” , o candidato diz não saber o que faz um deputado, e pede que seja eleito para cuidar dos mais necessitados , entre eles “a sua família”.

A fala de Tiririca e de outros candidatos do mesmo naipe revela apenas a ponta do grande iceberg da degradação da política, desmoralização dos políticos e despolitização do povo brasileiro. De fato, não são poucos os que desconhecem a finalidade do Parlamento e a função dos parlamentares, em parte porque o comportamento desvirtuado dos políticos leva a esse desconhecimento, e em parte porque o próprio processo eleitoral coloca em segundo plano as eleições legislativas. A atual legislação eleitoral é rígida, anacrônica e discriminativa em relação às eleições para o Legislativo. Desestimula o debate, o confronto de idéias e o conhecimento amplo que o eleitor deveria ter sobre cada candidato.

Sufocada pela maciça campanha na mídia para os cargos executivos, as campanhas para o Congresso e para as Assembléias Legislativas ficam resumidas aos outdoors e ao limitadíssimo espaço no rádio e na TV. Exemplo de como a política não deve ser tratada, o horário eleitoral “gratuito”na mídia eletrônica deveria ser abolido, para o bem da democracia.

Dessa forma, pouco se conhece das idéias, propostas e história pública dos candidatos. E é nesse enorme vazio de idéias e de projetos que figuras excêntricas ganham espaço e visibilidade. A continuar assim, corremos o sério risco de ver, em 2011, grande parte das cadeiras da Câmara e do Senado ocupadas por centenas de tiriricas.

06/09/10

9 comentários:

Abestalhado disse...

Melhor um palhaço deputado do que um deputado palhaço!

SergioDias disse...

ESPERO QUE O ELEITOR PAULISTA SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO, POIS VOTANDO NO TIRIRICA, QUEM VAI TER DE USAR O NARIZ DE PALHAÇO SOMOS TODOS NÓS, OS ELEITORES INIMIGOS DELE E OUTROS CANDIDATOS BIZARRO!!! JÁ ESTOU ATÉ VENDO, O BRASIL SENDO MOTIVO DE ESCÁRNIO NA COMUNIDADE INTERNACIONAL

Rosena disse...

Fernando É, triste realmente merecemos o Tiririca. Mas, pior que a Dilma, assaltante de banco e terrorista ele não vai conseg ir ser. Pior que os ladrões do Lula não há como chegar a ser. E ainda são cegos, não veem nada. Já que mesmo uma m mais um caga...o não vai alterar muito

Anônimo disse...

Pior do que tá vai ficar, Tiririca. O nível dos politiciso que já é baixovai cair mais ainda com figurad bizarras como esta.

Rafa. disse...

ISSO É UM ABSURDO, Realmente a politica, não passa de um picadeiro, e nós somos os palhaços!!!

nidia disse...

O que esperar de eleitores que vão eleger Marta Suplicy e Netinho para o Senado???? Isso mesmo paulistas, vamos colocar também o tiririca e os outros. Assim São Paulo vai estar muito bem representado!!!!!
É o caos!!!!!1

Wesley disse...

Acho muito interessante esta candidatura do Tiririca a deputado federal, é um direito dele, não vejo a diferença dele para nomes como: Maluf, Suplic, Lula, Sarney…., É apenas um palhaço diferente; Ele assume o que é!!!!

Wesley disse...

Acho muito interessante esta candidatura do Tiririca a deputado federal, é um direito dele, não vejo a diferença dele para nomes como: Maluf, Suplic, Lula, Sarney…., É apenas um palhaço diferente; Ele assume o que é!!!!

Anônimo disse...

imparato molto