segunda-feira, agosto 23, 2010

OCULTANDO SERRA

Um dos indícios mais fortes de que uma campanha presidencial não vai bem aparece quando, nos Estados, o nome do principal candidato começa a ser omitido na propaganda eleitoral dos demais candidatos do partido ou coligação do presidenciável. É o que vem acontecendo com a candidatura de José Serra. Enquanto no campo situacionista todos fazem questão de associar seu nome ao de Dilma Rousseff , no campo da oposição tem acontecido o contrário. As recentes pesquisas eleitorais, que sinalizaram a irreversibilidade da queda do candidato tucana, estabeleceu um clima de velório entre os partidários de Serra. Para muitos, esta situação é reflexo dos seguidos erros de estratégia eleitoral cometidos desde o início da campanha, e que dificilmente serão revistos e corrigidos , por absoluta falta de tempo. O fato é que faltou a Serra um discurso convincente , um projeto atraente, e sobretudo ousadia para enfrentar Lula e a máquina do governo.

O desânimo que toma conta da campanha nacional se projeta nos Estados, onde os candidatos ao governo, ao Congresso e às Assembléias não fazem a mínima questão de terem as suas campanhas associadas à do candidato presidencial. Fogem de Serra como o diabo da cruz. Isso acontece mesmo nos Estados onde tucanos e aliados têm grandes as chances de vitória.

Enquanto isso, no campo petista políticos se acotovelam em busca de espaço ao lado de Dilma e de Lula . O poder de atração da candidata em ascensão nas pesquisas já começa a ir muito além do ponto de vista programático e ideológico, e se aproxima perigosamente do campo do mais puro fisiologismo.

A essa altura, muitos candidatos não se envergonham de pular do barco oposicionista para o barco governista de olho na velha política do toma lá, dá cá que foi uma das marcas registradas do governo Lula, e que , tudo indica , marcará também o provável governo de sua afilhada política.
230810



6 comentários:

Ildo disse...

Serra fez muitas bobagens nesta campanha. A maior delas foi usar a imagem do sapo na sua propaganda televisiva. Pegou mal porque deu a entender de que Lula foi um presidente legal.Aí baixou o desespero. Mas tb o que esperar desse pessoal...

Alonso/SP disse...

Lamento que Lula tenha escolhido Dilma para presidente, porque eu estava pronto para votar num poste mesmo! Quando ao José "Nosferatu" Serra, está sendo abandonado por todos, verdadeira debandada entre seus aliados, como se ele fosse a encarnação da peste. Ainda bem. Ninguém aguenta quando ele mostra aquela empáfia paulistana ao explicar gentilmente como ele é inteligente e preparado e os demais brasileiros burros.

Lição Politica disse...

O Aécio aprendeu com o avô, Tancredo, a lição mais importante: se quiser vencer, não faça nada! Espere a escaramuça acabar, junte os restos e torne-se rei. A partir de 2011 a sede nacional do PSDB será Av. Afonso Pena, BH.

DilmaLá disse...

Este cara não sabe fazer uma campanha política, não tem estratégia, portanto não tem capacidade de governar um país como o Brasil, 8ª economia mundial, sinceramente o povo percebe isto claramente e por isto vai votar na Dilma.

ha ha disse...

É um mau estrategista.Enterrou-se de vez. Daqui pra frente o máximo que conseguirá é eleger-se para síndico de prédio sem elevador

dilmaLá disse...

Vcs vão ficar mais oito anos na fila !!! kkkkkkkkk