segunda-feira, julho 20, 2009

NEM SANTOS, NEM INOCENTES

Lula não tem feito muita coisa além de rebaixar o Congresso à função de mero homologador de leis preparadas nos escaninhos do Planalto, e colocá-lo a serviço de seu projeto central de conduzir a sua candidata à presidência em 2010. Entre acovardado e corrompido, além de não reagir à interferência do Executivo, o Congresso, em especial o Senado, mergulha cada vez mais fundo no poço de lama.
NEM SANTOS NEM INOCENTES
Não bastasse a sua própria auto desmoralização, o Senado Federal foi vítima de mais um ataque do Presidente da República. Respondendo a jornalistas a respeito da possibilidade de a CPI da Petrobras ser um fiasco, Lula afirmou jocosamente que os senadores são “bons pizzaiolos”. Foi o que bastou para que uma parte dos senadores, todos de oposição, manifestasse o seu repúdio às palavras do Presidente. Os governistas, sintomaticamente, permaneceram calados.

Tirando o fato de que os verdadeiros pizzaiolos se sentiram , com inteira razão, ofendidos, Lula está absolutamente certo, e fala com conhecimento de causa. Pois se os senadores podem ser considerados “bons pizzaiolos”, o presidente é o dono da pizzaria e o mestre de todos eles. Afinal, quem entope o Congresso com medidas provisórias irrelevantes, dificulta a instalação e o funcionamento de comissões de inquérito e do Conselho de Ética, e insiste em manter na presidência do Senado um político sufocado por acusações de corrupção?

Lula não tem feito muita coisa além de rebaixar o Congresso à função de mero homologador de leis preparadas nos escaninhos do Planalto, e colocá-lo a serviço de seu projeto central de conduzir a sua candidata à presidência em 2010. Entre acovardado e corrompido, além de não reagir à interferência do Executivo, o Congresso, em especial o Senado, mergulha cada vez mais fundo no poço de lama, onde não faltam doses maciças de desvio de verbas, malversação dos recursos públicos, desvio de funções, apropriação indébita , nepotismo, fisiologismo, absenteísmo e total falta de espírito público. Dos 81 senadores, poucos demonstram sincera preocupação com esse estado de coisa.

Portanto, a desmoralização do Senado não é obra exclusiva dos próprios senadores, nem fruto solitário da ação maquiavélica do Planalto. É o resultado da participação coletiva do presidente da República, da sua base de apoio, e de grande parte de parlamentares da oposição, no sentido de degradá-lo. O equilíbrio e a autonomia dos poderes da República é rompido, e a frágil democracia brasileira fica ameaçada. Infelizmente, nesta história não existem santos, nem inocentes.
200709

4 comentários:

Anônimo disse...

SENADORES: VOCES CHEGARAM AO FINAL, RENUNCIEM AOS MANDATOS, ENTREGUEM O SENADO PARA O POVO. FECHEM AS PORTAS DA CASA DOS HORRORES, JOGUEM AS CHAVES NO FOGO PARA DERRETEREM E SUMAM DE BRASILIA, VOCES NÃO TEM MORAL, NÃO TEM ÉTICA E NÃO MERECEM O RESPEITO DO POVO. VOCES SÃO PIZZAIOLOS, COM TODO RESPEITO AOS PIZZAIOLOS. DESAPAREÇAM DO MUNDO.

Rosena disse...

Sea que esse pessoal nao percebeu que Luladrão quer é acabar com o congresso??Chavez ja conseguiu. Temos que apoia o grupo de senadores que ainda resitewm a esta desmoralização.

Sergio Dias disse...

A verdade é uma só: o Lula é tão culpado quanto o Sarney, ou vice versa. Para o Lula é ótimo que o foco da imprensa se fixe em Sarney. Desse modo ele continua a fazer o que faz impunimente

Melina disse...

Fernando, sabe aquele ditado antigo:gambá só cheira gambá. Pois, é assim que Lula é. Sarney é sua imagem e semelhança. Mas, ainda Lula em uma pequena diferença:é um protegido do diabo.Nada atinge ele. Vai ter corpo fechado assim, meu Deus...