terça-feira, maio 19, 2009

CPI DA PETROBRAS: MAIS UMA PIZZA?


A menos de dois anos do final do mandato de Lula, uma CPI para investigar a sua menina dos olhos teria o efeito de uma bomba de dinamite no colo do governo, e seria a última coisa que desejaria num ano pré-eleitoral. Desde que, é óbvio, fosse conduzida por uma oposição sóbria, articulada e diligente.

CPI DA PETROBRAS: MAIS UMA PIZZA?

Que a Petrobras, a maior empresa estatal do Brasil, está recheada de irregularidades é fora de dúvida. Levantamentos feitos pelo TCU e investigações da Polícia Federal não deixam dúvidas. Existem claros indícios de fraudes em licitações para reformas de plataformas, irregularidades em contratos de construção de plataformas marítimas, desvio de dinheiro dos royalties do petróleo, fraudes envolvendo pagamento e indenizações feitos pela ANP a usineiros, e artifícios contábeis para redução de recolhimento de impostos.

Em qualquer país minimamente sério, um rol de denúncias deste naipe faria cabeças rolarem no governo e mobilizaria a oposição e a opinião pública no sentido de uma investigação. Eu disse qualquer país sério, o que não é o caso do nosso. Aqui, a oposição está enfraquecida e desnorteada, e o Congresso, como sabemos, desmoralizado.

No Senado, o PSDB conseguiu, com o apoio de insatisfeitos do PMDB mas sem o apoio unânime da oposição, o número necessário de assinaturas para a instalação de uma CPI. Na Sexta Feira, com a aprovaçao velada do presidente da Casa, José Sarney e com a oposição do DEM que queria protelar o ato, foi feita a leitura do requerimento de abertura da CPI da Petrobras.É apenas o primeiro passo de uma jornada que tem tudo para dar errado.E os motivos para esta descrença não são poucos, nem irrelevantes.


Nos últimos anos, as CPIs tem se projetado as olhos da opinião pública mais como um palco para o exibicionismo de políticos ávidos por espaço na mídia do que num ambiente de investigação séria.Ademais, os membros da Comissão são escolhidos de acordo com o tamanho de cada bancada, e, neste caso a aliança governista tem maioria absoluta.Também no momento da escolha dos que ficarão com os dois cargos mais importantes– presidência e relatoria -, os governistas têm a preferência Quase sempre, ficam com a relatoria, porque o poder de manobrar e direcionar as investigações no sentido que lhes for conveniente é maior. Mas podem reivindicar ambos os cargos. Assim, sobra pouco espaço para a oposição.


Acrescente-se à força do governo e à mencionada divisão da oposição, o fato de os tucanos entregarem o jogo sempre que as investigações se direcionam para o período em que estiveram no poder. Quem não se lembra do entusiasmo e garra com que conduziram a CPI dos Correios – que investigou o escândalo do Mensalão – até o momento da descoberta que o senador Eduardo Azeredo, então presidente do PSDB, havia se utilizado do esquema de caixa 2, quando candidato ao governo de Minas? Daí em diante, os tucanos suavizaram o discurso, contemporizaram com o então enfraquecido presidente Lula, e não permitiram que as investigações avançassem na direção do principal gabinete do Planalto.


As últimas CPIs com certa repercussão na mídia –Cartões Corporativos e Escutas Telefônicas – resultaram em monumentais fracassos, tanto pela força da tropa de choque governista no sentido de melar os trabalhos, quanto pela total falta de apetite da oposição em investigar o que quer que seja.

A menos de dois anos do final do mandato de Lula, uma CPI para investigar a sua menina dos olhos teria o efeito de uma bomba de dinamite no colo do governo, e seria a última coisa que desejaria num ano pré-eleitoral. Desde que, é evidente, fosse conduzida por uma oposição sóbria, articulada e centrada no propósito de abrir a caixa preta da estatal, expor as irregularidades, e demonstrar a responsabilidade do governo. Da forma como está sendo organizada, tudo indica que caminha para se constituir em mais uma gigantesca pizza.

Percebendo a fraqueza e a divisão do exército inimigo, o governo já colocou em ação a sua tropa de choque no sentido de não deixar espaço vazio na Comissão, o que, ao final, caminhará no sentido do que pretende,ou seja, fixar a idéia de que a oposição é “impatriótica”, não trabalha para o bem do País e quer “desmoralizar um das mais sólidas e respeitáveis instituições brasileiras”. É uma grande mentira, mas agindo como está, de modo desarticulado, a oposição vem fazendo o possível para que se torne uma grande verdade.
190509


9 comentários:

enterrar a oposiçao disse...

É o melhor a fazer. E enterrar de vez essa oposição que nem discurso tem. Quanto mais propostas. Se tivessem pelo menos o que falar não estariam fazendo isto. Propostas, que propostas a oposição tem? Não conheço nenhuma alternativa deles. Querem é confusão.

enterrar a oposiçao disse...

É o melhor a fazer. E enterrar de vez essa oposição que nem discurso tem. Quanto mais propostas. Se tivessem pelo menos o que falar não estariam fazendo isto. Propostas, que propostas a oposição tem? Não conheço nenhuma alternativa deles. Querem é confusão.

Welton disse...

É um absurdo tudo o que ta acontecendo !!! Coisas surreais estão acontecendo, PT comedo de se expor, PSDB virando uma oposição oportunista. Meu Deus até quando viveremos sob comando de maliciosos, corruptos que enganam o povo e a si mesmos, pois eles acreditam naquilo que desejam que é o poder e dinheiro. Mas não acreditam no Brasil como uma nação de um povo que sofre, se escandaliza, perde as esperanças com os quadros políticos regionais e nacionais

Reinaldo disse...

Boa análise, Fermamdo.O PSDB é valente no momento da instalação das CPIs. Depois faz média com o governo e tudo termina em pizza. Com uma oposição como esta, Lula nada de braçada.

Questionador Petista pergunta disse...

Uma empresa exaustivamente fiscalizada pela CVM, TCU, AUDITORIAS INDEPENDENTES...precisa de uma CPI?
..Será que o PSDB não ficou assombrado com a pesquisa que ele mesmo encomendou sobre o potencial político de Dilma?
....será se o PSDB/DEM não estaria precisando de "fato"político para conter o crescimento da candidata?
....Por quê será que as outras crises atingiram mas fortemente os pobres e essa inverteu essa lógica...
....por quanto será que o PSDB venderia a Petrobrás e sua reserva de estimados 30 TRILHOES de dólares?
.....a tUrma de Jereissate (aquele Tucanão cujo o irmão comprou a telemar sem dinheiro no governo FHC...) ESTÃO APAVORADOS com a idéia de haver um marco regulatório e o "negócio" da Petrobras deixar de ser interessante para os potenciais compradores....
Perguntas e perguntas....

A Verdade disse...

A oposição quer ocupar a presidência da CPI do PSDB e ameaça o governo:fazer um trabalho paralelo de investigação, inclusive com a apresentação de um relatório alternativo

O Planalto já foi alertado de que a oposição está disposta a encaminhar ao Ministério Público o resultado dessa investigação paralela. Com isso, tentaria constranger o governo com a ameaça de fazer um estrago bem maior, caso seja excluída do comando da CPI. O objetivo de PSDB e DEM é forçar o governo a fazer um acordo para pôr na presidência da comissão de inquérito o senador Antonio Carlos Magalhães Junior (DEM-BA).

Para o governo, o maior problema na indicação de ACM Júnior é a disputa regional com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, que, deseja concorrer ao Senado em 2010. Um dos focos da CPI é a investigação de patrocínio da Petrobras com finalidade política para festas de São João no interior baiano.

Todo esse escândalo porque Álvaro Dias e Arthur Virgílo juraram em frente as câmeras de TV que a CPI dos tucanos seria séria e responsável. Imagina então se não fosse.

PSDB e DEM, estão se lixando para o Brasil, para o povo e para a Petrobras. Eles querem levar José Serra para o Planalto no grito.
Por trás da CPI da Petrobras, os tucanos estão encampando a estratégia de desvalorizar a estatal e, em seguida, propor sua privatização em um eventual governo do PSDB(bata na madeira, leitor).O governo Fernando Henrique Cardoso tentou, em 2000, até mudar o nome da empresa - para PetroBrax -, após encomendar uma consultoria, e recuou após a repercussão negativa.

Esta é a verdade

Anônimo disse...

A petralhada está apavorada!!!Se a oposição mostrar a metade da sujeira da Petrobras, Lula vai pro bagaço ha ha

Melina disse...

ESpero que não acabe em pizza negra Fernando. Gostaria de pelo menos uma vez uma CPI fosse de verdade; fosse até os últimos momentos; culpasse e punisse a quem quer que fosse. Lula, seus "compadres e afins" e o PT acabariam de vez. O rombo na Petrobras deve de ser tão grande, que não sobraria pedra sobre pedra.

Leo disse...

Lí o artigo e nao concrdo. Ele trata como se o fracasso da cpi fosse culpa da oposição. O fato é que o governo tem maioria acachapante 8x3 na cmissao. Me diga o que pode a oposição fazer?