terça-feira, março 10, 2009

DE MÃOS DADAS


Pois não é que entre Sarney, Collor e Lula existia muito mais em comum do que desconfiavam os mais argutos observadores da política? Finalmente, na semana passada deu-se o esperado encontro entre os três personagens que têm muito mais dívidas do que créditos com a sociedade brasileira.O velho senhor feudal do Maranhão, o aventureiro de Alagoas e o envelhecido sindicalista do ABC paulista finalmente se deram as mãos .

DE MÃOS DADAS

Quando na presidência da República, José Sarney foi o condutor da maior crise inflacionária já vivida pelo país ao longo de sua História; e responsável pelos planos econômicos mais desastrados. Na presidência, Fernando Collor foi o autor do maior assalto do governo ao bolso do cidadão; e também pelo vexame de ter sido o primeiro governante a ser defenestrado do cargo por corrupção.

Pois estes personagens, que deveriam estar, há muito, afastados da vida pública, curtindo um merecido ostracismo, estão de volta ao primeiro plano da política nacional.. Sarney, como presidente do Congresso Nacional, e Collor como presidente de uma importante comissão do Senado. E tudo graças ao pragmatismo cínico e ao oportunismo interesseiro com que o presidente Lula conduz as suas relações com o Congresso e com os políticos.

Feroz crítico da política da troca de favores, o velho e conhecido “toma- lá- dá- cá” , quando desempenhava o papel de feroz crítico de todos os governos após o período militar, Lula mudou da água para o vinho – ou,mais apropriadamente, da água para a cachaça -, e aprofundou tudo de ruim que a política brasileira apresentava. No início do governo, que ele prometia moralizador, fez uma farta e generosa distribuição de cargos entre amigos, correligionários e apaniguados, aparelhando a máquina governamental e estatal com pessoas cujo maior mérito não era outro se não o de pertencer à turma do Presidente.

Nas relações com o Congresso, Lula mandou às favas todo e qualquer pudor ético e consolidou a sua base de apoio à custa do mais rasteiro fisiologismo, com políticos da pior espécie, militantes do PMDB e de partidos inexpressivos, porém com uma grande fome por ministérios, cargos nas estatais e verbas orçamentárias. Foi dessa forma que se consolidou o "mensalão", o grande esquema de corrupção montado pelo PT e operacionalizado por Marcos Valério, que está sob julgamento no STF.

Pois não é que entre Sarney, Collor e Lula existia muito mais em comum do que desconfiavam os mais argutos observadores da política? Finalmente, na semana passada deu-se o esperado encontro entre os três personagens que têm muito mais dívidas do que créditos com a sociedade brasileira.O velho senhor feudal do Maranhão, o aventureiro de Alagoas e o envelhecido sindicalista do ABC paulista finalmente se deram as mãos .

O que levou à união de forças aparentemente divergentes, mas, no fundamental, convergentes, foi a disputa pela presidência da Comissão de Infra-estrutura do Senado, de importância fundamental para o andamento das obras do PAC. O PT , por motivos óbvios queria o comando da comissão. Mas como parte do grande acordo que conduziu Sarney à presidência do Senado, o ex-presidente Collor foi eleito, sob a coordenação de Renan Calheiros,os aplausos de Sarney e as bênçãos de Lula.

Uma parte do PT, é claro, se sentiu ofendida e desprezada. O líder petista, Aloisio Mercadante, esbravejou e chamou de “espúria” a aliança que conduziu Collor à presidência da comissão. Mas como o bom cabrito não berra, o PT se submeteu, pois sabe que sua sobrevivência como partido depende da cega obediência ao seu líder máximo. E Lula quer estar de bem com o PMDB, de olho na sucessão de 2010.
Portanto, muito além do que quis dizer Mercadante, espúrio não foi apenas o acordo pela presidência da comissão. Espúrio é todo o processo em que estão metidos o PT, o PMDB e os demais partidos que compõem a base de sustentação de Lula. E do qual o indignado Mercadante tem sido um dos atores mais influentes.
100309

8 comentários:

collor + lulla =Sarneyy disse...

O LULA, qdo fala hoje esquece até do PT, será que esta decepcionado com as coisas e atrocidades que o PT fez? nem se preocupa mais se o PT, perde camara dos deputados, senado, comissões, realmente, quem te viu quem te vê, as coisas mudam, acho que seu partido agora é LULA LÁ.eledeve estar precupado é com governabilidade. por que 2010 esta na porta;

Rosena disse...

Olha Fernando, O Ex-Presidente COLLOR deveria ir para o PMDB.Aliás,com sua experiência política pode contribuir com as obras do PAC-Programa de Aceleração da Corrupçaõ

Cesar Paiva disse...

Lula juntou na mesma "gang" a fina flor do crime. É mais um recorde pra Lula comemorar: conseguiu "unir" todos os marginais sob o mesmo teto. A.Lincoln tinha razao quando disse: "se quizeres conhecer a personalidade e carater de uma pessoa, nao lhe dê dinheiro, de-lhe poder". Lula mostrou que as palavras do estadista americano sao exatas. Bastou chegar la em cima pra botar as mangas pra fora.

Anônimo disse...

Fernando Para Lula, o acordo que elegeu o Sarney, elegeu o Collor. Ah entendi! De alguma maneira o Lula ainda encontra explicação para ressucitar em seu próprio governo dois ex-presidentes decadentes, um deles expulso pelo povo e arqui inimigo do próprio "Lula marionete" abrindo alas pra mesma corja que sempre esteve no poder.Essa turma se merece, e o Lula ainda acha que manda e desmanda. Bem vindo ao clube dos bacanas doutor Fernando Collor de Mello!

Basileu Pinheiro disse...

Pois é Sr. Fernando! Eu também, como o PT e muita gente de bem, gostaria de ver essa gente ( Sarney,Collor, FHC, Serra, PSDB,PMDB, DEM E OUTROS ppppp)BANIDAS do nosso querido Brasil! No entanto, quando os eleitores votaram no Lula para Presidente, nao imaginaram que para governar, o Presidente ( assim como Prefeitos e Governadores )precisava de apoio no Congresso Nacional! Aliás os donos da verdade "midiaticos" deveriam orientar os eleitores neste sentido. Tenho certeza que se o Lula (ou qualquer outro politico eleito) tivesse maioria dos Deputados e Senadores ( do PT e de partidos aliados)jamais se curvaria a loteamentos de cargos e outros acordos "espurios"! Se ele nao precisasse dos votos dessa gente, com certeza gorvernar seria muito mais barato para o contribuinte. Mas sabemos da verocidade de politicos como os do PMDB! Imagina se eles votariam algum projeto ainda que sabendo ser para o bem do pais, sem cobrar uma fatia carissima! O Lula não mudou de lado como voces dizem se achando donos da verdade. Só que ele é grande estrategista. O projeto de governo dele corroborado pelo PT está se revelando de forma acertada, inclusive reconhecido por jornais internacionais. Para que esse projeto continue é preciso vencer algumas barreiras, inclusive praticar a arte de engolir sapos. Só assim é possível tentar evitar que PSDB E DEM volte ao poder e com eles tudo que já vimos no passado: inflação com recessão, desemprego, dívida com FMI, milhões de pessoas voltando às classes E e D, privatizações, corrup ção, etc......

Miriam disse...

Fernando, acompanho os seus artigos no site Brasil Wiki, e hoje tomei a liberdade de comentar no seu blog. Gosto dos seus artigos, embora não concorde com muitas das suas opiniões a respeito do governo Lula. Para governar o Brasil o presidente, qualquer um, precisa de maioria no Congresso. Pois bem, Lula está fazendo o que é lógico e possível. Se ele alijasse o PMDB e outros partidos ditos de "direita", com quem ele governaria? Somente com o PT? Não daria certo , e o país seria ingovernável. Por isso ele faz essa aliança com o PMDB. Apesar das críticas que vem sofrendo, Lula vem realizando um ótimo governo. Principalmente para as camadas mais pobres da população, que sempre foram esquecidas.

Anônimo disse...

Baseado nos dois comentários acima, chegamos a conclusão de qye LULA é um SANTO!Pode fazer qualquer cagada, como se aliar ao PMDB, e sempre vai aparecer uns inocentes úteis para dizer que é para o bem do Brasil e do povo brasileiro!! HA HA

Basileu Pinheiro disse...

Pois é Sr. Anônimo! Pelo menos os que fizeram os 2 comentarios acima tiveram a coragem de mostrar a cara. Temos posição e coragem de apresentá-las. Voce é contra o Lula ( que pode não ser santo mesmo )mas nao tem coragem de mostrar a cara e dizer a quem defende. Acho que ninguém é santo. Nem o Lula, nem eu! Possivelmente voces que são oposição o seja. Mesmo nao sendo santo, o Lula tem avalição histórica da população, segundo a ultima pesquisa. Ou voce é muito inteligente ou a maioria da população é muito burra!Mas numa democracia não é para haver unimidade mesmo. Se houvesse não seria democracia. De qualquer forma mesmo o Lula e o PT não sendo santos prefiro ficar com a opinião da maioria.Essa gente defendida pelos "PUROS" ( diplomadados, bacharéis, doutorados, endeusados, finos, etc......), governou nosso pais por décadas! E vejam em que situação deixaram o Brasil! Mas isso, só 80% da população consegue enxergar. O resto só tem saudades do passado. Por que será?!!!!!!!!!!!!!!!!