sexta-feira, junho 13, 2008

MAIS UM ASSALTO

O governo tem excesso de arrecadação e recursos mais do que suficientes para promover uma melhoria substancial no quadro da saúde pública, tão deteriorado.O que falta, e nunca é demais insistir, é um planejamento racional que direcione os recursos para o setor sem a necessidade de tomar novos recursos da população. Na Câmara os protestos da oposição não foram suficientes para evitar a derrota.

MAIS UM ASSALTO

Para o governo Lula, as decisões independentes do Congresso Nacional não devem ser cumpridas. Ele, como qualquer governante com vocação autoritária, prefere conviver com um Congresso cordato e submisso, disposto tão somente a aprovar as decisões emanadas do Executivo. Não faz muito tempo, o Senado, numa rara demonstração de independência, rejeitou a prorrogação da CPMF. Mas o governo, após um primeiro momento em que parecia haver se conformado com a decisão, voltou ao tema, alegando falta de recursos para a Saúde. Na última quarta-feira, fazendo a vontade do Planalto e numa decisão apertada a Câmara dos Deputados ressuscitou o finado imposto, agora sob o nome de Contribuição Social para a Saúde (CSS).

Para tal, o governo colocou em ação a velha e eficiente máquina fisiológica de compra de parlamentares através da liberação de verbas orçamentárias e outros favores.A alegação é que sem os recursos advindos do novo imposto a gestão do Sistema Único de Saúde(SUS) se tornará inviável, o que sabemos não é verdade.O governo tem excesso de arrecadação e recursos mais do que suficientes para promover uma melhoria substancial no quadro da saúde pública, tão deteriorado.O que falta, e nunca é demais insistir, é um planejamento racional que direcione os recursos para o setor sem a necessidade de tomar novos recursos da população.

A carga tributária brasileira é indecente, mesmo sem os recursos da extinta CPMF. O que é urgente fazer, e o governo se nega a tal, é racionalizar a administração através de um radical corte de gastos, extinção de órgãos desnecessários, fim do desperdício e rigoroso combate à corrupção. Lula e sua turma, entretanto, preferem insistir no caminho mais fácil. Entre acabar com a gastança desenfreada -o que implicaria em dispensar "companheiros" que parasitam em centenas de órgãos públicos, punir os gastadores e os corruptos e fechar as torneiras do desperdício- e tomar mais recursos da sociedade já tão escorchada, eles preferem a segunda opção. Contam para isso com o silêncio da mesma sociedade, que, por comodismo- a classe média- ou por ignorância - a classe pobre -, permanece inerte diante de mais esse assalto.
130608

6 comentários:

Anônimo disse...

A CSS é mais um imposto para cobrir gastos já cobertos por outros impostos! O brasileiro infelizmetne não vê os impostos que paga, acha que é só IR uma vez por ano e IOF e aidan acha bonito pagar mais um imposto. Quem esta indignado com a CSS é quem lê noticias e sabe o quanto se paga de imposto nesse pais. Roupas, comida, gasollina... Em alguns paises (não só os EUA) os impostos são explícitos nos preços de todos os produtos e serviços... só assim esse povinho iria entender a gravidad ede aprovar mais um imposto. SE A CSS PASSAR A SAUDE PUBLICA VAI CONTINUAR PODRE, e ai?? onde vai estar a cara de quem defende esse absurdo!!

GILMAR disse...

Isso tem que acabar! Politico brasileiro acha que a soluçào para os problemas é criar imposto! A soluçào é administrar! Quem votar a favor desse imposto amaldiçoado tem que ser punido nas urnas! Vamos anotar os nomes e divulgar bastante para que nào passem mais 04 anos encostados nos nossos bolsos. É um legislativo comprável!!!!!!!

Helvecio disse...

Mais uma vez os parlamentares clientelistas do desgoverno do PT prestaram um deserviçoà nação, querendo recriar a famigerada CPMF agora CSS (CONTRA SEU SALÁRIO), continua sendo um GOVERNO DO BOLSO, PELO BOLSO e PARA O BOLSO.Como hoje me envergonho de ser brasileiro.........

rosena disse...

Fernando, É de rir que ainda existam pessoas que acreditam que o dinhero da CSS é para financiar a saúde...o que o governo quer é dinheiro para financiar os juros da dívida pública, que enriquecem os bancos...

Anônimo disse...

CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!! CHEGA DE IMPOSTOS, CHEGA DE MENTIRA, FORA PT!!!

Anônimo disse...

SÓ DÁ LADRÃO NO GOVERNO DO LULLA-LALAU-PTÓQUIO ALOPRADO!