sexta-feira, março 21, 2008

PROCURA-SE !



Procura-se a menina que se negou a cumprimentar o general Figueiredo.
A foto é emblemática e, como poucas, simboliza uma época. O ano é 1979. Quem governava o País era João Batista Figueiredo, o último dos cinco generais -presidentes que se sucederam no poder desde o golpe militar de 1964. O Brasil dava os primeiros passos no sentido da redemocratização. O gesto da menina sintetiza o estado de espírito de milhões de brasileiros na ocasião.Cinco anos depois da foto, com a eleição de Tancredo, o Brasil entraria numa nova fase da sua História.O autor da foto é Guinaldo Nicolaevsk, que trabalhava na sucursal mineira de "O Globo".Vinte e nove anos depois, uma campanha na internet procura identificar a menina da foto.
O autor conta como tudo ocorreu.
FIGUEIREDO, A MENINA E “O GLOBO”!!!
Lançamento do carro à álcool em Belo Horizonte. A imprensa mineira e a nacional estavam presentes e um grupo de crianças foi levado ao Palácio da Liberdade para cumprimentar o presidente Figueiredo. Deu zebra: a primeira da fila negou o aperto de mão ao Presidente da República, apesar dos pedidos dos fotógrafos. Percebi que não aconteceria o aperto e fotografei.
Corri para a redação para revelar e transmitir a foto para o Rio. Para minha surpresa eles não publicaram a foto! Desconfiaram! Queriam o “cumprimento”. Fui ameaçado de dispensa caso não entregasse o fotograma. Foi exigido que mandasse o filme sem cortá-lo no primeiro vôo para o Rio. O que foi feito. Não publicaram nada… resolvi por minha conta, mandar para outros veículos, que publicaram com destaque até no exterior.
Guinaldo Nicolaevsky

6 comentários:

Rosena disse...

Legal, Fernando. A foto é muito significativa. O genral deve ter ficado com cara de tacho.Me lembra aquela história do garoto que gritou "o rei esta nu"

MIlitarista disse...

O general Figueiredo tinha todos os defeitos, mas a época do regime militar coparada à tual era um paraíso.

MIlitarista disse...

O general Figueiredo tinha todos os defeitos, mas a época do regime militar coparada à tual era um paraíso.

Rebeca disse...

A foto é ótima mesmo Fernando.Com todo o significado de uma era, deveria ser uma foto também de nossa realidade, da nossa reação de indignação diante desse atual governo e dos "maravilhosooosss políticos".

Karlos disse...

A imprensa tucana que tanto malhou Lula nos ultimos anos está sem assunto. É inegável que Lula deu um salto de qualidade e o seu segundo mandato tem sido de realizações. A oposição carniceira não concorda porque sabe que em 2010 o PT permanece no governo. Gostaria que tivessemos uma imprensa menos parcial, mas todos sabemos os interesses que elas defendem

alderijo bonache disse...

Este retrato mostra algo repugnante, uma tremenda falta de EDUCAÇÃO, não importa se a criança tinha 5 anos, mas é algo que só serve a quem preconiza maus tratos com pessoas mais velhas! Detesto a TV GLOBO, mas acho que foram certos em não publicar tal ato sem nenhuma graça!