quarta-feira, setembro 26, 2007

VITÓRIA DE PIRRO



VITÓRIA DE PIRRO
A decisão das lideranças partidárias do Senado em estabelecer uma agenda de trabalhos que destranque a pauta e coloque um fim à obstrução estabelecida pela oposição foi feita à revelia de Renan Calheiros, e atende tanto aos interesses da oposição, que quer o fim das votações secretas, quanto do governo, que quer aprovar a prorrogação da CPMF

Paradoxalmente enfraquecido após sua vitória no julgamento secreto no plenário, Renan pode sentir nos dias seguintes que o resultado da votação- 40 votos pela absolvição, 35 contra ,e seis abstenções , havia se constituido de fato numa vitória de Pirro. A repercussão negativa do resultado do julgamento e o fato de Renan acumular mais três processos no Conselho de Ética minaram qualquer tentativa do senador de sair fortalecido e fazer o Senado retornar a sua rotina normal.

Ao contrário do que esperavam Renan e seus aliados,a crise no Senado adquiriu mais força. O PT ,o fiel da balança na permanência do senador,parece ter se arrependido. Cobra de Renan um suposto acordo em que a sua absolvição estaria condicionada a um afastamento do cargo enquanto fossem votadas no Senado as matérias de interesse do governo. Se realmente aconteceu este acordo, Renan espertamente não o cumpriu, porque pode ser tudo, menos bobo. Conseguiu o que queria e, agora ,se julgou no direito de exercer plenamente as atribuições do seu cargo.

A oposição, derrotada,partiu para o contra ataque e iniciou um processo de obstrução enquanto não fosse atendida a sua pauta de exigências na qual constavam o fim das sessões secretas para a cassação de mandatos,, o fim do voto secreto nas votações, e a obrigatoriedade de afastamento de indiciados por quebra de decoro que ocupem cargos na mesa diretora ou exerçaM presidênciaS de comissões técnicas. Neste ponto os interesses do governo e os da oposição se confluíram e deram como resultado o acordo para que o Senado volte a funcionar nesta quarta feira.

Ao insistir em se manter no cargo, Renan bate de frente tanto com os interesses do governo quanto com os da oposição e fica cada vez mais isolado, pavimentando o caminho para o seu afastamento definitivo.
260907

5 comentários:

LINO disse...

Será que acabaram as fichas de Renan?

Difícil de acreditar.
Se isso aconteceu, acho que fica comprovada a responsabilidade de todos os senadores em deixar Renan ficar tão pUderoso...
Renan teria se aproveitado enquanto o Senado ia deixando "fugir as tartarugas" e foi tomando conta...
SERÁ????
Se foi assim, que poder tem de verdadeo PT como governo?

rosena disse...

Fernando, parece que o Romero juca combinou tudinho com Renan. Se a oposição der bobeira vai acointecer que a qyadrilha do governo votar tudo o que o governo quer e depois fuja do pelanário e não vote o que a opoisção quer. É aguardar pra ver...

Sergio disse...

Acho que agora o homem foi longe demais. Traiu até o Sarney. Está isolado, não presta mais para nada para o governo.
O tiro saiu pela culatra. Quis ser tão poderoso, que foi isolado.
O governo está fazendo tanta força pela CPMF, que já percebeu que precisa afastar Renan.
Não sei que outras cartas ele tem na manga, mas mesmo as chantagens já não fazem mais efeito.
E ainda por cima vai perder o apoio do sen. Almeida Lima, porque não conseguiu entregar o diretório de Sergipe para ele. Mais uma mercadoria que Renan prometeu e não entregou. Acho que o caso dele está mais grave hoje do que antes da primeira absolvição.

Anônimo disse...

Amigos
O Renan ñ durará muito tempo na presidência. Ninguém gosta de ser chantageado, nem mesmo quem é bandido. O ódio por ele, no próprio Congresso, crescerá à cada dia e ele tombará. É só uma questão de tempo. Só lamento que tenhamos que passar por isso, que o país fique dando passos para trás por conta de um senhor canalha, ou melhor, por conta de uns senhores canalhas que não deveriam estar onde estão. Só nos resta aguardar o tombo e que a Justica faca a sua parte.

Rebeca disse...

Olá Fernando e pessoal,
Só acredito que Renan saia da presidência do senado se a sociedade reagir com mais intensidade contra a corrupção no governo Lula e saber que o Brasil se enquadra no perfil corrupção máxima sem punição, após a divulgação da lista dos países mais corruptos.
Isto é vergonhoso para o país, para nós. E atualmente, Renan é a imagem destes casos.
E com o absurdo da votação secreta, o senado, mostrou para a sociedade o quanto são hipócritas, estão dos dois lados e se posicionam naquele lado que melhor lhe vantagens. Todos os políticos e partidos saíram respingados, enfraquecidos desta situação, inclusive Lula e seu governo. E talvez, se houvesse maior pressão para se ter um congresso mais transparente, mais honesto, mais eficiente com o trato público, realmente, Renan poderia sair da presidência, ser condenado....... Se isso acontecer, nós sociedade, agradecemos.
Mesmo enfraquecido Renan têm muitas cartas na manga, está apenas preparando o momento certo para atacar......e vai sobrar para todo mundo. E justiça???Qual justiça condena um político??? Vamos aguardar os próximos capítulos do novelão e ver os acontecimentos rsrs.