segunda-feira, setembro 24, 2007

OPOSIÇÃO SEM RUMO E SEM BANDEIRA

Se Lula pode comemorar quatro anos e nove meses de poder, à frente de um governo medíocre, ele deve uma boa parte disso à oposição. Fragmentada, desarticulada e sem bandeira política, a oposição, representada principalmente pelo PSDB e pelo DEM ( ex-PFL), perdeu e continua perdendo todas as batalhas importantes no Congresso para o PT e seus aliados. Se a oposição continuar inerte e adormecida,completamente a reboque da agenda do governo petista, ao despertar, talvez já terá sido muito tarde. Lula poderá ter pavimentado, com o apoio de um Congresso submisso e desmoralizado, o caminho para um terceiro e consecutivo mandato.


Foto: Uma oposição enfraquecida e um Congresso desmoralizado pode ser bom para Lula e o PT, mas é ruim para a democracia.

OPOSIÇÃO SEM RUMO E SEM BANDEIRA
Se Lula da Silva pode comemorar quatro anos e nove meses de poder, à frente de um governo medíocre - mas que, paradoxalmente, lhe confere um elevado índice de popularidade - ele deve uma boa parte disso à oposição. Fragmentada, desarticulada e sem bandeira política, a oposição, representada principalmente pelo PSDB e pelo DEM ( ex-PFL), perdeu e continua perdendo todas as batalhas importantes no Congresso para o PT e seus aliados. A oposição não conseguiu, por exemplo, emplacar uma ação de impeachment contra Lula no auge do mensalão, por ocasião do depoimento de Duda Mendonça na CPI dos Correios; sofreu uma derrota contundente na eleição presidencial de 2006; não conseguiu cassar Renan Calheiros, um dos braços de sustentação de Lula no Congresso; e , agora, tudo indica que perderá a batalha da renovação da CPMF.

O que acontece com a oposição que não consegue se impor, de maneira crível e confiável, aos olhos dos críticos e do eleitorado brasileiro? Entre as explicações, três, pelo menos, respondem em parte esta questão: o fato de até recentemente ter estado no poder; a falta de uma bandeira que a diferencie do PT; e a falta de identificação com a grande parte da sociedade que se opõe ao lulo-petismo.Explico.

Em primeiro lugar, a oposição não consegue se livrar da pecha, ardilosamente propagada pelo PT, de que esteve no poder durante oito anos e nada fez pelo povo e pelo Brasil.Os tucanos e pefelistas – e isto ficou claro na última campanha presidencial – jamais conseguiram fazer a defesa do seu governo e expor as suas virtudes.E elas foram muito maiores do que as do atual governo: a estabilidade econômica, as privatizações, a reforma da previdência, a lei de responsabilidade fiscal e, até mesmo, a bolsa escola- desvirtuada pelo governo petista e transformada num gigantesco programa assistencialista.Tais realizações demonstram que o governo anterior pelo menos possuía um projeto, do qual seus partidários, agora do outro lado do balcão, não souberam fazer a defesa. Com isso, deixaram o caminho livre para que a propaganda petista insistisse em se referir ao governo de Fernando Henrique como o pior dentre os piores.

Em segundo lugar, em que pese a aparente disputa sangrenta entre tucanos e petistas, existem muito mais semelhanças do que diferenças entre eles.Desde que o PT “desistiu”de fazer do socialismo a sua bandeira política e assumiu a bandeira da social democracia, ficou difícil saber que idéias e que projetos contrapõem os dois partidos. O fato de o PT no governo ter dado continuidade à política de estabilidade econômica,com a manutenção do superávit fiscal e das taxas elevadas de juros, acentuou a impressão de que se tratam de partidos “irmãos”.Se a semelhança entre os dois se limitasse a aspectos positivos da ação política, tudo bem. O problema é que a recente comprovação de que o PSDB, em 1998, praticou, de maneira embrionária, o mesmo esquema de corrupção que o PT viria a praticar , de maneira amplificada, alguns anos depois, os tornaram muito semelhantes também nos malfeitos.Tudo isto talvez explique todo este comportamento dúbio, canhestro e cúmplice do PSDB em relação ao governo Lula.

Em terceiro lugar, falta à oposição partidária a identificação ideológica com a grande parcela da sociedade que se opõe ao governo Lula. Esta parcela é composta principalmente pela classe média e por uma parte das camadas populares.Ela não aceita o intervencionismo estatal , a carga tributária pesada, os juros elevados, a corrupção impune e o assistencialismo com propósito eleitoreiro.Este segmento social deseja menos regulamentação, menos impostos, mais liberdade econômica e políticas sociais efetivas no campo da educação, saúde e segurança. Nem o DEM, que em alguns momentos parece se contrapor ao petismo com maior veemência, muito menos o PSDB têm sido capazes de assumirem estas bandeiras.Se por um lado, Lula e o PT , sob a égide do populismo, já cooptaram a multidão mais pobre da sociedade e, através do mensalão do Bolsa Família, faz dela a garantia de sua permanência no poder, por outro lado tucanos e democratas permanecem dissociados daqueles que repudiam o governo Lula. Se a oposição continuar inerte e adormecida,completamente a reboque da agenda do governo petista, ao despertar, talvez já terá sido muito tarde. Lula poderá ter pavimentado, com o apoio de um Congresso submisso e desmoralizado, o caminho para um terceiro e consecutivo mandato.
240907

7 comentários:

Anônimo disse...

QUALQUER CRÍTICA A OPOSIÇÃO PODE SER CONFUNDIDA COM APOIO AO PETISMO. SEI QUE ESTE NÃO É O SEU CASO. A OPOSIÇÃO AINDA NÃO GANHOU A CONFIANÇA DO POVO POR UMA RAZÃO MUITO SIMPLES:NINGUÉM ACREDITA NEESSE PESSOAL QUE JÁ ESTIVERAM NO PODER E PRATICARAM TODA SORTE DE SAFADEZA E MALANDRAGEM QUE O PT PRATICA AGORA. O POVO NÃO TEM MAIS EM QUEM ACREDITAR, ESTA É A VERDADE.

Germano disse...

Oposião? Que oposição?O PT é um partido de safados e ladrões do dinheiro público. Mas os tucanso e o PFL tem moral? O que fizeram antes foi diferente do que o PT faz? São todos farinha do mesmo saco. O Brasil é que se f com este nível de políticos que temos.

Mendes disse...

A pergunta que não quer calar e que não sou só eu a fazer: Por que a mídia de uma forma geral (excetuando-se aquela considerada de esquerda e a favor do Presidente Lula) não se refere NUNCA! ao Valerioduto do Azeredo e do Aécio como Valerioduto do PSDB?
SE ele era do PT por que agora ele é só de Minas? Tudo bem que foi uma campanha regional, mas foi para beneficiar as candidaturas de personagens do PSDB e ponto final!!! O que há por trás desta cortina de fumaça que faz com que a mídia parcial tenta colocar o PSDB e o ex presidente FHC em um redoma de vidro? O povo está acordando .

rosena disse...

Concordo com o Mendesque o valerioduto de minas tem que ser investigado. Somente assim o PSDb vai ter moral para criticar o PT. Esconder debaixo do tapete a sua sujeira para criticar a dos outros não fi=unciona.

Rebeca disse...

Não existe oposição atualmente, infelizmente para nós. Ter uma oposição forte, atuante é importante para o contraponto do governo e suas ações refletem na sociedade.
O pessoal do PSDB, DEM..... são engomadinhos demais para fazer uma oposição ferrenha, forte. Discutem demais, falam demais e ação que é boa........ nada. São teóricos apenas. Já tiveram ótimas oportunidades para tirar/atrapalhar o governo Lula e não quiseram.
Fico a imaginar como teria sido a oposição do Pt, caso o governo fosse do PSDB ou DEM ou...... com tantos escândalos e casos de corrpuções. A lista de casos ultrapassa a casa dos 200. O governo mais corrupto da nossa história. Situações sérias demais que vivenciamos e vimos, porém, tudo acabou em pizza indigesta.
No governo de FHC e em outros, por muito menos, o PT agitou bastante. Vocês se lembram??? Não podemos negar: PT só serve como partido de oposição.
E que o nível de políticos é um dos piores, isto também é.São nojentos com o trato público e com suas atitudes. Ninguém tem moral de nada.Como são todos igauis, tem rabos presos entre si, nós, sociedade que paga as altas taxas tributárias sofremos, e sofre mais ainda, os mais necessitados.

Anônimo disse...

Enquanto a 'oposição' for aquele grupo imundo, covarde e inútil que estamos acostumados, Lulla e Renan continuarão ganhando todas.

Luis Hipolito disse...

Tudo bem Fernando? Parabéns pela lucidez do seu artigo. Publiquei um link para esta matéria em meu blog. Um abraço!