sexta-feira, agosto 31, 2007

O CAOS NO SENADO

O que até algumas semanas atrás parecia impossível – a absolvição de Renan – hoje parece ser perfeitamente factível. Caso aconteça, terá sido ( mais um ) duro golpe na democracia sob os auspícios do governo Lula. Somente uma forte reação popular poderá impedir que mais este atentado aconteça. Mas quem e quantos estão suficiente informados e dispostos a manifestar de forma contundente e coletiva a sua revolta?



O CAOS NO SENADO

Definitivamente o Senado Federal está a um passo do caos total. E o responsável é ninguém menos do que aquele que constitucionalmente deveria ser o maior responsável pela manutenção da dignidade, da ética e do espírito público da Casa, ou seja o seu próprio presidente.Desde que foi revelado que Renan Calheiros tinha relações promíscuas com uma empreiteira, de onde saiam os recursos responsáveis pela manutenção de sua ex-amante, o Senado nunca mais foi o mesmo.Na tentativa de se defender, o senador alagoano enveredou numa teia de provas inconsistentes, documentos fictícios e negócios mal explicados que, ao invés de livra-lo da primeira acusação, trouxeram a lume uma série de outros malfeitos praticados por ele. Com isto, mergulhou o Senado num lamaçal imundo e fétido, do qual a saída parece cada vez mais difícil. A honra e a dignidade da instituição parecem definitivamente comprometidas, e a paciência do cidadão contribuinte parece definitivamente esgotada.

Vivêssemos nós a maturidade da prática da democracia, tal como acontece em alguns países menos atrasados, e o senador já teria sido obrigado, legal ou moralmente, a se afastar da presidência para se defender sem o uso dos instrumentos de pressão que o seu cargo possibilita.Renan fez justamente o contrário. Adepto do jogo sujo e desleal, se aferrou à cadeira presidencial, e dela passou a manipular todo o processo contra ele movido no Conselho de Ética.Que formas de pressão ele exerceu, e que tipo de armas usou contra grande parte dos senadores e funcionários , provavelmente algum dia saberemos na sua inteireza. Mas pelo que já foi mostrado, todas as formas de manipulação, coação e chantagem estão sendo exercidas,mostrando o real caráter de Renan e de grande parte dos seus - ouso dizer- comparsas.

A última sessão do Conselho de Ética, convocada para apreciar os relatórios , se transformou num show de desfaçatez,grosseria, deboche , cinismo,e completa falta de ética e de decoro parlamentar, protagonizado pelos aliados do réu, mas coadjuvado com aplicação por muitos senadores da oposição.Tudo transmitido ao vivo para uma platéia estupefata, que, ainda, paga caro o salário destes atores de quinta categoria. .O objetivo evidente do circo armado no Conselho de Ética era o de evitar a todo custo a votação aberta, e procrastinar ao máximo a decisão final. Capitaneados pelo histriônico senador Almeida Lima,e com a tolerância cúmplice do presidente do Conselho, Leomar Quintanilha ,os aliados de Renan conseguiram o que queriam: adiar mais uma vez a decisão final.

O que Renan quer é ganhar tempo, pois julga que o tempo corre a seu favor.Conta com o apoio de Lula.Apesar de parecer, como é do seu feitio, distante da confusão, o presidente quer que Renan permaneça no comando do Senado. Para isto trabalha para que o PT e partidos aliados livrem Renan da forca.Tanto porque teme que não consiga um substituto fiel no Senado, como também pelo temor de que a cadeira caia nas mãos de um oposicionista.

A estratégia dos governistas, portanto, é desqualificar as denúncias contra Renan, sob o argumento de que se trata de uma tentativa de golpe contra o presidente do Congresso, numa extensão da guerra travada entre a oposição e o governo Lula. Reconhecem, entretanto, que no Conselho de Ética, onde prevaleceu o voto aberto, a batalha está perdida. Mas sabem que no plenário, onde regimentalmente o voto é secreto, a absolvição do senador estará garantida, desde que novas e graves denúncias contra o senador não venham a lume e comprometam de vez a estratégia dos governistas.

Portanto, o que até algumas semanas atrás parecia impossível – a absolvição de Renan – hoje parece ser perfeitamente factível. Caso aconteça, terá sido ( mais um ) duro golpe na democracia sob os auspícios do governo Lula. Somente uma forte reação popular poderá impedir que mais este atentado aconteça. Mas quem e quantos estão suficiente informados e dispostos a manifestar de forma contundente e coletiva a sua revolta ?
310807

11 comentários:

REINALDO disse...

Fernando O comprtamento dos "senhores" senadores é a manifestação mais cristalina do MEDO VENCENDO A ESPERANÇA. O que se pode esperar dessa gentalha inescrupulosa. Em Brasília, cada qual defende o seu igual, não há ratoeira suficiente. Se o povo grita: pega ladrão! Ninguém arreda pé, nem fica corado de vergonha, Senado é lugar onde as regras não têm exceção. Lá furta-se à vontade, furta-se, até, a honra nacional, e o que é pior, sem a grandeza do perigo.

mais uma cpi disse...

Um senador chamar o outro de boneca não é quebra de decoro? E dizendo que ele é vendido sem expor os fatos não seria peculato? E se unindo a mais três para continuar ofendendo o outro não seria formação de bando ou quadrilha? Eu sugiro a criação da CPI DA BONECA para apurar os fatos.

CPI NELLES disse...

"Desde que foi revelado que Renan Calheiros tinha relações promíscuas com uma empreiteira, de onde saiam os recursos responsáveis pela manutenção de sua ex-amante, o Senado nunca mais foi o mesmo."
PERGUNTO; O SENADO ERA ALGO QUE PRESTASSE, ANTES?

Anônimo disse...

*LULLALAU-PTOQUIO E SEUS PTRALHAS ASSASSINOS.

*Apenas uma reflexão. Minha contribuição um pouco intelectualizada, com humildade.

Levaram o governo ao submundo de nossa civilização,
Flexível honestidade intelectual, moral, comportamental.
Mesquinhez e trapaças ocultas sob forma de valores elevados.
Contestadores de nossas convicções mais firmes.
Desestimudores de nossas mais sublimes esperanças.
Vivem a copiar nossos infratores mais nefastos.

Eles querem enraizar em nossas vidas a necessidade do cidadão não ter liberdade.
Impostores e mistificadores analfa-intelectual.
Querem acabar com nossos mais acalentados artigos de fé.
Querem manipular: o destino da cultura e o futuro da história no Brasil, sempre com obsessiva deturpação.
Querem subverter todos os sinais vitais de nossa civilização ocidental: científicos, éticos, religiosos e políticos.

São contra a moralidade e a política moderna.
Tem atitudes vulgarizadas, contrária aos antigos valores da moral, ética e religião.
Sem critividade, estão favelizando o campo e as cidades, numa conjunção subterrânea que conduz ao amesquinhamento das condições nas quais se desenvolve a vida.
Essa tralha de gente incompetente, de falsa ideologia, de lixo intelectual trará uma conseqüência funesta para a sociedade no Brasil.
Manipulam as diferenças, e querem nos submeter à padronização de valores que, sob o pretexto de universalidade, encobre, de fato, a imposição totalitária de interesses particulares com duvidoso embasamento intelectual, sendo, eles também, opositores da liberdade.
Assim, querem a transformação de pessoas em peças anônimas da engrenagem de seus interesses e a manipulação de corações e mentes pelo seu partido e submetidos aos seus comparsas.
Forjam conceitos e figuras de linguagem e de pensamento para criar estratégias de dominação.
Eles pregam a submissão a sua vontade de poder.
Querem e pregam a morte de Deus.

Ateístas radicais.
Estão a estabelecer padrão para nossa essência e definir as nossas metas para nosso destino.
Eles não estão preparados para assumir nenhum partido no país.

Suas próprias convicções são os mais sinistros labirintos da alma humana moderna.
Suas demoníacas convicções trazem problemas cruciais e perplexidades ao povo.
Dessas suas posições, postados entre o mal e o início da existência da alfabetização do homem, esboça-se um quadro negro em direção a um destino que ainda não se pode discernir.

A despeito da visão sombria que eles trazem ao futuro do Brasil, temos que o povo, em sua parcela não dominada, há de ter novas esperanças. Haveremos de reagir em razão dos bons valores, das instituições e de novas metas para a aventura humana na história deste país.
Ainda entoaremos cânticos de alegria. Não nos deixarmos nos submeter a Lullalau e seus PTralhas assassinos e a tudo que elles representam, essas são algumas das razões pelas quais devemos enfrentar. E devemos enfrentar: a escuridão, a sombra que quer esconder a luz, a agonia e a gravidade dos dias atuais. Quando passar, veremos que foram apenas perspectivas fossilizadas.

JANUACELES disse...

O NOSSO DEPRIMENTE SENADO É EXATAMENTE O ESPELHO DO POVO BRASILEIRO :POUCOS SÃO OS HONESTOS , TRABALHADORES E CUMPRIDORES DE SUAS OBRIGAÇÕES. OUTROS SÃO SIMPLESMENTE OMISSOS A TUDO , FICANDO SEMPRE DE BEM COM A OPINÃO PÚBLICA NÃO SE ENVOLVENDO COM NADA NEM INDO A TRIBUNA , A GRANDE MAIORIA DE NOSSOS SENADORE SÃO OS APROVEITADORES , VENDIDOS QUE RECEBEM FAVORES, TAIS COMO O BOLSA CORRUPÇÃO OU OS MOVIMENTOS SOCIAIS COMO OS SEM ESCRUPÚLOS OU OS SEM ÉTICA , OS SEM MORAL NA VERDADE OS SEM VERGONHA. ESTA SEMANA FOI UM ESPETÁCULO DIGNO DO TEATRO DO ABSURDO COM OS PERSONAGENS MAIS DEPRIMENTES QUE JÁ PUDE VER ,NÃO EXISTE MAIS NEM ESPERANÇA . TIVE A CERTEZA QUE VIVEMOS O INÍCO DO FIM .

Anônimo disse...

LULLALAU e seus PTralhas CorruPTos, InePTos e IncomPTentes, mas mesmo assim, diante da passividade do povo e da falta de oposição dos homens de bem, estão querendo implantar o TOTALITARISMO NAZI-FASCISTA-STALINISTA-CHAVISTA-CUBANA. É longo, mas uma visão com conteúdo histórico. O Congresso Nacional é a entidade brasileira responsável por exercer o Poder Legislativo na esfera federal. Como um dos Poderes do Estado, compete a ele exercer duas atividades típicas, legislar e fiscalizar os demais poderes, e duas atividades atípicas, administrar e julgar. O Congresso Nacional é bicameral, sendo composto por duas casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Isso ocorre em razão da forma de estado adotada pelo país: o federalismo. Assim, o Senado Federal representa os Estados-membros, e os seus integrantes são eleitos pelo sistema majoritário. A Câmara dos Deputados representa o povo, sendo os seus membros eleitos pelo sistema proporcional. O Congresso Nacional é presidido pelo Presidente do Senado Federal, já que o Presidente da Câmara é o terceiro na sucessão presidencial. O Senado Federal é a câmara alta do Congresso Nacional do Brasil. Foi criado junto com a primeira constituição do Império, outorgada em 1824. O Senado brasileiro foi inspirado na Câmara dos Lordes da Grã-Bretanha, mas com a república foi adotado um modelo semelhante ao do senado dos Estados Unidos. Atualmente o Senado Federal possui 81 senadores, eleitos para mandatos de oito anos, sendo que são renovados em uma eleição um terço e na eleição subsequente dois terços das cadeiras. Atualmente as eleições para senador são feitas junto com as eleições para presidente da república, governador de estado, deputados federal e estadual, dois anos após as eleições municipais. Todas as 27 unidades da Federação (26 estados e o Distrito Federal) possuem a mesma representatividade, com três senadores cada. BERZOINI ? atual presidente do PT, é aquele que quando Ministro do Lullalau, ao contrário de Cristo (fez o milagre de andar o paralítico), quis que os maiores de 90 anos fossem até as Agências da Previdência andando para se cadastrarem (quase matou muito dessas pessoas) ? AGORA PROPÕE ACABAR COM O SENADO (entrevista do dia 30/08/2007). TRATA-SE DE UMA PROPOSTA NAZI-FASCISTA-STALINISTA-CHAVISTA-CUBANA. Ou seja, acabar com a representação da federação, para depois implantar o totalitarismo. Pois o Senado é quem julga o IMPEDIMENTO (impeachment) do Presidente e lá esta o obstáculo ao PT chegar ao poder total, já que sua forca e parcial e pequena no conjunto das instituições. Impeachment é a locução inglesa que denomina a interrupção do mandato político daquele que praticar crime de responsabilidade, com o conseqüente julgamento por órgão constitucionalmente investido para tanto. Prefira-se a expressão vernaculizada impedimento. No Direito Público brasileiro trata-se, em via de regra, de um procedimento de natureza criminal que visa a apurar prática de delito pelo Presidente da República, que ficará suspenso de suas funções (CF, Art. 86, § 1º). Não havendo no regime presidencialista responsabilidade política do Presidente da República, apurar-se-á tão-somente a sua responsabilidade criminal (CF, arts. 52, I, 85 e 86). A CF versa o impedimento do Presidente nos arts. 79, caput, e 80. Como se observa no Art. 79 há duas situações: impedimento e vacância do cargo: o impedimento é sempre temporário, mas a vacância implica sucessão no cargo, de modo que, nesta, o Presidente é definitivamente afastado. CF: arts. 85 e 86; L-1.079, de 10.4.1950 (define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento). Estado policial -> Chama-se de Estado Policial ao tipo de organização estatal baseado fortemente no controle da população (e, principalmente, de opositores e dissidentes) por meio de uma das formas de policiamento: polícia política, das Forças armadas, de guardas civis, policias nacionais ou federais e outros órgãos de patrulhamento e repressão política. O Estado Policial é um dos aspectos do totalitarismo e de sua ideologia, embora não exclusivamente. Totalitarismo -> Totalitarismo é um regime político baseado na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade ("Estado Total", "Estado Máximo"). Pode ser resultado da incorporação do Estado por um Partido (único e centralizador) ou da extensão natural das instituições estatais pelo Partido que esta no puder. Geralmente, é um fenomeno que resulta de extremismos ideológicos e uma paralela desintegração da sociedade civil organizada. Exemplo de totalitarismo: Nazismo, Stalinismo, Castrismo, Chavismo, (LULISMO A CAMINHO) ... O totalitarismo é um regime inserido na 'sociedade de massas', não existindo enquanto tal antes do século XX. São paradigmas na história os regimes totalitários de Adolf Hitler e Josef Stalin, respectivamente na Alemanha e na União Soviética. O Totalitarismo foi objecto de sátira na obra de George Orwell. Sob o título de totalitarismos, as diferenças ideológicas entre regimes como o nacional-socialista de Adolf Hitler e o fascista de Benito Mussolini, o comunista de Josef Stalin e o de Mao Tse-tung, ficam enevoadas. As semelhanças entre os regimes de Stalin ou Mao com os de Hitler ou Mussolini limitam-se aos métodos. Por outro lado, as semelhanças que estes extremos reúnem entre si são justamente os aspectos definidores do regime totalitário. Para determinados críticos, a aspiração destes regimes é de um domínio absoluto daqueles sob seu julgo, e, nas suas últimas conseqüências, ao domínio universal, sem a restrição imposta pela noção de Estado-nação (embora nem a União Soviética stalinista nem a Alemanha Nazista, os dois principais exemplos de totalitarismo na história, tenham declarado este propósito). A máquina governamental, na visão de alguns autores, aparece como mero instrumento para fins desse domínio total e universal aspirados por movimentos totalitários. Para alguns, a operosidade dos seus regimes frente a suas populações parecem convergir no que diz respeito aos métodos e táticas empregados na própria manutenção, apesar das "confissões" do aparelho governamental de Mao sobre as contradições não antagônicas entre o estado e o povo chinês. Sem apelar para discursos ideológicos, todos esses regimes visavam a eliminação daqueles elementos que consideravam contrários a seus objetivos, sejam eles comunistas ou ultra-direitistas, estejam eles fora do poder ou junto ao poder. Gestapo = Gestapo é a sigla em alemão de Geheime Staatspolizei, significando « polícia secreta do Estado ». Época nazista -> A Gestapo era a garantia do completo domínio da população pelo Partido nazista. Ela foi a polícia política da Alemanha nazi; criada em 26 de abril de 1933 por Hermann Göring e reorganizada em 1936 por Reinhard Heydrich, passou sob o controle de Heinrich Himmler em 1934./// Esta polícia funcionava sem tribunal, decidindo ela mesma as sanções que deviam ser aplicadas. Tornou-se célebre primeiramente na Alemanha, e depois em toda a Europa ocupada, pelo terror implacável de seus métodos. A Gestapo representou o arbítrio e o horror das forças nazistas. Sua sede ficava na rua Prinz-Albrechtstrasse, em Berlim - onde há um museu sobre a sua infame história. //// Um dos métodos de atuação de seus membros era disfarçando-se de operários e indo "trabalhar" nas fábricas; lá, eles aguçavam os outros operários para uma revolta contra o governo, a polícia secreta passava uma lista onde os operários que estavam a favor assinavam seus nomes. Durante a noite os operários que assinavam a lista recebiam uma visita de alguns policiais fardados e com um botton de um crânio e uma águia de ferro no quepe. No dia seguinte o operário era substituído por outro, pois ninguém mais o via. O bótom em forma de crânio é a caveira símbolo das SS, ou "totenkopf", em alemão. Foi inspirada no emblema de guardas prussianos do século XVIII.///// A Gestapo também era famosa pelo jogo de "gato e rato" que fazia com todos aqueles que julgava suspeitos. Em outras palavras, jamais prendia alguém imediatamente; mas estimulava suas supostas atitudes subversivas, para pegar não somente um suspeito mas, se possível, todos aqueles que com ele tivessem ligação.////// Um capítulo à parte deve ser reservado aos métodos de prisão, interrogatório e tortura da Gestapo. Todo preso pela polícia secreta nazista podia esperar as formas mais selvagens de suplícios, com tal de arrancar-lhe qualquer informação ou delação que viesse a ser útil. Choques elétricos, espancamentos, queimaduras, torções, estupros - tudo isso aplicado por profissionais treinados./////// ASSIM, FEITO TAIS ESCLARECIMENTO, ELES FALAM POR SI SO SOBRE A REALIDADE ATUAL. Por outro lado TEMOS NA PRATICA UMA POLICIA DO GOVERNO A CAMINHO DO ESTADO POLICIAL. O SR. PAULO LACERDA (sem deixar de reconhecer seus meritos) CHEFE DA PF AGORA VAI para ABIN ? POLICIA SECRETA?????

Anônimo disse...

O CAOS NO DESGOVERNO E O SAC pra ONG`s.
1. SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO!
Dinheiro pelo ralo -
Auditorias do Ministério da Educação e Cultura e do TCU comprovam desvio de dinheiro público destinado a ONGs -

ISTOÉ-05set2007- RUDOLFO LAGO -
Em Guaianases, zona leste de São Paulo, seis mil adultos analfabetos deveriam estar agora aprendendo a ler e escrever, em cursos ministrados por 165 professores da ONG Centro de Educação, Cultura e Integração de São Paulo. Para tanto, o Ministério da Educação (MEC) lhe repassaria R$ 632,9 mil. De tudo o que foi escrito acima, apenas o dinheiro do MEC é verdadeiro: do total reservado para a ONG, R$ 222,7 mil chegaram a ser liberados. Quanto aos analfabetos, a depender da ONG, continuam iletrados. Por quê? Simples. No endereço da entidade não há salas de aulas e muito menos professores. Na verdade, a ONG nem sequer existe. Outro descalabro com o dinheiro público pode ser aferido, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), na Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca). Ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, a entidade recebeu, em 2003, R$ 554,4 mil para comprar material escolar que deveria distribuir gratuitamente, mas usou parte do dinheiro para imprimir 20 mil exemplares do livro A história da luta pela terra, que vendeu na loja e no site do MST por R$ 20 o exemplar.
O governo repassou a elas nesse período R$ 14 bilhões.
“O Estado não dispõe de instrumentos de fiscalização eficientes para verificar se esses recursos que estão sendo repassados realmente são utilizados”, afirma o ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar. A constatação de que o modelo faliu já começa a ser feita pelo próprio governo federal. “Nós hoje temos mais convênios com ONGs que com Estados e municípios; nós vamos reverter essa situação”, anuncia o ministro dos Esportes, Orlando Silva. “Não dá para terceirizar o serviço público”, avalia ele. No MEC, no ano passado, 80% das verbas do Brasil Alfabetizado iam para o terceiro setor e 20% para os Estados e municípios. E que constatou o tamanho do ralo por onde poderiam ter escoado boa parte dos R$ 51 milhões repassados para ONGs no ano passado.
De um total de 47 convênios firmados em 2006, a auditoria constatou que apenas 13 funcionam de fato. Nove ONGs, que chegaram a receber R$ 2,1 milhões, eram fantasmas, simplesmente não existiam. Sete delas são da Bahia e duas de São Paulo, o Ciesp e o Núcleo Cultural Direito ao Saber. Há outros 25 convênios que continuam com os recursos bloqueados para uma nova auditoria mais aprofundada. Para eles, estão reservados mais R$ 19 milhões. A expectativa do MEC é que em pelo menos metade dos novos casos problemas graves serão detectados. Mas há confusões provocadas pelo próprio MEC. A Associação Comunitária de Saúde, da cidade-satélite de Sobradinho, no DF, constava da estatística do Ministério como responsável pela alfabetização de mil alunos. Por exigências de documentação do próprio MEC, desde o ano passado, ela já não recebia dinheiro e, portanto, não ministrava cursos.
A situação verificada agora pelo MEC não é muito diferente da que o TCU já constatara em 2005 ao auditar convênios de vários ministérios com ONGs ligadas aos trabalhadores semterra. A auditoria encontrou problemas em todos os 109 convênios que analisou. “A rigor, a execução dos convênios não é fiscalizada”, resumiu o ministro Guilherme Palmeira, do TCU.
2. SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO!
LULLALAU e PTralhas são NEO-NAZI-FACISTA-STALINISTA:
"Escuta clandestina é crime", diz ministro-chefe do GSI - Folha Online, em Brasília –
O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Jorge Félix, condenou nesta segunda-feira a possibilidade de os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) terem sido grampeados de forma ilegal. "Escuta clandestina é crime e tem de ser tratada como atividade criminosa", afirmou o general antes de solenidade no Palácio do Planalto.
"Escuta ilegal é crime. Tem de coibir o crime, investigar e levar [os denunciados] à Justiça", afirmou o ministro, sem entrar em detalhes, informando apenas que foi informado sobre as acusações pela imprensa.
3. SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO!
Kokay não explica movimentação bancária, mas alega inocência - Leandro Galvão - Do CorreioWeb - Atualizada às 20h10 de 31.08.2007 -
A deputada distrital Érika kokay (PT) esteve no fim da tarde desta sexta-feira, na Corregedoria da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A petista é acusada por Geraldo Batista Júnior, ex-funcionário de seu gabinete, de ter aberto em nome dele uma conta-laranja para movimentar um suposto caixa dois de campanha.

4. SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO!
Nove ONGs desviaram R$ 2,2 mi do governo –
Auditoria detectou fraudes no MEC; 6 organizações nem sequer existem:
Nove organizações não-governamentais (ONGs), que deveriam alfabetizar mais de 50 mil jovens e adultos, desviaram R$ 2,2 milhões do Ministério da Educação sem ensinar ninguém. Dessas nove, seis - quatro na Bahia e duas em São Paulo - simplesmente não existem. Foram criadas apenas para assaltar os cofres públicos.
No início de julho, uma série de reportagens do Jornal da Tarde e do Estado revelou várias irregularidades no programa Brasil Alfabetizado - como turmas fantasmas, professores sem receber, classes em presídios desativados e alfabetizadores cadastrados à revelia - e nenhum controle da aplicação dos recursos. Após a publicação, o ministério decidiu suspender os repasses de recursos para as 47 ONGs conveniadas do programa e começou, em seguida, a auditoria.
Das nove organizações acusadas de desvio, o Ministério da Educação conseguiu bloquear pouco mais da metade dos recursos. Dos R$ 4,5 milhões previstos, R$ 2,3 milhões ainda seriam distribuídos e não foram pagos.
A descoberta das fraudes ocorreu em pente-fino promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A reportagem do JT já havia revelado a inexistência de uma dessas ONGs, o Centro de Educação, Cultura e Integração de São Paulo (Ciesp). A entidade assinou um convênio com o MEC prometendo alfabetizar 6.109 jovens e adultos e dizia ter 165 alfabetizadores cadastrados.No contrato, cita o nome dos alfabetizadores que deveriam ter turmas em Mogi das Cruzes, Guarulhos, Poá e na capital, São Paulo. Nada disso existe, nem a ONG, diz a auditoria. O mesmo esquema foi apontado no Núcleo Cultural Direito ao Saber, que deveria alfabetizar 963 pessoas.
Na Bahia, quatro ONGs foram acusadas pela mesma irregularidade: não existem, não alfabetizaram ninguém e, pelo contrato, receberiam quase R$ 2 milhões. A maior fraude no Estado é atribuída à Associação de Inclusão Social da Bahia, que deveria ter alfabetizado 14,3 mil pessoas.
5. SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO!
Governo apura desvio de verbas para ONGs de fachada
VANNILDO MENDES

BRASÍLIA – O governo, o Congresso, o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público já detectaram vários indícios de uso irregular, por uma grande quantidade de organizações não-governamentais (ONGs), dos recursos que lhes são repassados pelo próprio Executivo – uma montanha de dinheiro que, só em 2004, deve chegar a R$ 2 bilhões.
Suspeita-se, nos levantamentos feitos até agora, que grande parte dessas verbas esteja sendo desviada para ONGs de fachada ou para outras entidades do terceiro setor, desobrigados por lei de se submeter à fiscalização dos setores públicos.
Tendo diante de si um vasto universo de 29 mil entidades de utilidade pública, esses técnicos buscam estabelecer algum tipo de controle sobre o modo como são recebidos e gastos esses recursos – que, em alguns casos, podem estar patrocinando atividades contrárias aos próprios interesses do governo. Além do Congresso e do TCU, um grupo de trabalho interministerial - integrado por dez ministérios e coordenado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, está concluindo estudos para o primeiro pacote de medidas destinadas à moralização das relações do Estado com as ONGs.
Os R$ 2 bilhões destinados a essas entidades representam um valor maior que o autorizado, no orçamento deste ano, para pelo menos 18 ministérios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva – entre os quais os de Cidades (R$ 1,36 bilhão), Justiça (R$ 1,57 bilhão) e Previdência Social (R$ 1,38 bilhão). Só ganham mais dinheiro que esse conjunto de ONGs os ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Defesa, Transportes e Ciência e Tecnologia.
"Convênios vultosos são assinados sem licitação, sem transparência nem comprovação de capacitação técnica da ONG", adverte o senador Mozarildo Cavalcante (PPS-RO).
6. SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO!
Fonte: Agência Câmara - Corrupção na Funasa causa rombo estimado em R$ 1 milhão
- Agência Brasil -
Servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Manaus acusam funcionários da entidade, incluindo um membro da direção, de participar de um suposto esquema de desvio de recursos públicos que teria causado um rombo de cerca de R$ 1 milhão nos cofres do órgão federal.
7. SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO!
Folha Online - 29/08/2007 - 10h16 -
Doleiro complica PR e Dirceu em novas revelações do mensalão
O operador de mercado financeiro Lúcio Bolonha Funaro fez, em depoimento sob o acordo de delação premiada, uma série de denúncias contra a cúpula do PT e PR no caso do mensalão, informa nesta quarta-feira reportagem da Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL).
Segundo documentos obtidos pela Folha, que compõem a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República ao STF (Supremo Tribunal Federal), Funaro disse que ele e dois doleiros emprestaram R$ 3 milhões ao então presidente do PL (hoje PR) Valdemar Costa Neto para cobrir despesas da campanha do partido em apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Funaro teria dito ainda que o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) pode ter recebido R$ 500 mil "por fora" de fundos de pensão.
SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO! SE GRITAR PEGA LADRAO NO PT, NÃO FICA UM MEU IRMAO!

Anônimo disse...

Ou o senador Calheiros sabe algo muito cabeludo sobre os outros senadores, deixando-os encurralados. Ou os senadores estão metidos na tramóia com Renan Calheiros e querem que a investigação seja superficial para não serem atingidos.

Anônimo disse...

Mensalão: STF pode condenar Dirceu a 123 anos



Brasília - O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT-SP), denunciado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, por corrupção ativa, formação de quadrilha e peculato, suspeito de envolvimento no suposto esquema do mensalão, pode ser condenado a 123 anos de prisão, caso receba pena máxima para todas as denúncias. O STF acatou nove denúncias de corrupção ativa, quatro de peculato e outra de formação de quadrilha contra Dirceu.
O resultado é obtido através da soma das penas máximas dos crimes de corrupção ativa (8 anos), formação de quadrilha (3 anos) e peculato (12 anos).
ZE QUADRILHA E RENAN NO XADREZ!

ROSENA disse...

OLÁ fERNANDO-------Lulalau criou 24 mil cargos comisionados para petistas que, com seus dízimos "voluntários" já proporcinaram uma arrecadação de 240 milhões ao partido. Pergunto: isso não é um motivo para enquadrar o Lulalau por peculato?

Anônimo disse...

EMBORA RENAN SEJA BOI DE PIRANHA PRA BOIADA CORRUPTA DO LULLALAU PASSAR (vejam que na PETROBRAS foram R$ 34 bi sem licitação na gestão Lula – apesar do art. 37 da CF/88) vamos la: fonte - http://veja.abril.uol.com.br/blogs/reinaldo/ -

1. Os homens de Renan:
E quem está decidido a votar mesmo com Renan Calheiros? Estes não têm nenhuma vergonha de declarar:

Almeida Lima (PMDB-SE)
Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
Gilvam Borges (PMDB-AP)
Gim Argello (PTB-DF)
José Maranhão (PMDB-PB)
José Sarney (PMDB-AP)
Paulo Duque (PMDB-RJ)
Romero Jucá (PMDB-RR)
Wellington Salgado (PMDB-MG)
João Tenório (PSDB-AL)
Edson Lobão (DEM-AL)

Dos 11 acima, Lobão ainda é dúvida. E que se note: Sarney vale três votos: o dele próprio mais os de Cafeteira e Borges, que farão o que ele decidir. //
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Os senadores do DEM e do PSDB que devem votar pela cassação:
No post anterior, listei os favoráveis à cassação que estão fora do PSDB e do DEM. Mas, é claro, você tem de saber os nomes dos senadores desses dois partidos que prometem fazer a coisa certa, agora que os partidos fecharam questão:

-> DEM ->
Adelmir Santana (DF)
Antonio Carlos Júnior (BA)
César Borges (BA)
Demostenes Torres (GO)
Efraim Morais (PB)
Eliseu Resende (MG)
Heráclito Fortes (PI)
Jayme Campos (MT)
Jonas Pinheiro (MT)
José Agripino (RN)
Kátia Abreu (TO)
Marco Maciel (PE)
Maria do Carmo Alves (SE)
Raimundo Colombo (SC)
Romeu Tuma (SP)
Rosalba Ciarlini (RN)

-> PSDB ->
Alvaro Dias (PR)
Arthur Virgílio (AM)
Cícero Lucena (PB)
Eduardo Azeredo (MG)
Flexa Ribeiro (PA)
Lúcia Vânia (GO)
Marconi Perillo (GO)
Mário Couto (PA)
Marisa Serrano (MS)
Papaléo Paes (AP)
Sérgio Guerra (PE)
Tasso Jereissati (CE)//
----------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Tática petista naufraga. Renan a um passo do cadafalso:
Bem, naufragou a tática petista de tentar dividir com o PSDB e o PFL a eventual absolvição de Renan Calheiros. Não dá mais. Dos 30 votos que detêm os dois partidos, 28 são pela cassação, havendo apenas uma defecção em cada um. Pois bem. Além deles, já se pronunciaram a favor da cassação:

-> PMDB ->
Jarbas Vasconcelos (PE)
Pedro Simon (RS)

-> PDT ->
Jefferson Peres (AM)

-> PSOL ->
José Nery (PA)

-> PR ->
Magno Malta (ES)

-> PSB ->
Patrícia Saboya (CE)
Renato Casagrande (ES)

-> PTB ->
Sérgio Zambiasi (RS)

-> PT ->
Flávio Arns (PR)
João Pedro (AM)
Paulo Paim (RS)//
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Contaram? Já são 39. Cada um cumprindo o que disse que fará, faltam dois votos. Se o PT decidir cassar Renan, a sorte está selada. //

5. Se, de fato, no PMDB, em vez dos dois votos declarados, forem até nove, como diz Jarbas Vasconcelos, idem.//

6. Olhem, a situação de Renan parece mesmo muito difícil — a menos que o voto secreto empurre uma pequena multidão de senadores para a absolvição envergonhada.//
7. Seria o suicídio da Casa para salvar quem não soube salvar a si mesmo.// Por Reinaldo Azevedo