terça-feira, junho 26, 2007

BLÁ BLÁ BLÁ

O que o cidadão contribuinte não consegue enxergar na prática, ele se cansa de ouvir nos discursos do presidente. A se acreditar nas palavras de Lula,
vivemos no melhor dos mundos, o Brasil navega a pleno vapor, o anunciado “espetáculo do crescimento” já é uma realidade, o país é um canteiro de obras só comparável aos tempos de JK, as reformas política, tributária, previdenciária, trabalhista e agrária, tão necessárias já estão em plena execução. Pessimistas e antipatriotas somos todos que não enxergamos o que o presidente vê e anuncia.



FOTO:Falando demais e agindo pouco:discursos de Lula não vêm acompanhadas por ações de governo.

BLÁ BLÁ BLÁ

Nunca na história deste país um presidente falou tanto. Segundo reportagem
do jornal O Tempo , de Minas, Lula faz um discurso a cada dia útil, e são raros os que duram menos de 15 minutos. Foram 1204 pronunciamentos em quatro anos do primeiro mandato, média de 300 por ano. E mais 160 nos primeiros cinco meses deste ano. Lula já passou três centenas de horas ao microfone, algo como um disco tocando 14 dias sem interrupção.

Todo este blá- blá- blá seria suportável e até compreensível se estivesse vindo
acompanhado por ações governamentais efetivas. Mas este não é o caso.Durante os seus quase cinco anos de governo, a balança de realizações do governo apresenta um acentuado déficit, qualquer que seja o setor da administração posto sob análise. A educação pública, por exemplo, permanece desprezada, o setor da saúde pública continua um caos, a infra-estrutura – estradas, portos, ferrovias, aeroportos – carece de investimentos urgentes. A atual crise nos aeroportos- apagão aéreo - é apenas a manifestação mais evidente desta falta de investimentos.

Se algum mérito existe no atual governo , ele consiste no fato de ter tido o bom senso de, contrariando o discurso oposicionista do PT, dar continuidade à obra de estabilização financeira de seu antecessor, Fernando Henrique, sobre o qual Lula costuma descarregar o seu rancor, atribuindo –lhe a transmissão para a sua gestão de uma certa “herança maldita”. Bendita “herança maldita”! Não fosse ela e a incompetência deste governo ficaria mais exposta.

Mas não vamos responsabilizar este governo por uma completa falta de investimentos. Se há um setor no qual ele tem investido tempo e dinheiro,
sem dúvida, este tem sido o da máquina governamental. Nunca na história
deste país um governo agigantou tanto a administração federal , criando
ministérios e secretarias- a maioria deles, absolutamente desnecessária – multiplicando cargos , criando ou reativando órgãos, e , com isto, aumentando despudoradamente o custeio da máquina pública.

Os exemplos mais recentes estão na criação de mais uma secretaria com
status de ministério – Secretaria de Ações de Longo Prazo (SEALOPRA) –,
surpreendentemente entregue a um feroz crítico do primeiro mandato lulista,
o professor Mangabeira Unger,bem como na criação de 626 novos cargos em
comissão, acompanhado de robustos reajustes salariais, variando de 30,57% a
139,75%, para 21600 funcionários. O primeiro resultado prático desta medida consistirá num reforço de caixa do PT, uma vez que a maior parte dos funcionários comissionados são filiados ao partido governista, e, portanto, obrigados a entregar ao partido 10% de seus proventos. Um presente de
companheiro para companheiros, e mais dinheiro público desperdiçado.

O que o cidadão contribuinte não consegue enxergar na prática, ele se cansa de ouvir nos discursos do presidente. A se acreditar nas palavras de Lula,
vivemos no melhor dos mundos, o Brasil navega a pleno vapor, o anunciado “espetáculo do crescimento” já é uma realidade, o país é um canteiro de obras só comparável aos tempos de JK, as reforma política, tributária, previdenciária, trabalhista e agrária, tão necessárias já estão em plena execução. Pessimistas e antipatriotas somos todos que não enxergamos o que o presidente vê e anuncia.

Mas, como enxergar o que o presidente diz se sabemos que os índices de
crescimento do país são ridículos, superando apenas os do Haiti, na América
Latina, e se assistimos o Congresso Nacional, responsável pelas reformas, praticamente paralisado pela enxurrada de mediadas provisórias que o governo despeja todos os dias, e pelas seguidas denúncias de corrupção que envolvem seus caciques e índios? O fato é que se por um lado o nosso presidente tem se revelado um fenômeno político, por outro ele tem se revelado uma fraude como administrador.

O fato é que o estilo falastrão de Lula não consegue enganar o cidadão atento e bem informado, dono de algum discernimento crítico, e consciente do seu papel na sociedade. Este se indigna ao ver 40% do que consegue com o seu esforço ser compulsoriamente depositado nos cofres do governo para, em
seguida desaparecer no buraco negro da incompetência , do desperdício e da
corrupção.

Mas , infelizmente, este mesmo estilo que entedia e provoca ojeriza nesta parcela da população, faz muito sucesso junto às camadas mais carentes e desinformadas, num fenômeno parecido com o de Hugo Chávez na Venezuela , igualmente boquirroto e populista. Esta parcela majoritária da população, que reelegeu Lula em 2006,e continua a lhe conferir altos índices de popularidade, parece ter plena convicção na veracidade dos discursos presidenciais e parece igualmente disposta a dar a ele tantos votos de confiança quantos ele necessitar..

A comunicação insistente e direta com as massas populares tem sido uma característica da maioria dos políticos populistas que, de alguma forma, mais tarde, acabam caindo na tentação do autoritarismo. Tem sido assim, por exemplo, com o já mencionado Hugo Chávez, que não recusa a chance de subir num palanque , ao mesmo tempo em que vai eliminando os focos de democracia no país.E para não radicalizar o meu argumento, não quero aqui me prolongar nos exemplos de Hitler, Mussolini, e Fidel Castro , governantes que ascenderam ao poder pela força de suas palavras, e nele permaneceram, despoticamente, pela força das armas,

Portanto, enquanto os pitorescos discursos de Lula estiverem acompanhados apenas pela incompetência administrativa, ainda teremos, em contrapartida,
as armas da escrita, da voz e do voto. O perigo estará em que o falatório presidencial passe a ser acompanhado por ações antidemocráticas, sob apoio daqueles que hoje aplaudem os seus incontáveis e infindáveis discursos.
260607

9 comentários:

choro de tucano disse...

Amigo tucano. sabia que Lula continua às alturas na pesquisa CNI/IBOPE divulgada hoje?O seu ídolo FHC,nos mesmos 5 anos de Governo,aparecia no mesmo Instituto com 1/3 da aprovação do Lula hoje.E o tucanão tinha toda a a mídia partidária(omissa àquela época)ao seu lado,engavetando tudo.Esta mesma mídia, com Veja e o Globo na dianteira, que hoje faz e desfaz para derrubar um presidente eleito e reeleito democráticamente. Disso vc não fala.

Rebeca disse...

Fernando e choro de tucano,
Lula é o maior engodo, farsa da história do Brasil. Mas, um dia a casa cai. O rei ficará nu e só.
Quanto ao índice de popularidade de seu governo, tenho cá minhas dúvidas se são reais mesmo. Você, nós já fomos consultados alguma vezpor algum instituto de pesquisa?Não.
Se o número de escândalos fossem proporcional ao número de realizações!!??!!hummm Mas não é.
Fato real é que Lula sabe se proteger muito bem com um número muito grande de aliados em cargos comissionados com alto salários(e acabou recentemente dando um aumento substancial novamente) que o protege, manipula tudo. Acredito que um dia acabe a farra.E quanto aos nossos políticos que o apoiam, nem preciso dizer nada, o quanto são corruptos e topam tudo por dinheiro rsrs para o apoiar.
Enquanto nós, a sociedade que paga toda esta mordomia não vemos o retorno de nada(nem não é para nós mesmos, é para os menos favorecidos).
Como Lula disse: é muito fácil fazer política para pobre, e com isto ele quis dizer que é muito fácil enaganá-los: basta um prato de comida e está tudo muito bem. Quanto aos mais ricos.........

Hélio Rubens Godoy-PR disse...

INICIALMENTE QUERO PARABENIZA-LO PELO BLOG E ACRESCENTER O SEGUINTE:
LULA JÁ SE TORNOU UM MITO, MUITO MAIS PELA SUA TRAJETÓRIA DO QUE PELO FEITOS DE SEU GOVERNO. NO INCONSCIENTE COLETIVO DA NAÇÃO É O RETIRANTE POBRE QUE MIGROU PARA O SUDESTE, CONQUISTOU SEU ESPAÇO E CONSEGUIU "SUBIR NA VIDA". O ASPECTO EMOCIONAL CONTRIBUI PARA A APROVAÇÃO DE 68%, MAS O CÁLCULO TAMBÉM É RACIONAL, LEVA EM CONTA BASICAMENTE OS RESULTADOS DA ECONOMIA, QUE ULTIMAMENTE TEM SIDO FAVORÁVEIS. MAS TENHO GRANDES DÚVIDAS DE COMO SERIA SEU GOVERNO NESTA ÁREA SE ELE ENFRENTASSE UM CENÁRIO DE RECESSÃO E CRISE EXTERNA, SE ELE VERDADEIRAMENTE HERDASSE UMA BUROCRACIA COM QUASE 28.000 CARGOS COMISSIONADOS, VÁRIAS ESTATAIS PROBLEMÁTICAS, UM AMBIENTE POLÍTICO "DE RESSACA" EM VIRTUDE DE UM GOVERNO QUE ACABOU EM IMPEACHMENT, UM PAÍS QUE VINHA DESACREDITADO PELA DÉCADA DE 80, "A DÉCADA PERDIDA". POR ESSES E OUTROS FATORES, AINDA CREIO QUE FHC É MELHOR DO QUE LULA...

Rosena disse...

nunca um presidente falou tanto tanta besteira como o Lula. enquanto isso o conselho da falta de ética não tem ralator nem presidente. todos fazem o que o chefe manda. li agora que Artur virgílio e mercadante querem os cargos. é mutreta na certa. renan está absolvido. palhaçada pura!

nidia disse...

A política populista de lula já vem colhendo seus frutos. Vejam o movimento acontecido na USP.
O governo popularizou as universidades com as cotas ou seja, enfiou goela abaixo pessoas não suficientemente qualificadas nas universidades e deu no que deu: VANDALISMO.

WEBEMASTER disse...

PESSOAL VCS ASSISTIRAM LULA ONTEM DIZER QUE GREVE É INADMISSÍVEL? ELE QUE FOI O MAIOR PROPAGADOR DE GREVES NESTE PAÍS?LULA TEM AMIGOS CORRUPTOS, MAS NÃO É CORRUPTO. TEM AMIGOS SAFADOS MAS NÃO É SAFADO. TEM AMIGOS LADRÕES, MAS NÃO É LADRÃO E AINDA TEM MUITA GENTE IDIOTA QUE ACREDITA NELE.

Fernando Soares disse...

Olá amigos.Respondo à provocação do "Choro de Tucano":
Sempre fui muito crítico dos governos tucanos, tanto quanto sou crítico do governo lulo-petista.Na época de FHC, muitas vezes fui carimbado como "petista" Acho besteira ir por este caminho do maniqueismo. Mas, conforme disse acima Helio Rubens Godoy, é impossível deixar de reconhecer que a situação herdada por FHC era muito pior do que a herdada por Lula, em que pese ele insistir na tal "herança maldita".Sem deixar de acentuar os erros de seu governo- e eles foram muitos-, a obra de estabilização econômica, e isto é inegável, foi toda construida por FHC.Portanto, não é uma questão de simpatia da mídia a este ou àquele governo. É a realidade.

haroldo azevedo disse...

Chora tucano maldito, o farol de Alexandria foi o pior governo que o brasil já teve (FHC), acobertado por essa Mídia Fascista Brasileira, passou 8 anos e não fez nem a metade do governo LULA. A Midía não tem credibilidade pra nada, vocês são uns fascistas.

atento disse...

Diálogo travado entre Lula e asenadora Ideli Salvatti, líder do PT no Senado. LULA-a SENHORA NÃO FEZ O CERTO IDELI-COMO ASSIM, PRESIDENTE? LULA-A ESCOLHA DAQUELE PANACA PARA O cONSELHO DE ÉTICA IDELI-O SUPLICY? MAS ELE ME PEDIU , INSISTIU LULA- O RENAN ME TELEFONOU RECLAMANDO IDELI-EU TAMBÉM NÃO QUERIA, MAS ELE INSISTIU MUITO...DISSE QUE SEMPRE PARTICIPOU DE CPIS E COMISSÕES DE INVESTIGAÇÃO LULA-POIS É, MAS ELE COM AQUELA MANIA DE INVESTIGAR TUDO TÁ PONDO TUDO A PERDER... IDELI-PODERIA AFASTÁ-LO E COLOCAR OUTRO NO SEU LUGAR. LULA-AGORA NÃO DÁ. PEGARIA MAL...ELE SAIRIA COMO HERÓI, DEIXA COMO ESTÁ, MAS FALE COM ELE. IDELI-VOU FALAR. VOU PEDIR PRA ELE FICAR QUIETO. VOU DIZER QUE ACIMA DOS SEUS INTERESSES ESTÃO OS DO PARTIDO. LULA- É ISTO. GOSTO MUITO DELE, MAS ELE ATRAPALHA MAIS DO QUE AJUDA -