segunda-feira, janeiro 15, 2007

ACORDOS E TRAIÇÕES

De fato, os dois candidatos não brigam por carne magra. Controlando um Poder que tem assegurado para o ano de 2007 recursos orçamentários de mais de 1 bilhão de reais, ocupando um cargo que é o terceiro na ordem de sucessão do “trono” presidencial, e desfrutando de privilégios e mordomias que provocariam a inveja de muitos chefes de estado mundo afora, a presidência da Câmara representa, de fato, uma fatia expressiva do bolo do poder e da influência na política do país...



ACORDOS E TRAIÇÕES
Um acordo aqui, outro ali, outro acolá, e muitas traições. É assim que se vem processando a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Até meados do mês passado, Aldo Rebelo era considerado praticamente reeleito, dado não só o anunciado apoio do presidente Lula da Silva quanto a manobra demagógica e coorporativa, comandada por ele e por Renan Calheiros que elevou em 100% os salários dos deputados,o que não se concretizou , face a reação da sociedade.Começava aí o calvário do atual presidente da Câmara.

O PT uniu as suas forças em torno da candidatura de Arlindo Chinaglia, que, ao conquistar o apoio da bancada do PMDB, a maior da futura legislatura e as bênçãos do Planalto se concretizou como candidato com reais chances de alcançar a presidência, sepultando as pretensões de Rabelo, que agora se diz magoado com Lula e traído por seus supostos aliados.

De fato, os dois candidatos não brigam por carne magra. Controlando um Poder que tem assegurado para o ano de 2007 recursos orçamentários de mais de 1 bilhão de reais, ocupando um cargo que é o terceiro na ordem de sucessão do “trono” presidencial, e desfrutando de privilégios e mordomias que provocariam a inveja de muitos chefes de estado mundo afora, a presidência da Câmara representa, de fato, uma fatia expressiva do bolo do poder e da influência na política do país. Para o presidente da República, ter na presidência da Câmara um aliado fiel, significa a certeza de maior controle sobre as bancadas partidárias, e a tramitação, sem maiores traumas , de projetos que interessam ao governo. Além, é claro, da possibilidade maior de se evitar a instalação de CPIs indigestas para o executivo.

Não é outro a razão de tanto interesse do Planalto nas eleições para o Senado e a Câmara.Por estes motivos Lula não quer errar desta vez. Vacinado contra articulações desastradas que levaram à presidência da Câmara a bizarra e incômoda figura de Severino Cavalcanti, o governo, desta vez, não quer contrariar o “sentimento” prevalente na bancada aliada. E este “sentimento” parece tão forte que tem contaminado até mesmo oposicionistas, levando-os a declararem apoio a Chinaglia, tal qual ocorreu com a bancada tucana, que, através do seu líder Juthay Magalhães, anunciou que estava com a candidatura do petista.

O fato causou estranheza e parece ter sido fruto de um suposto acordo entre Juthay e o governador petista da Bahia, Jacques Wagner.Muito mais do que isso, revelou uma clara manifestação das bancadas controladas por governadores tucanos – Aécio Neves e José Serra à frente – que pretendem manter, nos próximos dois anos, relações cordiais com o Planalto. Isto apesar da reação irada de caciques tucanos como FHC e Tasso Jereissati, que pretendem uma revisão na decisão tomada pela bancada tucana, acusando-a de fazer acordo com o inimigo.A reação veio também do PFL de ACM e Jorge Bornhausen, que cobram do PSDB mais oposição e menos adesão ao PT.

O fato é que, em razão das circunstâncias atuais, as coisas caminham conforme o governo quer.Chinaglia deverá ser eleito com o apoio dos partidos aliados – incluído os mensaleiros e sanguessugas - e de muitos oposicionistas. Lula terá a garantia, pelo menos durante a primeira metade do seu segundo mandato, de que terá na Câmara e no Senado, bancadas dóceis e fiéis, além do apoio declarado do governador do RJ, e o apoio constrangido e pragmático dos governadores de SP e de MG.Nada mal para um presidente que, não faz muito tempo, era acusado de chefiar um governo tomado pela corrupção.
150107

8 comentários:

Anônimo disse...

Não estou tendo saco para suportar mais este lero lero de Brasilia.Aldo Rabelo e Chinaglia que diferença faz??Lulla continua a nadar de braçada.. Andaram discutindo uma tal de terceira via par a câmara, e um dos coordenadores era Raul Jungman que acaba de ser acusado pelo MP por corrupção quando era ministro. DA PARA ACREDITAR NESTA GENTE?

Rosena disse...

São os dois farinha do mesmo saco.tanto faz um quanto o outro. vrgonhoso mesmo foi o apoio do PSDb ao candidato petista. Ninguém me tira da cabeça de que existe um acordo entre PT e PSDB. Desde o tempo das denuncias contra o PT, o PSDB faz força para fingir que é oposição. Tem gente que jura que o candidato preferido de Lula e´o Aécio. Pode??

Schlickmann disse...

Do episódio da sucessão na Câmara, nós defensores de uma oposição forte e coesa ao Lulismo, saimos todos chamuscados com esse "acertão" entre a cúpula do PSDB com os homens de Dirceu. Haveremos de nos recuperar do "baque". Sugestão de leitura: artigo do Augusto Nunes hoje no Jornal do Brasil (www.jb.com.br). Definitivo sobre o tema.
Schlickmann

nostradamus disse...

Meus caros------>O que se depreende é que o único partido COMPETENTE é o PT. Os demais são clubezinhos de comadres, quando não agremiações com interesse específico que não a política macro, a do interesse do País. Hoje o PSDB continua sendo partido para atender interesses pessoais de cidadãos como Jutahy, Jereissati, Serra e Aécio, os quais boicotaram (quando não ignoraram solenemente) na maior cara de pau a candidatura de Alckmin.---->

Verdadeiro disse...

Tratam-se de dois homens probos, corretos, éticos, preocupados com a melhoria dos padrões políticos. Em suma: dois democratas de primeira linha. Não entendo porque tantas críticas contra dois políticos que só querem o bem do país.Observem a seriedade de Aldo Rebelo, observem a compostura de Chinaglia, que segue os mesmos princípios éticos de seu mentor Jose Dirceu, o grande injustiçado desta república.
he he he acreditem é a puta verdade...

Anônimo disse...

Hi all!
That was useful info...thanks and Welcome to live chat FETISH. If you search the aldactone? Click here - aldactone
for fun

Anônimo disse...

Hi. Alone on Valentine's Day? Adult Chat & Love Try to find partner in your area!
Enjoy

Anônimo disse...

Hi all!. Use these helpful search engines TFO search & movie pages and try to find all you need in your area!
for fun