sexta-feira, novembro 24, 2006

OPOSIÇÃO NECESSÁRIA

Apóio a idéia do presidente de dialogar, mas deixo minha preocupação com a intenção de cooptar. Não há democracia em que todos apóiem o governo (CB)


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse hoje ser contra a participação do seu partido em um eventual governo de coalizão. Apesar de não discordar com a conversa que os dirigentes pedetistas terão com o presidente Lula na próxima terça-feira, Cristovam disse que não participará desse encontro, mas antecipou sua posição, em discurso no plenário, ao alertar que a coalizão é um risco para a democracia. "Isso anula a oposição e sem oposição não existe democracia", afirmou.

O senador receia, inclusive, que o presidente tente uma manobra para conseguir um terceiro mandato, com o apoio de todos os partidos. O caminho para isso, segundo ele, seria aprovar o fim da reeleição, no Congresso, e recorrer à Justiça para que ele tenha o direito de também se candidatar, como se fosse pela primeira vez. "Acho que o Lula está querendo a unanimidade dos partidos e isso não é bom". Cristovam afirmou ser favorável ao diálogo com o presidente e que considera isso positivo. No entanto reconhece que o PDT pode colaborar com o país de outra forma. "Não estamos em guerra contra um outro país. Estamos em guerra é com a desigualdade e com o atraso".

Ele disse que acha muito difícil que o diretório nacional do partido venha a tomar qualquer decisão de apoio. Na avaliação de Cristovam, Lula estaria na verdade cooptando com a oposição. "Quem coopta se beneficia da fragilidade do outro". Ele lembrou que quando foi governador do Distrito Federal ele achou importante ter uma oposição. "Claro que para o presidente da República é melhor ser ditador. Mas isso não é bom para a democracia, que precisa de oposição", repetiu.

http://ultimosegundo.ig.com.br/

7 comentários:

DIAS disse...

Cristovam Buarque parece ser um homem honrado. Um dos poucos com vergonha na cara o suficiente para dar um passo a frente, erguer os braços aos céus e tecer um lamento pela sorte política de sua terra, de seu povo, e da democracia com a qual se comprometeu.

Anônimo disse...

Na minha mais sincera opinião, apoiar este governo incompetente, incapaz, dissimulado, trapalhão e desonesto, nada mais significa do que convir e compactuar com a incompetência, a incapacidade, a dissimulação, as trapalhadas e a desonestidade praticada e, que pelos sinais dados até agora, não vai cessar.

Amém!

Sofia disse...

Olá Fernando!!!
Penso que em qualquer situação é necessário que haja um oposição. É o contra-ponto da situação, necessária para que se possa refletir, divergir e possibiltar acertar mais do que errar. Imagina a nível de governo, então? O quanto é importante ter uma oposição forte, atuante. Espero que neste próximo governo Lula tenha uma oposição de verdade, mais forte.
Se for como o mencionado no artigo, meu amigo, podemos fazer nossas malas e mandar para um outro país, onde possamos viver com liberdade. Ditadura e ditador, nunca mais.
Abraços

rosena disse...

Foi bom o CB ter dito isto. Onde está a oposição?Em busca de cargos como o pessoal do PMDB. não dá para acredita neste tipo de político. esqueceram tudo o que disseram na campanha e agora falam em dar trégua a Lula.

Fernando Soares disse...

Olá Sofia e Rosena.
Lula já disse que é fácil governar para os pobres.Deve ser mais fácil ainda governar sem oposição. Nada contra que o PMDB se junte ao governo. Esta sempre foi a prática deste partido, especialista em fisiologismo. O que vem surpreendendo a muitos é a atitude dúbia, e, eu até diria, covarde do PSDB. Cerca de 40 milhões de eleitores recusaram-se a votar em Lula, e deram o seu voto de confiança no PSDB de Alckmin. era de se esperar que este partido tivesse uma atitude de mais clara e contundente oposição, mas não é o que se vê. A declaração de Cristovam, desde que assumida pelo restante do partido, coloca as coisas nos trilhos...
Um abraço

Rafael disse...

BlogBlogs está entre os 2000 maiores blogs do mundo. Ele não é necessariamente um blog, mas um diretório de blogs e fotologs que agrega os posts do pessoal.

Então, de você tem um Blog ou Fotolog, divulgue-o no www.blogblogs.com.br

Depois de se cadastrar coloque um link para o BlogBlogs no seu Blog ou Fotolog:

Seu link vai colocar o BlogBlogs primeiro entre os mil, e depois entre os cem maiores blogs do mundo. É a blogosfera brasileira mostrando que pode!

rafael disse...

BlogBlogs está entre os 2000 maiores blogs do mundo. Ele não é necessariamente um blog, mas um diretório de blogs e fotologs que agrega os posts do pessoal.

Então, de você tem um Blog ou Fotolog, divulgue-o no www.blogblogs.com.br

Depois de se cadastrar coloque um link para o BlogBlogs no seu Blog ou Fotolog:

Seu link vai colocar o BlogBlogs primeiro entre os mil, e depois entre os cem maiores blogs do mundo. É a blogosfera brasileira mostrando que pode!