quarta-feira, outubro 04, 2006

OS NOVOS RUMOS DA CAMPANHA

Alckmin parte em vantagem. Paradoxalmente, esta vantagem se dá por ser menos conhecido do que o presidente. Enquanto Lula não tem por onde crescer, Alckmin tem espaço a conquistar. Enquanto Lula tem muito que explicar e justificar, Alckmin tem muito a denunciar e a propor. O caminho de Alckmin neste segundo turno é infinitamente mais amplo e sem obstáculos do que o de Lula.



É PAU, É PEDRA, É O FIM DO CAMINHO

A campanha presidencial recomeça. Candidatos procuram definir estratégias e táticas e buscam novos apoios para o segundo turno.Apoios que pouco significam diante dos olhos e da decisão do eleitor. Geraldo Alckmin, de quem poucos, no início da campanha, esperavam alguma coisa, conseguiu reagir e crescer, na medida em que passou a ser mais contundente em suas críticas ao comportamento ético do governo Lula.E foi respaldado em suas críticas com o aparecimento de mais uma denúncia contra o PT, desta vez envolvendo o presidente do partido e coordenador da campanha do PT, Ricardo Berzoini, e assessores com ligação direta com o Planalto.Foi a gota d’água que faltava para que os indecisos depositassem seus votos em Alckmin.Valeu, portanto a recomendação de muitos para que Alckmin batesse forte em Lula. Iniciado o segundo turno, volta à pauta a mesma discussão: deve o candidato oposicionista adotar uma postura predominantemente denuncista, ou , pelo contrário, deve fazer uma campanha baseada em propostas?

Creio que é impossível a um candidato de oposição a este governo deixar de lado as críticas e as denúncias e levar a campanha exclusivamente para o campo dos projetos e das propostas. O governo de Lula está definitivamente associado à corrupção. Alckmin tem por obrigação, se não eleitoral, pelo menos moral e cívica, de denunciar todas as mazelas ocorridas nestes anos de mandato de Lula , expor as chagas deste governo em praça pública. Não pode fechar os olhos, fingir que nada disto existiu em nome de uma suposto fair play na campanha. .

Mas não pode, por outro lado, esquecer que ele tem que marcar terreno no campo político,administrativo, econômico deixando bastante evidente suas qualidades e em que aspectos o seu governo será diferente do que aí está.Esta é a grande tarefa do candidato oposicionista.É neste caminho que ele poderá assegurar a maioria dos votos dados em Heloisa Helena e em Cristovam Buarque, além de capturar uma boa parcela daquele que votaram em Lula no primeiro turno, mas que estão dispostos a mudar ,desde que as propostas do candidato de oposição lhes pareçam mais convincentes.

Alckmin parte em vantagem. Paradoxalmente, esta vantagem se dá por ser menos conhecido do que o presidente. Enquanto Lula não tem por onde crescer, Alckmin tem espaço a conquistar. Enquanto Lula tem muito que explicar e justificar, Alckmin tem muito a denunciar e a propor. O caminho de Alckmin neste segundo turno é infinitamente mais amplo e sem obstáculos do que o de Lula. Para Lula, parafraseando Tom Jobim, é pau, é pedra, é o fim do caminho.
040906

10 comentários:

Silas R T disse...

Amigo blogueiro tucano

o povo reconhece em Lula, e no seu governo, uma oportunidade única para que o Brasil retome o seu projeto de desenvolvimento nacional e para pôr um fim a essa vergonha nacional, que é a segregação social do nosso povo e a miséria de dezenas de milhões de brasileiros.

Nosso povo vê em Lula a defesa de nossa soberania, a reconstrução do Estado e, principalmente, uma vontade férrea de combater a fome e a miséria, uma vontade de criar oportunidades ao nosso povo, com acesso à educação e ao emprego.

O povo sente e sabe que chegou a sua vez e a sua hora, a hora da verdade.

vamos vencer.

Anônimo disse...

A estratégia do Alckmin é ganhar as eleições sem baixaria e sem desespero. Foi assim no 1º turno com TUDO contra e será assim no 2º turno.

rosena disse...

Ola´!!
Vc tem razão no seu comentário . é isto mesmo.Contra Alckmin pelo que sei existe apenas o caso dos vestidos de sua esposa doados ela daslu, e um caso de financiamento de revistas e jornais co dinheiro de bancos do estado. nada mais. Já o lula tem que responder uma montana de denúncias contra ele. Esta é a diferença. Os petistas tentarão atacar Alckmin pelo que foi o governo FHC. Não tem o que falar do governo de Alckmin.

chico disse...

Silas rt >>>>>>>> Este discurso é muito bonito no papel. parece campanha eleitora do Lula. A prática do governo do sr Lula foi totalmente diferente.Foi o governo mais corrupto de toda nossa história. Lula teve nehuma preocupação com os pobres como vc diz. Teve preocupação foi com a sua turma, amigos e familiares.

Anônimo disse...

As próximas pesquisas de intenção de votos, certamente mostrará os estragos causados a Alckmin , por ter se tornado cumplice do casal mulequinhos

chico disse...

Do ponto de vista político, ideológico e ético Garotinho está muito mais próximo de Lula. Não tem nada a ver com Geraldo Alckmin (Lula e Garotinho foram aliados em 2002, mas brigaram pelas boquinhas).
O que os uniu, no momento, é o desejo de derrotar um inimigo comum.
Feito isso, tudo voltará ao normal: campos separados.

Fernando Soares disse...

Amigos.
Não vejo muita importância nos apoios que estão sendo dados a um e a outro candidato nesta fase da campanha. Eles farão pouca diferença no ânimo do eleitor.Neste ponto, o comentário de Chico está coberto de razão. O fato do casal Garotinho ter dado o seu apoio a Alckmin, está sendo superdimencionado pela mídia, talvez pela ausência de fatos mais importantes.Alckmin só terá a perder se ficar na defensiva e entrar neste jogo de explicações sobre os apoios que, daqui para frente, receberá de todo tipo de político. O que ele não estaria correto é se em troca destes apoios,estivesse a oferecer vantagens, num eventual governo seu...

lula lá outra vez!! disse...

Começou o festival de asneiras da tucanalha.
O primeiro foi o apoio de Garotinho a Alckmin , o segundo foi o apoio do Ca$$ol , ainda tem mais?Putz ,desculpe moderador , mais foi demais

Anônimo disse...

PQ CRITICAM O APOIO DE GAROTINHO A ALCKMIN SE LULA É APOIADO PELO LADRÃO DA IGREJA UNIVER$AL DO REINO DE DEU$ QUE ATENDE PELO NOME DE CRIVELLA?

PATO PRETO disse...

A FARRA SÓ COMEÇOU.

LULA (no mundo da lua) E O PT(na rapinagem) PASSARAM O PRIMEIRO MANDATO FAZENDO FALCATRUAS,
ROUBANDO E CORROMPENDO,TUDO E TODOS, PARA CONSEGUIR GANHAR O SEGUNDO MANDATO...NO SEGUNDO
MANDATO, ...JÁ QUE NÃO VAI HAVER TERCEIRO, É QUE VAI COMEÇAR A ROUBALHEIRA
GROSSA....AS FALCATRUAS VÃO TRIPLICAR, OS LADRÕES DO PT QUE FORAM AFASTADOS (e estão impunes)
VÃO VOLTAR NUMA BÔA, ...O POVO,..ZÉ POVINHO ESTREPADO E SEMPRE USADO VAI CONTINUAR
ESTREPADO E VAI PERDER AOS POUCOS AS ESMOLAS QUE VINHAM RECEBENDO ATÉ AGORA PRA REELEGER
O CHEFE DA QUADRILHA...SE PREPAREM ...VAI SER FARRA GROSSA....O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR,

LULA É UM FARÇANTE,UM MALANDRO CHEIO DE PAPO QUE VIVE (e sempre viveu) NO MUNDO DA LUA,PRA
ELE A MAIOR VITÓRIA JÁ FOI CONQUISTADA...ANDAVA DE PÁU DE ARARA AGORA PASSEIA NA EUROPA (DE
PALETÓ E GRAVATA) DENTRO DO AEROLULA E COM MUITA, MUITA GRANA SURUPIADA PRA ELE E PRA
FAMILIA DELE.(TÁ TUDO DOMINADO)... O RESTO ?...qua! qua! qua!!!!