segunda-feira, outubro 30, 2006

O POVO E A MAIORIA DO POVO


A MAIORIA DO POVO
Não devemos tomar a parte pelo todo, mesmo que esta parte seja a maior.De fato, a maioria do povo brasileiro preferiu continuar com Lula. Não a totalidade do povo. Fora aqueles que votaram em branco, anularam seus votos ou não compareceram à votação, cerca de 39% dos eleitores ao votar em Alckmin, deram, de certa forma, o seu voto de desconfiança ou de repúdio a Lula. E isto não é pouco. E é sobre estes 39%- 37,5 milhões de votos - que recusaram um novo mandato a Lula, que reside a certeza de que nem tudo está perdido.

Mas a decepção provocada pelo resultado das urnas fez com que muitos partissem para uma avaliação equivocada dos fatos, onde não faltou uma boa dose de preconceito.Como exemplo, publico abaixo duas mensagens colhidas ao acaso, e que mostram uma boa dose de indignação com a vontade da maioria: a primeira é de um leitor do jornal O TEMPO, publicada sábado; a segunda é do jornalista Reinaldo Azevedo, publicada ontem no seu blog. Ambas contêm equívocos flagrantes.. Primeiro porque tomam a maioria como a totalidade, segundo porque, ao generalizar, voltam a reproduzir o velho preconceito de que o povo- tomado em sua totalidade, insisto – não sabe votar. E ao ir mais além ao sugerir uma espécie de democracia das elites, como faz Reinaldo.

Como, por enquanto, não foi possível inventar um sistema menos ruim do que a democracia, ou uma democracia que prescindisse da presença do povo, temos que nos conformar com a vontade soberana da maioria, mesmo sabendo que esta maioria foi vítima de um estelionato eleitoral construído sobre farsas e mentiras e sobre a compra de suas consciências. O que a vontade da maioria não pode sobrepujar são as leis e as instituições. Se ficar provado, por exemplo, que o segundo mandato de Lula foi conseguido às custas da prática da ilegalidade eleitoral, ele deverá ser destituído do cargo, por maior que tenha sido o número de votos que o elegeu e por mais que a vontade da maioria insista para que ele permaneça.

Se a maioria, por infelicidade nossa, optou por Lula é porque, dentro de suas limitações, viu nele virtudes que nós não enxergamos, ao mesmo temo em que não viu os defeitos que nós cansamos de ver. Pode parecer simplista demais, mas assim foi o que aconteceu.Lula provou ser um líder oportunista, esperto e demagogo, o que no atual estágio de desenvolvimento político da maioria do nosso povo é uma virtude, no sentido que facilitou a sua chegada ao poder.

Afirmar que a maioria do povo não tem uma bagagem de informação e um nível de educação política desejável faz mais sentido do que simplesmente dizer que “o povo” não sabe votar. A solução está no aperfeiçoamento da cidadania. O instrumento para isto está na revolução da educação.Pela educação, e somente por ela, poderemos fazer com que todas as mazelas apontadas por Aggeo Lúcio sejam reduzidas e todas as mazelas praticadas por um governo sejam reconhecidas e repudiadas. Não como acontece agora,perdoadas e consagradas.
301006

========================================
O “POVO”

1-POVO BRASILEIRO
Por Aggeo Lucio G. Ribeiro

Povo que destrói cabines telefônicas públicas, picha paredes e muros de propriedades particulares,incendeia ônibus,rasga poltronas de cinemas, destrói laboratórios de pesquisas, invade e queima fazendas e mata o gado, ataca e destrói dependências do Congresso, elege Collor, barbalho, Sarney, Maluf, Clodovil e outros congêneres, queima e destrói florestas, polui rios e lagos com lixo e produtos tóxicos, coloca meninos no tráfico e meninas na prostituição, dá dinheiro para falsos pregadores da fé, guerreia em estádios de futebol, destrói escolas públicas, queimando livros e computadores, merece esta qualidade de governo que temos atualmente e que certamente será reeleito.

-----------------------------------------------------------------
É LULA DE NOVO COM A CULPA DO POVO
Por Reinaldo Azevedo (1)

Um monte de gente — tentando disfarçar o sotaque petralha — me cobra: “Você não falou da entrevista de FHC em que ele se diz contra o impeachment de Lula”. Em primeiro lugar, o ex-presidente fez a defesa da legalidade. Não pregou impeachment como mote de luta política; não propôs um “Fora Lula”, a exemplo do que setores do petismo fizeram com ele: “Fora FHC”. A começar de Tarso Genro, o “republicano”. Em segundo lugar, abordei, sim, a questão num longo texto (clique aqui quem não leu). Quanto à diferença entre Lula e Alckmin, o que escrevi (e basta recuperar) é que acho que ela tende a ser menor do que indicam os institutos. Mas é só impressão. Não tenho como justificar tecnicamente. Ibope e Datafolha estão dentro do esperado.

Há certo tipo de leitor que só lê o que quer. Também deixei claro aqui umas 300 vezes que pesquisas sobre debates reproduzem as preferências eleitorais. O eleitor quase sempre acha que o seu candidato venceu. E até usei o exemplo de Serra e Lula em 2002: o tucano foi melhor em todos em embates, mas os levantamentos apontavam o contrário. Afirmei que Alckmin venceu os debates da Band, Record e Globo. E que Lula faturou o do SBT. Dava, como sempre, a minha opinião, não a do “povo” — a maioria diria, é claro, como disse, que Lula mandou bem.

Eu não tenho o menor interesse na opinião do povo. Quase sempre ele está errado. Aliás, a opinião de muito pouca gente me interessa. A democracia sempre foi salva pelas elites e posta em risco justamente pelo “povo”, essa entidade. Vai acontecer de novo. Lula, reeleito, tende a levar o país para o buraco. E uma elite política terá de ser convocada para impedir o desastre.

O “povo”, nos assuntos realmente importantes, não apita nada. É uma sorte! Aqui e no mundo inteiro. Não apitou quando se fez o Plano Real. Ou nas privatizações. Teria votado contra a venda da Telebrás ou da Embraer. Junto com Lula. Estaríamos sem telefones e sem produzir aviões. Os petralhas sabem: fico aqui queimando as pestanas, tentando achar um jeito de eliminar o povo da democracia. Ainda não consegui. Quando encontrar, darei sumiço no dito-cujo em silêncio. Ninguém nem vai perceber... Povo pra quê?
(1)-http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

20 comentários:

indignado disse...

Tem razão a senadora HH quando disse:"Infelizmente, parte do povo brasileiro preferiu não ver, preferiu não enxergar, preferiu acobertar (a corrupção). Um dia a gente acaba aprendendo", afirmou à senadora Heloisa Helena

sorus disse...

A Vitória de Lula foi a vitória do Brasil e das classes menos favorecidas.
Os eleitores que confiaram em Lula, esses quatro anos foram de cumprimento da palavra empenhada, Isso, para a maioria da população, Lula fez e fez até mais que muitos esperavam.
O Bolsa Família é o símbolo desse compromisso . Foi a melhora do poder de compra, seja pelo aumento do salário real, seja pelo barateamento de inúmeros produtos de consumo popular (desde tradicionais, como alimentos e materiais de construção, a novos, como muitos eletroeletrônicos), que mais confirmou que Lula fez diferença para quem mais precisava. Junto ao Bolsa Família, programas como o Pro-Uni, o Luz para Todos, confirmaram o que os eleitores pensavam ser as metas mais importantes do governo.

sorus disse...

Dor de cotovelo, caro "Indignado". Dor de cotovelo. A pobre coitada perdeu a eleição, não tem mais o senado...Só lhe resta chorar.

Anônimo disse...

Idihota é quem vive no miserê e vai continuar por um bom tempo. Bolsa família neles! Voto para o PT! O programa vai continuar! O povo faminto não vai mudar a sua condição porque está satisfeito com a vida que está levando e a prova disso é a última eleição. O PT elegeu seu presidente porque deu garantias de que os necessitados continuarão vivendo de bolsa família indefinidamente. Será que é isso que a população deseja para si e para seus filhos? Estarão todos condenados à pobreza? Aparecem em frente à TV para agradecer essa injúria. Coitados, não sabem o que fazem! Não tomaram ciência da maldade que lhes é imposta.

Anônimo disse...

Essa sua atitude é facista rapaz. A vitoria do Lula foi sobre o atraso do PSDB. Não foi abaixar a cabeça pra situação de corrupção. Foie vitar que o lixo tcano voltasse ao poder. foi somente isso. E vc cita Reinaldo Azeredo, esse facista. Ah, mude par aos EUA, la vc vai ser feliz.

indignado disse...

Se o FHC houvesse pego um pais estabilizado como o senhor dos anéis pegou, seria muito fácil ter progresso decente e não isso que o imcomPeTente fêz.
E mais, a imprensa que se cubra que os "meninos" do ilusionista estão soltos e já começaram a cometer pequenos erros.

Sofia disse...

Fernando,
A vitória de Lula não deu uma lição a elite , que segundo os petistas e lulistas, são egoísta e nojenta. Aliás, Lula , o MILIONÁRIO, sempre fez parte desta elite que eles tanto criticam.
A vitória de Lula mostra o quanto o “povo” está desprovido de uma educação de qualidade, eficiente na sua essência; de ter uma consciência política aguçada, forte e participativa; de ter valores reais de cidadania.
Bolsa-família= criação de FH; Prouni= financiamento direto pela caixa econômica a partir do próximo ano.....são as mentiras que virão a tona.
Nossos amigos petistas e lulistas que freqüentam este blog deveriam mudar de canal, sair da Globo e transitar em outros canais e ver direto das fontes das misérias brasileiras que há 42 milhões de pobres na linha e abaixo da linha da pobreza que NÃO FORAM, NÃO SERÃO contemplados pela bolsa-família. O triste destino destas pessoas é permanecer aí, na miséria, sem alterar nada, sem futuro para serem usados por políticos oportunistas como Lula e vencerem as eleições a troco de tantas mentiras. O povo serve para isso. Servir de trampolim para os espertos se enriquecerem as custas do dinheiro público. O quadro só será alterado quando ocorrer um investimento real em uma escola de qualidade. E Lula com certeza não quer um povo conscientes de seus valores de cidadão.

Anônimo disse...

Esta foi uma eleição em que o povo não demonstrou,como de costume, sua alegria pela vitória do candidato eleito (LUla). A alegria pública ficou visivelmente por conta dos petistas fanatizados,com suas camisas e bandeiras vermelhas, dançando nas praças o que, por incrivel momento, me despertou um sentimento de pena quando pela TV me detive olhar, de forma individual, para cada alma possivelmente iludida, que estava dentro daqueles corpos em eufórica alegria.....TIVE PENA SIM....não sei porque !!

Fernando Soares disse...

Amigos

Interessante é que a oposição não moveu uma palha para desestabilizar o governo Lula, ao contrário do que os petistas cansavam de fazer no governo passado - quem não se lembra do FORA FHC!,mal o presidente anterior havia iniciado o seu segundo mandato.? Que os petistas não se iludam. Se existe alguém ou algo capaz de derrubar Lula do poder,eles estão incrustados no próprio PT, que, por essência ,não sabe conviver com a democracia.
Os sucessivos escândalos que vêm marcando o governo Lula não tiveram origem na oposição. Foram patrocinados e protagonizados pelo próprio PT. A não ser que os petistas queiram nos convencer que personagens como J Direceu, J Genoino, L Gushiken, Delúbio Soares, Silvio Pereira, A Palocci e R Berzoini não passam de oposicionistas disfarçados e infiltrados nas hostes do PT.
O comportamento da oposição ao longo de todos estes episódios foi de equilibrio, sensatez e , em alguns momento, de covardia e conivência.Portanto, recomendo aos petistas que costumam frequentar este blog democrático que mirem o seu ódio e rancor em outros alvos. Talvez se olharem para dentro do partido defendem de modo tão sectário, encontrariam muitos maiores motivos para destilarem o seu veneno...

rosena disse...

Fernando--->Os petistas não sabem discutir com bom senso. Acho que eles nem sabem o que é democracia pois so sabem adorar o seu chefão e obedecer as ordens do partido. Um an~pnimo desses que frequentam o blog fala em atraso do Psdb. Atraso maior do que o do PT não existe!!!!!!. Nisto eles são campeões. Atraso e corrupção!!Outra coisa, os petistas deste blog tem medo de se identificar e se escondem atras de apelidos ou do anonimato.

APOIADO disse...

Por Aggeo Lucio G. Ribeiro

Povo que destrói cabines telefônicas públicas, picha paredes e muros de propriedades particulares,incendeia ônibus,rasga poltronas de cinemas, destrói laboratórios de pesquisas, invade e queima fazendas e mata o gado, ataca e destrói dependências do Congresso, elege Collor, barbalho, Sarney, Maluf, Clodovil e outros congêneres, queima e destrói florestas, polui rios e lagos com lixo e produtos tóxicos, coloca meninos no tráfico e meninas na prostituição, dá dinheiro para falsos pregadores da fé, guerreia em estádios de futebol, destrói escolas públicas, queimando livros e computadores, merece esta qualidade de governo que temos atualmente e que certamente será reeleito.
APOIADO INTEGRALMENTE
É O RETRATO DO NOSSO POVINHO DE M...

nidia disse...

Amigos
O processo eleitoral de 2006 já é pagina virada. Porém ainda não estamos mortos. Também somos brasileiros, também trabalhamos duro, também temos o direito o dever de fiscalizar e exigir. Vamos continuar exercendo nossa cidadania e defendendo com unhas e dentes nossas convicções. Devemos continuar, de que modo for, a tentar mostrar às pessoas, o maior nº possível, o que é certo e errado, dentro das normas da ética e das leis. Vamos fazer, cada um de nós a sua parte. Podem ter certeza de que o trabalho de formiguinha constroi. Vamos tentar reverter esse quadro de descrença e conformismo, de marasmo. O povo precisa voltar a ter alegria, a ter confiança em si mesmo, a melhorar sua auto-estima pra ter certeza de que é capaz de raciocinar e decidir por si só, sem se sugeitar a usar cabresto.
Sá assim poderemos ter esperança pro futuro.
Um abraço a todos

Anônimo disse...

É incrivel, tenho muito estou muito receoso, quanto ao que vem pela frente. Posso dizer que estamos com uma bela crise financeira pela frente, tenho observado a produção da indústria em Manaus, posse afirmar, neste fim de ano haverá muitas demissões, pois todas as fábricas estão com os estoque lotados e sem produção p/ novembro e dezembro, e pensar que estamos chegando nas festas de fim de ano!!!! Quando observo concecionárias de carros vendendo veículo p/ pagar primeira parcela em fevereiro??? Isso mostra que o brasileiro já está comprometido com seu décimo terceiro, este é para pagar suas dívidas atuais!!! Assim se a indústria não vende, não produz, não há emprego!!! E assim nós vamos seguir vivendo, sobrevivendo, sendo necessário trabalhar à margem da lei, sem pagar impostos, com funcionário irregulares!!!! E aí, o governo não terá os impostos necessários p/ pagar suas contas, seus compromissos, os juros de suas contas!!!! Aí virão aumento de impostos!!!! Que bom!!!! Viva Lula com a culpa do POVO BOBO!!!! Pois acredita que nós pagamos nossas dividas, só porque o Brasil pagou os emprestimos feitos por FHC em seu governo, más não vejo a oposição mostrar a verdade, pois a dívida do Brasil continua a crescer!!!! Hoje uma pobre senhora veio me pedir emprego, aí lhe fui claro, a produção que eu tinha p/ fazer está sendo importada da China, ela se lamentou, aí vinheram me dizer deixa o homem trabalhar!!! lhe demos 04 anos p/ trabalhar, más ele não sabia de nada, não viu nada, e não soube de nada, incluseve que estamos sem produção e sem capacidade de dar emprego aos mais necessitados!!! Só lhe resta ir ao governo pegar um bolsa família e ficar em casa parada!!!
A conta é simples se o Brasil não exporta ele quebra, pois mensalmente o Brasil paga contas externas!!! Se o que sai é maior do que entra, começa a faltar dinheiro p/ fazer a indústria trabalhar!!!!
A questão do Brasil é o comercio externo, se o Brasil não aumentar o dollar, e tornar o produto brasileiro atrativo, nós vamos quebrar!!!! e a coisa é simples, baixa a taxa de juros que os dóllares irão sair do Brasil, tornando o real nemos forte!!!! e aí vamos vender no mundo, trazer divisas para o Brasil através de produtos e não por expeculação, pois produtos geram empregos, empregos geram comercio interno, comercio interno geram impostos, impostos mantem a mamata e a robalheira do governo bem como paga a divida do Brasil!!!! Que Deus nos abenções e derrube um raio na cabeça do Lula, tornando-o mais responsável, e comprometido com o Brasil!!!! Que neste mandato ele trabalhe, e veja as coisas que acontecem em seu governo e no Brasil!!!!

Anônimo disse...

Com o "excelente" congresso que o povo elegeu, e com a continuação do "governo
Lula" por mais 4 anos, não temos que nos preocupar mais com roubalheiras ou falcatruas.
O BRASIL ESTÁ EM "BOAS" MÃOS.

DEIXA O HOMEM TRABALHAR.huauahauah!!!!

Como ia dizendo:
As fronteiras de contato entre a humanidade e as chamadas civilizações
superiores extraterrestres são compreensivelmente amplas. Entendemos, porém, que fatos e
proposições de teorias nos conduzem a um debate essencial e impactante no
que tange ao comportamento humano. Nesse sentido, as perspectivas em torno
das possíveis reações e conseqüências ante a intromissão de seres superiores
no âmbito de nosso domínio, não nos parecem animadoras.Evitarei aqui alimentar
polêmicas improdutivas. O que interessa, deixando as futilidades de lado, é
refletir acerca da probabilidade ou não de um contato imediato com seres extraterrestres.

lula lá outra vez!! disse...

"Vamos fazer, cada um de nós a sua parte. Podem ter certeza de que o trabalho de formiguinha constroi. Vamos tentar reverter esse quadro de descrença e conformismo, de marasmo. O povo precisa voltar a ter alegria, a ter confiança em si mesmo, a melhorar sua auto-estima pra ter certeza de que é capaz de raciocinar e decidir por si só, sem se sugeitar a usar cabresto.
Sá assim poderemos ter esperança pro futuro. "

Cara Nidia: Belas palavras!!!!!Aquilo que vc pede, o pvo brasileiro já descobriu ha muito! É só conferir a expressiva votação em Lula.-Vcs que ainda não entenderam nada.Integrem se no projeto de slavação do Brasil, e olhem o que de positivo o governo Lula tem feeito e continuará a fazer pleo país.

Antenado disse...

Cuidado gente, os petistas estão soltos!!!
Pescoço imobilizado e cinco dias de repouso. É o resultado da agressão de petistas à jornalista Roseann Kennedy, da rádio CBN, que tentou entrevistar o presidente Lula, segunda-feira, na Base Aérea de Brasília

lAURO E TOLENTINO disse...

O ARTIGO PRINCIPAL TOCA MUITO BEM NO CENTRO DO PROBLEMA. REALMENTE O QUE TEMOS VISTO NOS ÚLTIMOS DIAS É A VOLTA DAQUELE CHAVÃO DE QUE O POVO NÃO SABE VOTAR. CONCORDO QUE O CORRETO SERI DIZER QUE A MAIORIA DO POVO VOTOU MAL. ALIÁS NEM FOI A MAIORIA!! O BRASIL TEM CERCA DE 126 MILHÕES DE ELITORES CADASTRADOS NO TSE. SE CONSIDERARMOS A SOMA DOS QUE NÃO FORAM VOTAR, DOS QUE VOTARAM EM BRANCO, ANULARAM O SEU VOTO, OU VOTARAM EM ALCKMIN,CHEGAMOS A CONCLUSÃO DE QUE LULA TEVE MENOS QUE A METADE DOS VOTOS DOS ELEITORES BRASILEIROS.
QUER DIZER, REPITO, QUE MAIS QUE A METADE DOS ELEITORES BRASILEIROS NÃO VOTOU EM LULA. ESTA É A REALIDADE DOS FATOS. O RESTO É CONVERSA FIADA DE PETISTAS.

lula lá outra vez!! disse...

HA HA HA Era só o que faltava! o nosso amigo acima tentando provar que Lula não teve a maioria dos votos! A direita faz cada coisa para deturpar o resultado limpido das urnas!!

Paulinha disse...

Fernando e pessoal,
o resultado final das eleições foi um dos mais tristes. Sabemos que a realidade é dura. Ontem, vendo o pronunciamento de Lula e prestando bem atenção as suas falas, palavras, se já tinha repulsa em relação as atitudes do Pt e de Lula, desculpe pessoal, aumentou ainda mais. Ficou nas entrelinhas, que se o Brasil não for pra frente a CLASSE MÉDIA, RICA, EMPRESÁRIOS e a OPOSIÇÃO é que serão responsaveis pelo fracsso deste novo mandato. Reduzir os gastos do governo que é de forma inconsequente, reduzir as taxas de juros e de impostos, não ter escandâlos e desvios de dinheiro, estimular a produtividade, melhorar a saúde, melhorar a educação.... são DETALHES despresíveis que não serão importantes.
Então, já sabemos de cor o que irá acontecer.

Paulinha disse...

E um detalhe....ficou muito claro que NÃO EXISTE um plano de governo real. As decisões serão tomadas de acordo com os imprevistos e acontecimentos do dia.