quinta-feira, outubro 19, 2006

A CONTINUIDADE DA CRISE

Ao contrário de 2002, quando a eleição de Lula representou, para a maioria, a esperança de um governo digno e competente, e de um Brasil mais próspero, o atual processo eleitoral,a se confirmarem as pesquisas, vai recolocar no poder um presidente enfraquecido ,cercado de acusações e pressionado por uma oposição que parece só ter olhos e pensamentos voltados para o ano de 2010.



A reeleição de Lula vai significar a continuação da crise.Talvez em grau mais intenso. O próprio processo eleitoral se encontra sob suspeita, motivada pela ainda mal esclarecida história do falso dossiê contra o candidato tucano. .Lula não moveu uma palha para se redimir de um governo obscuro, nem sequer tomou qualquer providencia no sentido de promover uma limpeza convincente que projetasse um segundo mandato mais ético.Ao contrário, se escondeu, escamoteou a verdade, fingiu que não era com ele e, com isto, consolidou a certeza de que daqui pra frente nada será diferente.

Ao contrário de 2002, quando a eleição de Lula representou, para a maioria, a esperança de um governo digno e competente, e de um Brasil mais próspero, o atual processo eleitoral,a se confirmarem as pesquisas, vai recolocar no poder um presidente enfraquecido ,cercado de acusações e pressionado por uma oposição que parece só ter olhos e pensamentos voltados para o ano de 2010.

Diante da coleção de denúncias mal esclarecidas e de fatos mal explicados, deixados como herança pelo atual mandato de Lula, é razoável esperar pela multiplicação de CPIs no Congresso e pela atuação do MP no sentido de investigar e esclarecer os fatos nebulosos que marcaram o primeiro mandato do Presidente. É claro que o governo usará as suas armas para evitar que o prosseguimento das investigações o paralise e enfraqueça. De qualquer forma, o novo governo de Lula estará , pelo menos no início,sob permanente pressão da oposição, da mídia e da opinião publica,o que certamente levará a sucessivos embates entre governo e oposição no parlamento, atrasando ou impedindo votações de matérias importantes .

Com dificuldades no relacionamento com a oposição e o Congresso,Lula poderá apelar para uma aproximação mais direta com as camadas populares, desprezando os canais institucionais, numa tentativa de ter no povo o apoio que poderá lhe falta no Congresso. E é justamente aí que mora o perigo. Com as instituições democráticas enfraquecidas e paralisadas , a classe média desmobilizada, e as forças armadas dando sustentação ao governo estarão lançadas as bases para o autoritarismo. É uma hipótese ,é claro, mas não de todo absurda,. O fato é que outros países da América Latina estão a mostrar que esta mistura canhestra de populismo, nacionalismo e autoritarismo passou a ser louvada por muitos setores de esquerda como o caminho de redenção da América Latina. Um governante que se inicia um novo mandato sob o signo da corrupção pode ter dado o primeiro passo neste caminho.
191006

17 comentários:

´´e triste mas é verdade disse...

A verdade é que é vidente que o Geraldo sabe que perdeu.
Mas será que os brasileiros sabem que quem mais perde é o Brasil, elegendo essa quadrilha muito bem aparelhada, para governar o país, por mais 4 anos?

lula lá outra vez!! disse...

veja só que incrível coincidencia:
não precisa acreditar em numerologia !!!
pegue a data da proxima eleição e faça estas contas .

data da eleição :

29/10/06

se voce quizer ajudar o brasil, então some:
29+10+06 = 45

mas se voce quizer afundar o brasil então diminua:

29-10-06 = 13

nídia disse...

Fernando, peço licença para repassar um e-mail que recebi. Está no íntegra, como recebi, e essas informações são de responsabilidade das pessoas citadas (apesar que no MS esse assunto é voz corrente.


''> Pessoal, a informação veio de uma fonte acima de qualquer suspeita. Dr.
> Carlos Madalosso, conhecido médico de nossa cidade, Passo Fundo -(RS )
que
> verificou "in loco" a veracidade das denúncias. Favor verificarem.
Abraço

> PREZADOS SENHORES,
> QUERO FAZER UMA DENÚNCIA. MUITO GRAVE.
> ( SOBRE as 2 FAZENDAS do LULA )
>
> Recebi uma INFORMAÇÃO MUITO GRAVE, de um CIDADÃO, quando estive
> em PRIMAVERA do LESTE (MT), em JULHO deste ano: A informação é
> bombástica: 2 FAZENDAS ganhas pelo Sr. LULA, em função da $PROPINA$
> advinda da compra do novo avião presidencial, junto a BOMBARDIER
do
> CANADÁ. A informação é fidedigna, pois fiquei sabendo no Hotel
> Primavera, de Primavera do Leste (MT), pelo sobrinho do ex-dono da
> fazenda, Sr. MARCOS, que é fiscal da Prefeitura Municipal de Primavera
> do Leste (MT), e que frequenta sistematicamente o Hotel, pelo qual já
> ficou hospedado várias vezes.
> FONE do HOTEL PRIMAVERA: (66) 3498-1333
> (somente a noite )
> Essa informação foi revelada, numa conversa informal, junto a
> vários hospedes . num sábado a noite. Cheguei a checar esta
informação
> com o Dono do Hotel: THIAGO, pelo qual já sabia e, me adiantou que a
> PROPINA foi ganha junto com a intermediação do ZECA do PT e, que o LULA
> também tinha ganho uma FAZENDA de PROPINA, numa localidade próximo da
> cidade de QUERÊNCIA : RIBEIRÃO CASCALHEIRAS, municipio do Estado do Mato
> Grosso.

>
> DADOS INFORMADOS pelo SOBRINHO do EX-DONO:
> -1ª PROPINA:
>
> -FAZENDA, na REGIÃO DO PANTANAL (MS)
>
> -DATA da COMPRA: AGOSTO / 2004
>
> -LOCAL: DISTRITO DE NHECOLÂNDIA (MS)
>
> - CIDADE: CORUMBÁ (MS)
>
> -ÁREA: 32.000 HECTARES
>
> - DETALHES:
> - PISTA de POUSO, CONSTRUIDA APÓS O GANHO DA PROPINA.
>
> - UMA DAS POUCAS FAZENDAS, QUE NA ENCHENTE AS ÁGUAS NÃO SOBREPÕEM
> A ÁREA DA FAZENDA.
>
> - BENEFICIÁRIOS: LULA - "A BESTA BARBUDA" e o ZECA do
> PT (O MAIOR LADRÃO do PAÍS c/ 20 FAZENDAS no MATO GROSSO nos
> dois MANDATOS)
>



> 2ª PROPINA:
>
> - FAZENDA no NORTE-LESTE do MATO GROSSO
>
> -DATA da COMPRA: AGOSTO / 2004
>
> -LOCAL: Próximo a QUERÊNCIA do NORTE (MT)
>
> -CIDADE: RIBEIRÃO CASCALHEIRAS (MT)
>
> - ÁREA: 180.000 HECTARES (Leste do Estado)
>
> -BENEFICIÁRIOS: LULA
> -MOTIVO: COMPRA do AVIÃO PRESIDENCIAL, em AGOSTO / 2004, DA
BOMBARDIER
> do CANADÁ, e, não da EMBRAER.
> ( Obs. Não tenho e, nunca tive qualquer vínculo a partidos
> políticos )
>
> O QUE É ISSO COMPANHEIRO, LULA .
> CADÊ os VALORES MORAIS e o SENTIDO de ÉTICA do PT ? POIS É,
> ELES ESTÃO RINDO da NOSSA CARA. O LULA, o MERCADANTE, o GENUINO,
> o JOSÉ DIRCEU ...o ZECA do PT ..ELES ESTÃO ACHANDO TANTA GRAÇA da
> NOSSA INGENUIDADE.
> REPÓRTERES, CORRAM ATRÁS de DETALHES, OS CIDADÃOS de BEM deste
> PAÍS, AGRADECEM.
>
>
> DELETE O LULA!''

nidia disse...

Notei que pela 1ª vez o nosso amigo lula lá concorda conosco.

" se quizer ajudar o Brasil vote 45. Se quizer afundar o Brasil vote 13"

Júlio César Montenegro disse...

O mais evidente nessa eleição é que está havendo uma divisão em que UMA PARTE DA CLASSE DOMINANTE, aqui bem representada, está chateadissima com a subida do pessoal de "serviço" pelo elevador "social".
Chegam as raias do assassinato, da eliminação FÍSICA como a Nídia que, como eleitora de Alckmin/PSDB/PFL, deve ser finérrima, chiquissima, cultissima, belissima, branquíssima, ler The Economist e outros frufrus, quer "deletar" (anglicismo para o "apagar" usado por pistoleiros...) o presidente eleito e que, pelas pesquisas, tem o voto de 60% de NÓS ELEITORES BRASILEIROS.
Infelizmente, vocês da Casa Grande sempre tiveram apoio dos Capitães do Mato daqui e da matriz USA para escorraçar o pessoal da Senzala quando tentam recusar o lugar humilde que sempre lhe foi designado ("conheça seu lugar!"). Afinal vocês são da TRADICIONAL turma do "SABE com QUEM está falando?" Quem não SABE, pra vocês, só pode ser "ignorante", né?

Sofia disse...

Júlio e....
Como vc sou leitora assídua de caros Amigos e posso com muita tranqüilidade descordar de vc com relação a sua postura ante o PT e ao governo Lula.

Tirei somente um trecho do artigo de: Walter que achei muito bom:
Assunto: 265ª edição (18 de outubro) - Por Lula, apesar de tudo por Walter Takemoto
Data: 18 Oct 2006 11:35:44 -0300

“Menos ainda saudade do Lula do final dos anos 90, que com a Articulação estruturou
um partido que em nada mais se assemelhava ao PT que empolgou operários,
militantes dos movimentos sociais, das organizações de esquerda, estudantes,
profissionais liberais, intelectuais e todos aqueles que alimentavam o sonho
de uma sociedade socialista, e que trocaram suas células por núcleos de bairro,
vilas, fábricas e escolas, dedicando tempo e energia para construir um partido
de massa de verdade. O PT do final dos anos 90 passou a ser o PT dos assessores,
dos cargos comissionados, dos dirigentes profissionalizados, e dos especialistas
das sombras. Passou a ser o PT que deixou de ter um programa socialista para
o Brasil, para ser o PT do projeto estratégico de um determinado grupo, que
estruturou a máquina do partido e das administrações conquistadas para a
concretização desse projeto.”

Está vendo a (IN)evolução do PT e de Lula???? Não fico alheia a isto.
Não me sinto melhor e nem acima de ninguém. Lula sim, com toda aquela sua arrogância, cinismo ele se porta como o “todo poderoso”....”que em todo a história do país ninguém fez como ele..."está acima do bem e do mal...é o presidente teflon rsrs.
Poxa Júlio vc acha que é muito dar a bolsa família para as pessoas carentes? Sobre o Prouni vc sabe que como será a partir do ano? Somente uma pequena porcentagem será de bolsa gratuita e a outra parte será financiada diretamente pela Caixa Federal. Já se viu isto? Fazer prova para se conseguir o financiamento dos estudos. Isto é que será o Prouni.
É tanta mentira na propaganda de Lula. Aquele país que ele gostaria de ter sido presidente é só da imaginação fértil e de seu marqueteiro.Brasil está na frente somente do Haiti em indicie de desenvolvimento. O pior de todos.Míseros 2% de crescimento. Já precisou ser atendido pelo SUS? Já precisou tirar finaciamnetos em bancos e sabe as taxas de juros que se paga? Já viajou pelo Brasil a fora vendo o caos que está as estradas? Sabia que o Lula está transferindo diversos serviços para os chineses? Está ajudando a construir metrô em outros países. E no Brasil, o que ele fez de concreto? A economia, a infração, a base economica já tinham sido equilibrada pelo FHC. Por esta e outras mais, espero que haja mudança de votos, na hora H, nas urnas e mude o resultados.
Lula lá outra vez....vc foi ótimo agora....
Brasil novo, como futuro próspero= 45; Brasil no caos absoluto, no fundo do poço= 13
Então Lula lá... os brasileiros já decidiram:" é 45 na cabeça. É Geraldo presidente".rsrs
Nídia isso é mais "unzinho, só mais unzinho" caso de corrupção de Lula. Lembra que Joãozinho Trinta disse a máxima: O povão gosta é de luxo. O rico é que gosta pobreza. Lula é a imagem e semelhança do povão. E sendo assim mudará o seu voto.

lula lá outra vez!!!!!!!!! disse...

A tucanalha está desesperada e partiu para a falsidade ideológica tentando desmoralizar os petistas...è evidente que o segundo post desta página não é de minha autoria. Não se preocupe cara Nidia, continuo mais Lula do que nunca. mas por favor não apelem.

ANTI-PETRALHA disse...

Para os petralhas a culpa de tudo é sempre "dazelite"...
é estranho ver esse discurso em um partido que tem como um de seus principais aliados o ex-presidente José sarney?
Dentro da concepção petista de elite, o que serie o Sarney? o que seria, por exemplo, a Martaxa?
Seriam quadros da vanguarda do proletariado

nidia disse...

Julio, quando leio os seus comentátios, fico pensando bastante sobre o que vc diz e respeito sua opinião, mas fico tentando entender a sua postura e suas colocações, pq se percebe que vc (vou plagear vc e colocar-lhe adjetivos)é uma pessoa inteligente, culta, diria um "intelectual" antenado com o mundo. Quando recebo alguma crítica faço uma auto-crítica da maneira mais imparcial possível, bastante honesta comigo mesmo e quando percebo que errei assumo publicamente, sem medo de ser feliz!! Mas eu preciso de encontrar fatos , argumentos que possam me convercer de que estou errada.
Mas, como disse o Fernando, vcs lulistas defendem o Lula apontando os erros dos outros. Vcs nunca comentam as denuncias e as coisas erradas que o governo do Lula fez. Até o próprio Lula, ontem, em dicurso assumiu que o PT fez "burrices" durante esse 4 anos.
Então, não vamos ficar tapando o sol com a peneira, eu absolutamente não faço isso, é contra os meus princípios.
Rapaz, absolutamente não sou pmdb, pfl,psdb, Alckmin, apesar de ser filiada a um partido político. Sou contra tudo o que o político faz de errado, seja administrando com incompetência o País, seja desviando desonestamente o dinheiro do povo (O DINHEIRO É DO POVO), seja ele quem for e de que partido for. Os lulistas nos rotularam de tucanalhas nesse blog, sempre no ataque(para se defenderem), mas não perceberam que a maioria de nós não votou no Alckmin no 1º turno. Portanto, eu não sou a favor do Geraldo. Sou contra o Lula e sua quadrilha por todas as inúmeras razões que já foram citadas aqui pelo Fernando, Sofia, Rozena e outros amigos e que não cabe no momento descreve-las e acredito que vc as conheça.
Acho que nós, brasileiros (é, eu também sou brasileira, e também trabalho duro como todo mundo) temos a obrigação de lutar contra a corrupção que tomou conta de vez do cenário político, exigir que seja cumprida a lei e que quem cometeu um ato fora da lei seja punido. Exigir que se faça apuração honesta sobre as falcatruas de TODOS os políticos e exigir que esse canalhas devolvam aos cofres públicos o dinheiro que roubaram. Temos que dar um basta nesse comportamento seja lá de quem for. Isso tem que acabar. Porém, nós não podemos fazer muito, não temos a força suficiente, não temos as armas necessárias, não podemos contar coma força do povo, da massa, pq infelizmente a opinião deles está sendo manipulada, então nossa única arma é o voto pra demonstrar a nossa indignação e tentar tirar essa quadrilha que está no poder (é quadrilha mesmo, o que vc quer que eu diga, são todos bandidos, que roubam, matam, enganam...)E quantos votos a gente puder tirar do Lula a gente vai tirar, seja conversando na rua com o povo, seja nos blogs.
Vc fala de autoritarismo do psdb, mais déspota que o lula? O seu presidente faz o que quer sem respeitar as leis, as convenções. Ele sim se acha acima do bem e do mal. Todos erram, menos ele.
Vc fala da "ascensão da plebe", da "subida" do pessoal de serviço pelo elevador social, do "conheça o seu lugar" de uma forma condenativa, de discriminação, pura e simplismente. A coisa não é bem assim, simples desse forma. Cada região do mundo, cada classe econômica tem as sua convensões e culturar próprias. Nós ocidentias não entendemos a postura dos muçulmanos, por ex. e a nossa atitude é sempre de crítica, baseados em nossas convenções e nossas crenças. Entretanto eles tem as razoes deles, é uma questão de fidelidade às origens, aos propósitos e todos eles respeitam suas crenças, seus dogmas e vão até as últimas consequencias para cumprir o que eles acham que tem que ser. Estão errados? de acordo com as nossas convenções, diríamos que sim, mas se compararmos o nosso comportamento com o deles quem somos nós pra julga-los.
Então vc pode notar que existem conflitos entre raças, credos e classes econômicas que devem ser respeitados, não é uma questão de "fique no seu lugar", simplismente. Se colocarmos uma mulher ocidental entre os muçulmanos ela com certeza morrerá, de uma forma ou de outra.
Quando uma pessoa vai assumir um cargo importante num emprego, por ex., ela vai ser sabatinada pra se saber se ela tem condições de assumir esse cargo. Com os políticos não acontece isso. E o poder, em si, meu caro corrompe, faz com que a pessoa se sinta superior, e se essa pessoa não tem uma estrutura firme, com princípios éticos rígidos de berço e de vida, carater, vergonha, preparo, instrução, conhecimento, base, poderá cometer toda sorte de arbitrariedades. A ascensão da plebe que vc compara com a "subida" do Lula e sua quadrilha ao poder, eu comparo com a "LUXUS" (é meu caro, eu também vejo novela, de vez em qdo). A ascensão da plebe na luxus (ficção) é exatamente o que acontece no governo (real). O pessoal quer usufruir ao máximo uma mordomia, um dinheiro que NÃO É SEU!!!

INDIGNADO disse...

Olha pessoal. estou indignado é com O POVO BRASILEIRO . Sim, ninguem tem coragem de dizer mas eu digo: o povo que reelege um presidente com o caráter desse Lula merece apanhar mesmo!!!Não adianta ficarmos nesse bla bla bla . Digo os mais esclarecidos. O Zé povinho se corrompe por 70,00( quanto vale um bolsa família??? ). Lula corrompeu o POVO. O POVO BRASILEIRO GOSTA DE SER CORROMPIDO. O governo LULA corrompe e conquista o apoio de tres categorias: dos políticos com o MENSALÃO. Dos banqueiros com os JUROS ALTOS. E do POVO com o BOLSA ESMOLA. Não tem erro, é Lula de novo com a força da GRANA!!!!

Sofia disse...

Nídia,
você comparou de uma forma maravilhosa a atitude de Lula e seus companheiros:o quarteto da Luxus.Adorei.

Paulinha disse...

A verdade é triste mesmo e parece não ter como mudar.
Será uma pena para o Brasil e para nós brasileiros. Será insuportável aguentar o Lula por mais 4 anos e ver milhões e mais milhões dos cofres públicos sumirem e ele dizer: eu naõ sei de nada...eu não vi nada, e o pior, aumentar a dependência dos mais humildes e necessitados a uma mísera bolsa-família.
O Brasil de sua propaganda é pura ilusão. Será que podemos processa-lo por fazer propaganda enganosa???

nidia disse...

E o pior Paulinha é que seremos nós, os burgueses da classe média explorada que teremos que pagar a conta!! Segundo os petistas,nossas colocações são erradas, nós somos burgueses alienados, que não nos importamos com os pobres e para nós o dinheiro cai do céu, seremos acharcados, pq não merecemos viver!!!!

Fernando Soares disse...

Nidia, Sofia, Paulinha, “Indignado”, amigos...

A quase certa releeição de Lula nos leva a refletir sobre o que terá levado a maioria a reconduzir ao poder um presidente reconhecidamente corrupto e inepto para o cargo que ocupa, mas que tem um grande empatia e poder de convencimento junto às massas mais carentes e desinformadas. Mas é bom atentar para o fato de que não são apenas os carentes e desinformados os eleitores de Lula. Muita gente da classe média está preferido Lula à Alckmin.. Por que será? Creio que os sociólogos e os especialistas em política vão ter um prato cheio para examinar. O post de “Indignado” toca o dedo na ferida ao se referir ao povo brasileiro e afirmar que ele se deixa corromper facilmente. Tem muito de verdade o que ele afirma.

Quais seriam as chances no Brasil de um candidato que dissesse com franqueza ao eleitor que não lhe daria esmolas, mas tão somente condições para o trabalho e educação de qualidade?Creio que nenhuma. Sim, porque o Brasil para sair do buraco em que se meteu, e que Lula e sua turma ajudou a aprofundar, precisa tão somente que o governo ofereça uma infra- estrutura material para o crescimento econômico e uma infra -estrutura humana que somente a educação e de qualidade poderá proporcionar.Com sua política assistencialista levada ao extemo, Lula e sua turma nada mais estão a fazer do que aprofundando a mentalidade predominante de incentivo ao ócio é a crença de que o governo é uma espécie de instituição de caridade gigantesca, responsável por uma farta distribuição de bolsas , verbas, remédios, comida.Não existe fórmula mágica para que o povo saia do atraso e rompa a barreira do desenvolvimento. Existem duas coisas fundamentais: trabalho e educação; educação e trabalho. Lula incentiva o ócio e a dependência, desestimula o trabalho e desqualifica a educação.

Eu creio que a classe média indignada terá que, literalmente, ir às ruas para protestar contra o bandidtismo, o cinismo e a hipocrisia que tomou conta do País.É o que se fez na Hungria e é o que se faz em países onde o povo tem sentomento de cidadania e muita vergonha na cara. Caso contrário, eles vão se perpetuar no poder. Lula acha fácil governar para os pobres. Agora ele quer governar com os pobres contra o resto da sociedade. Qual o futuro deste país?

Anônimo disse...

Quero saber quantos frequentadores deste blog residem em Sampa?
Na segurança pública, o cenário é alarmante, com a crescente terceirização das penitenciárias, o aumento da criminalidade, o terror e a tortura na Febem onde, segundo a própria Secretaria de Segurança, em 2003 foram registradas 200 rebeliões. Segundo relatório da Febem, o ex-governante alquimista demitiu 1.751 funcionários e, hoje, 6.500 menores vivem em condições subumanas, sofrendo maus-tratos. Nos últimos quatro anos, 23 adolescentes foram assassinados nestas escolas do crime, o que rendeu a Alckmin uma condenação formal da Corte Internacional da OEA. Dados da Unicef revelam que o Estado concentra as piores taxas de homicídios de jovens do país: uma média de 107 mortos por dia!
Essa política de repressão se traduz no aumento de mortes cometidos pela Polícia Militar; em 2003, por exemplo, a PM assassinou 868 pessoas.Querem mais? É só votar no chuchu no próximo domingo.
POSTADO POR SORUS

nidia disse...

Sorus, eu concordo, está tudo errado. Tá difícil de confiar em alguém. Então, eu concordo com o Fernando, temos que ir pras ruas, nos movimentarmos, botarmos a boca no mundo, exigir, não permitir, mas a atitude imediata que podemos fazer, pra mostrar a nossa indignação com tudo isso é trocar de presidente. Votar no Lula é sofrer um estupro pelas próprias mãos, e se violentar, é negar qualquer princípio que nos foi ensinado sobre ética, é negar nossas origens,é banalizar o movimento estudantil dos anos da ditadura, onde muitos jovens corajosos morreram para que esse tipo de comportamento não se perpetuasse, é cuspir na face de nossos mestres e pais, é mergulhar na lama (nessa lama) até não conseguir sair mais!!!
Com relação ao próximo presidente temos que mudar de atitude. Deixar de sermos burrinho de presépio( que tem no lugar de pescoço uma molinha e fica balançando afirmativamente a cabeça) para dizermos não a atos contra a ética, e exigirmos MESSSSSSMO que o presidente e os políticos honrem as calças e um fio de cabelo. Precisamos dar um basta nisso tudo. O que será do futuro do Brasil e dos nossos filhos se essa bandalheira continuar? Como vamos educar os nossos filhos? como vamos mostrar que o correto é uma coisa e que na prática ele tem que ser sacana, do contrário não sobreviverá!! Pelo amor de Deus.

SORUS disse...

Minha cara Nidia, quero que leia mais e se informe melhor. Examine toda a carga de critica que pesa sobre Lula, e VEJA quais os interesses que estão atrás destas criticas. Houve corrupção no governo de Lula como houve nos outros governos. Lula tomou as providências que os outros não tomaram e por isto hoje tem o reconhecimento do povo. Sei que vc não é da elite, mas não se sirva como inocente útil,nas maos desta elite. Votar em Alckmin? É trazer toda esta elite de volta ao poder.