quarta-feira, outubro 18, 2006

ACERTOS E ERROS

Não obstante ter realizado um governo medíocre, marcado pela incompetência e pela corrupção, a campanha eleitoral de Lula consegue a proeza de, através de mentiras e de artifícios elaborados por marqueteiros, escamotear a verdade e convencer a maioria do eleitorado de que ele merece mais quatro anos de governo. A oposição, que não soube ou não quis agir com determinação no momento culminante da crise, mas uma vez age com timidez e se atrapalha neste segundo turno. Não consegue convencer à maioria do eleitorado de que suas propostas de governo são mais consistentes e éticas do que as do adversário.


A campanha presidencial caminha para o final e Lula permanece imune a avalanche de denúncias que atingem o seu governo. Pelo menos, é o que indicam as pesquisas de opinião que dão uma grande vantagem ao presidente. As denúncias de corrupção e de malfeitos que vêm marcando o seu governo desde meados do ano passado, além de não fazerem efeito sobre o seu eleitorado cativo, também parecem não ter impressionado desfavoravelmente os neolulistas, ou sejam, aqueles que tendo optado por outros candidatos na primeira etapa, decidiram votar em Lula neste turno. Se no primeiro turno a questão da ética fez algum efeito sobre o eleitorado no sentido de conduzir a eleição ao segundo turno, isto agora não acontece. O eleitorado parece estar se deixando seduzir e envolver pela propaganda mais bem elaborada. E pelo jogo pesado que a candidatura governista vem impondo

Do jogo pesado fazem parte tanto a tática de acobertamento da origem do dinheiro do dossiê pela Polícia Federal, quanto o terrorismo eleitoral que atribui à candidatura oposicionista, caso vitoriosa nas urnas, o extermínio do Bolsa Família, além do reinício das privatizações. Soma-se a isto o fato da campanha petista pelo rádio e TV estar sendo conduzida de maneira mais competente do que a do candidato de oposição. Não entrando no mérito da sinceridade dos projetos, propósitos e promessas que o candidato oficial expõe no horário eleitoral, a sua mensagem tem sido mais direta, objetiva e melhor assimilada pelo eleitorado, pois toca, demagogicamente, em temas que são caros à grande massa da população :a continuidade e ampliação do Bolsa Família, a geração de emprego, e a ênfase na identificação do candidato petista com o povo Tudo isto, mais a identificação da candidatura de Alckmin com o governo de FHC, tem tido um efeito demolidor sobre a candidatura tucana.

Enquanto isto, a campanha de Alckmin parece ter se perdido entre a continuidade das denúncias e os projetos de governo. Neste último aspecto, Alckmin não vem conseguindo marcar as suas diferenças em relação a Lula. O fato é que não basta apenas prometer moralidade e ética – embora isto seja fundamental – é necessário convencer que seus projetos de governo serão capazes de promover o crescimento sem acelerar a inflação e de integrar de maneira efetiva as milhões de pessoas neste processo de crescimento.Ao invés disto, além de não marcar com nitidez estas diferenças, tem permanecido na defensiva dos ataques petistas.

Não obstante ter realizado um governo medíocre, marcado pela incompetência e pela corrupção, a campanha eleitoral de Lula consegue a proeza de, através de mentiras e de artifícios elaborados por marqueteiros, escamotear a verdade e convencer a maioria do eleitorado de que ele merece mais quatro anos de governo. A oposição, que não soube ou não quis agir com determinação no momento culminante da crise, mas uma vez age com timidez e se atrapalha neste segundo turno. Não consegue convencer à maioria do eleitorado de que suas propostas de governo são mais consistentes e éticas do que as do adversário.
191006

8 comentários:

LULA LÁ OUTRA VEZ!! disse...

Amigo...O PSDB foi derrotado pela postura preconceituosa de seu candidato e na negação sistemática de qualquer avanço obtido pelo governo. O Brasil está melhor só não vê quem não quer.

rosena disse...

Fernando
O que não entendo é essa mudança brutal de votos de Alckmin para Lula. A campanha do tucano tem errado bastante, mas ainda estou achando exagerada a vantagem que as pesquisas mostram Parece que o terrorismo vem dando ótimo resultad. E que a sociedade ficou com trauma das privatizaçoes. Não é?


É

Anônimo disse...

Temas que arrasariam LULA, mas que Alckmin, caraca, nào tem coragem de apresentar: -LULA É A FAVOR DO ABORTO [perderia uns 7 milhões de votos aí] -LULA TEM APOSENTADORIA DE mais de 4 MIL REAIS, por 10 dias de prisão. {perderia ai uns 10 milhões de votos] -LULA TEM UM FILHO, AGORA DIZEM POR AI QUE TBM UMA FILHA QUE RECEBERAM MILHÕES DE DINHEIRO PUBLICO. [perderia ai uns 5 milhões de votos] Pelo sim ou pelo nào usando estes 3 temas Alckmin roubaria no minimo 10 milhões de votos de Lula. Agora uma pergunta:PQ ELE NÃO TOCA NO ASSUNTO? Seria coisa do marqueteiro, fajuto, fraco e talvez convivente com o outro lado? Seria pq AlCkmin tem rabo preso? Seria pq Alckmin é um banana?

Caio R disse...

Ao contrario do que o autor do blog afirma no artigo, eu não acho que a campanha de Alckmin esteja errada. ele tem feito o que é possível. Critica a falta de ética do governo do PT e propõe as suas metas. O que está errado é o povo que prefere o bla bla bla de lula, mesmo sabendo ser ele o chefe de uma quadrilha de ladrões. Se o povo prefere a ladroagem à ética , problema do povo.Alckmin não precisa se rebaixar ao nível do PT para conseguir votos. O povo precisa apanhar para aprender.

Sofia disse...

Olá Fernando
A campanha de mídia do Pt está mais chamativa e recheada de mentiras, mentiras e mais mentiras.
Aquela fala mansa, aquele olhar de ator de 5ª categoria do Lula e de seus auxiliares não engana muito mais não.O brasileiro aprendeu a lição. Acho que está dando uma falsa idéia e na hora H votará em Alckmin. E as pesquisas não são válidas, fatos reais.Pode retratar o momento, mas não o resultado da eleição em si.
Será decisivo estas duas últimas semanas para Alckmin. vamos aguardar para ver a sua propaganda, sua presença em debates. Ainda acredito na mudança de votos.
E Lula lá ....só você que vê que o Brasil está melhor. Onde vc mora afinal de contas? Em que Brasil você mora???? Das duas uma rsrs: você faz parte do esquema petista e leva o seu ou, desculpe tá, é um inocente útil.

Júlio César Montenegro disse...

"Mentiras e artifícios elaborados por marqueteiros"? Tão falando de quem? Do Collor "caçador de marajás" que saiu direto dos laboratórios veja/globo, inclusive obrigando sequestradores a vestir camisas do PT, para a presidência?
Do FHC, na reeleição comprada a 200 mil por deputado, negando a desvalorização do real, com a cumplicidade da Miriam Leitão da globo, decretada 12 DIAS depois de reeleito?
Anônimo, continue escondendo sua ignorância mentirosa. Ignorância: 7+10+5= 22 milhões (como chegou a 10 milhões logo a seguir?!) de votos a menos por coisas que só você acha que exploraria. A mídia global onde o tucano apóia a bunda (veja capa da Carta Capital sobre a armação do delegado da PF com a cumplicidade de folha, estadão, globo, que LEVOU A ELEIÇÃO PRO 2° TURNO) já esgotou a aposentadoria do Lula; a filha foi exposta em 89 pela mãe, Miriam Cordeiro, contratada pelo Collor para inventar que Lula (cuja mãe criou a garota-neta) era a favor de aborto. Agora filho escondido quem tem é o FHC há mais de 10 anos! Mas isso você só vai saber se perguntar a algum leitor de Caros Amigos.
Sofia e Caio-o-povo-precisa-apanhar que falam de um povo, o BRASILEIRO, ao qual não querem pertencer, CAIAM NA REAL. O povo que vocês tanto desprezam está votando no Lula contra as eternas manipulações da mídia que serve aos barões, como sempre serviu, simplesmente porque está vivendo melhor. Inclusive com o que vocês chamam de "esmolas" que o Alckmin prometeu acabar até pegar mal. Pra vocês, que estão por cima (de que?!!!) 6 milhões de famintos que melhoraram sob o NOSSO PRESIDENTE não valem nada. Desçam à NOSSA terra.

Fernando Soares disse...

Julio
O grande mal da maioria dos petistas é tentar encobrir os seus erros com o cobertor dos erros dos outros. A campanha de Collor foi uma farsa?De pleno acordo.O processo de reeleição de FHC foi um golpe instrumentalizado com muita grana? Quem pode negar?Nada disso isenta o PT e o governo Lula dos malfeitos praticados e fartamente noticiados pela imprensa. Ou vc é daqueles que acredita que tudo não passou de um conluio entre a oposição, a mídia e o capital internacional? Se existem petistas honestos e bem intencionados- e eu acredito que existam – deveriam ser os primeiros a exigir uma limpeza ética no partido e no governo, a começar pelo próprio presidente Lula. Vc não acha ? Critiquem os governos anteriores, mas , por favor, tenham a humildade de reconher os seus próprios erros...

Sofia disse...

Júlio,
Como vc sou leitora assídua de caros Amigos e posso com muita tranqüilidade descordar de vc com relação a sua postura ante o PT e ao governo Lula.

Tirei somente um trecho do artigo de: Walter que achei muito bom:
Assunto: 265ª edição (18 de outubro) - Por Lula, apesar de tudo por Walter Takemoto
Data: 18 Oct 2006 11:35:44 -0300

“Menos ainda saudade do Lula do final dos anos 90, que com a Articulação estruturou
um partido que em nada mais se assemelhava ao PT que empolgou operários,
militantes dos movimentos sociais, das organizações de esquerda, estudantes,
profissionais liberais, intelectuais e todos aqueles que alimentavam o sonho
de uma sociedade socialista, e que trocaram suas células por núcleos de bairro,
vilas, fábricas e escolas, dedicando tempo e energia para construir um partido
de massa de verdade. O PT do final dos anos 90 passou a ser o PT dos assessores,
dos cargos comissionados, dos dirigentes profissionalizados, e dos especialistas
das sombras. Passou a ser o PT que deixou de ter um programa socialista para
o Brasil, para ser o PT do projeto estratégico de um determinado grupo, que
estruturou a máquina do partido e das administrações conquistadas para a
concretização desse projeto.”

Está vendo a (IN)evolução do PT e de Lula???? Não fico alheia a isto.
Não me sinto melhor e nem acima de ninguém. Lula sim, com toda aquela sua arrogância, cinismo ele se porta como o “todo poderoso”....”que em todo a história do país ninguém fez como ele.
Poxa Júlio vc acha que é muito dar a bolsa família para as pessoas carentes? Sobre o Prouni vc sabe que será a partir do ano que vem somente uma pequena porcentagem será de bolsa gratuita e a outra parte será financiada diretamente pela Caixa Federal. Já se viu isto? Fazer prova para se conseguir o financiamento dos estudos. Isto é que será o Prouni.
É tanta mentira na propaganda de Lula. Aquele país que ele gostaria de ter sido presidente é só da imaginação fértil e de seu marqueteiro.Brasil está na frente somente do Haiti em indicie de desenvolvimento. O pior de todos. Por esta e outras mais, espero que haja mudança de votos, na hora H, nas urnas e mude o resultados.