quinta-feira, setembro 21, 2006

A RESPONSABILIDADE DE LULA

O fato é que, desde que assumiu o governo, o comportamento de Lula e seus companheiros têm ultrapassado os limites da legalidade,e muitas vezes, entrado em choque frontal com a Constituição, com a moral e os bons costumes políticos, numa atitude típica de quem não se adapta ao mundo da democracia.



CULPA DA OPOSIÇÃO?Quem colocou esta turma no governo?
A RESPONSABILIDADE DE LULA

Pressionado pelos fatos, o PT mais uma vez tenta escapar pela tangente, se enrola, se complica , se contradiz e tenta atribuir à oposição os seus malfeitos, as suas trapalhadas.Flagrado numa ainda mal explicada montagem de um dossiê contra o candidato ao governo paulista, José Serra,membros e lideranças do partido se contradizem.

O fato é que, desde que assumiu o governo, o comportamento de Lula e seus companheiros têm ultrapassado os limites da legalidade,e muitas vezes, entrado em choque frontal com a Constituição, com a moral e os bons costumes políticos, numa atitude típica de quem não se adapta ao mundo da democracia.Atuam como se permanecessem no submundo da política, como se mafiosos fossem, e como se nenhuma responsabilidade tivessem no sentido de preservar a ordem e as instituições democráticas do país.

Ao contrario, tomam atitudes que parecem visar muito mais a implosão da democracia, agindo como terroristas e usando como armas o golpe baixo, a chantagem contra adversários, e muito dinheiro, cuja origem é incerta e duvidosa.Atuam na política como se esta fosse uma guerra sangrenta pelo poder, onde qualquer meio é válido para se alcançar o fim pretendido.

É irrelevante, agora, saber se o presidente tinha ou não conhecimento deste episódio específico. Durante mais de um ano estamos a discutir se Lula sabia ou não sobre os fatos escabrosos que envolvem o seu governo, como se o fato de saber ou não saber o tornasse culpado ou inocente. Não é esta a questão. A questão é que o presidente da República tem, sim, responsabilidade sobre os fatos criminosos que ocorrem. Foi por sua obra e graça que estas pessoas se incrustaram na administração federal. Foi sob seu comando e orientação que pessoas como José Dirceu, José Genoino, Delubio Soares,Antonio Palocci e Ricardo Berzoine assumiram os principais postos da administração e do partido. Foi sob sua orientação que a máquina pública federal foi aparelhada com militantes inescrupulosos , dispostos a agir contra a nação em defesa de interesses mesquinhos e particulares. Enfim, Lula colocou no governo o que de pior existe nos quadros da militância partidária, e se isto deu no que deu, é ele o responsável principal.

Se Lula for responsabilizado por crime eleitoral e perder o cargo, não terá o PT como culpar a oposição, que, ao longo de todos os episódios que vem marcando o governo Lula, tem tido um comportamento discreto, tímido e condescendente demais.Terá o PT que olhar para a própria casa, e encontrar os elementos que levaram o governo de Lula ao abismo. Se Lula escapar ileso de mais esta, for reeleito e assumir por mais quatro anos, terá que agradecer à oposição, pois foi ela a sua grande aliada nestes momentos de crises, provocadas, todas elas, por seus próprios partidários. Tivesse Lula nos seus calcanhares uma oposição tão intransigente quanto a do PT nos governos anteriores, estaria há muito, fora do poder.
210906

18 comentários:

RENER disse...

Embora eu não acredito que o PT esteja envolvido em compra de dossiê, há necessidade de checar a veracidade do dossiê. Ver o porque do Xuxu e Serra estão inseridos nele.
O papel da oposição é malhar a situação e vice versa, mais chegar assim às raias da perversidade já é demais.
Só faltam chegar às vias de fato.
O Borra, o Agripa, o Herac o Virga, os Maias e os Baias, estão mesmo a fim de botar areia na sopa do Lula, de jogar merd-a no ventilador.
Um país na mão dessa gente seria o fim da picada.
O Lula ganhando essa eleição, pra a próxima terá que aparecer novas lideranças, pois essas que estão aí ninguem merece.

Anônimo disse...

Com certeza FERNANDO. Eu, particularmente, acho que o barco já afundou. E que agora estão tentando dar uma saída honrosa para o caso. E, pessoalmente, acho que DESTA VEZ o Lula não sabia desta trapalhada toda.

Segundo a Cristiana Lobo, um assessor do Planalto lhe informou que o Lula estava aos berros com todo mundo na reunião. (Está no G1) Dá uma espiada lá.

Anônimo disse...

Também não acredito que o PT esteja envolvido na compra do dossiê. Acredito, isso sim, que o PT armou toda essa história de dossiê. Por quê? Pra livrar a responsabilidade de Lula. A responsabilidade por tantos escândalos que aconteceram nesses quatro anos de governo. E pensar que Collor (não que eu esteja defendendo o governo hipócrita de Collor) tenha sofrido impeachment bem menos... Mesmo tentando, o PT não vai conseguir derrubar a vitória de José Serra para o governo de São Paulo. Serra é o candidato preparado e competente, com experiência para comandar o Palácio dos Bandeirantes com a mesma eficiência que comandou a prefeitura de São Paulo e o Ministério da Saúde.

rosena disse...

"Ao votarem pela segunda vez no maior farsante de toda a história política brasileira, passam da condição de eleitores a cúmplices, conscientes da lamentável desagregação ética e moral que assola o País." (Carlos Vereza)

nidia disse...

Concordo, professor, em genero, número e grau com seu artigo. A questão não é mais se o governo do Lula foi bom em alguma coisa ou pra alguém, se beneficiou os pobres, etc. A questão é a grave postura a que o seu governo se coloca e a forma como ele age para solucionar os problemas. Pra ele (governo), todos os meios justificam os fins. Todos, no governo, são responsáveis pelas condutas tomadas. Não tem essa de ficar se escondendo, se esquivando: "eu não sei de nada". Ora, o Lula é um homem ou um rato! Não tem como separar o Lula do seu escalão. As pessoas que governam esse país são de inteira confiança do presidente. A corrupçãp começou no PT, depois passou pro governo, e agora está NA CASA do presidente. Como é que ele pode não saber de nada? Agora, que isso foi uma grande besteira do Pt, isso foi. O que eles ganham com isso? somente eles mesmos pra responder. Mas como alguém pode pensar que foi a oposição o cabeça do ato? As cabeças petistas já rolaram, todos já confessaram o feito. Não é o artigo do Fernando que está culpando o Pt, são os próprios petistas que colocaram a corda em volta do próprio pescoço.Acho que eles apostam com muita tranquilidade na impunidade e no marasmo do povo, que sofreu lavagem cerebral por muitos anos, foi treinado a não raciocinar e acreditar em discursos de uns grandes caras de pau.
Concordo com o Cristovam quando ele fala que deveríamos chamar corruptos de ladrões. Concordo com o Carlos Vereza que quem votar no Lula passa da condição de eleitor a cúmplice.
Nunca vi coisa igual.

Sofia disse...

Olha Fernando e pessoal,
Se desta vez, nós brasileiros, não tivermos uma resposta satisfatória, justa, cabível, crível como a impugnação da candidatura de Lula ou se se , por acaso, ainda ele seja reeleito, que não seja destituído do cargo. Se isto não acontecer, pessoal, ACABOU todos os PODERES do Brasil. Brasil será um pais SEM LEIS. Pode-se rasgar a Constituição, “bombardear” o Palácio, Congresso, Senado....... Viveremos uma situação inédita no mundo: um país sem leis, justiça. Será a era do caos absoluto.
Uma única coisa ainda não tenho resposta, se alguém puder me responder rsrs: Pq a fidelidade cega, absoluta a esse homem? Pq? Pq tantas pessoas já saíram de cena e ele não?
E o PT não é um partido político e sim uma organização criminosa bastante sofisticada e organizada.

Sofia disse...

Opsss, uma pequena correção:
" que Lula seja destituído de seu cargo de Presidente".

Lula lá outra vez!! disse...

É impressionate a parcialidade da mídia neste país, e de algumas mensagens neste blog.. Todo o foco votado para quem preparou o dossiê,mas nada se diz sobre o seu conteúdo. Serra está caladinhao. Por que será?Querem apurar? Tudo bem, que se apure tudo. Lula é o primeiro interessado, pois é o único prejudicado. Quero ver tb o caso Serra com a máfia dos sangussugas ser apurado direitinho. O pau que dá em Chico dá em francisco.

tucano arguto disse...

Já são 7 membros graduados do PT envolvido neste escandalo do dinheiro (que não aparece o dono e de que conta ele veio e quem abastecia as contas e quem sacou) e se diz que ainda se tem mais 4 a ser exposto, e vem petista dizer que é golpe do PSDB? O PT é santinho? O dinheiro é do PSDB?
Pelo amor de deus será que estes petistas acham mesmo que somo imbecis?
Igual a eles não somos, podemos não ser genios mas temos inteligencia, quanto a eles sei não.

Anônimo disse...

Só uma perguntinha que não quer calar:QUANDO VÃO INVESTIGAR O SERRA?

nidia disse...

Petistas
Nós somos imparciais mesmo!!!
É claro que estamos aguardando, como vcs, que se apure a verdade com relação ao Serra. É obvio que se ele estiver metido nessa lama tem que ser punido também. Quando a gente comenta sobre um grave crime político, a gente não está esquecendo dos outros, apenas estamos comentando o fato em cheque.
Agora, parem de ficar tapando o sol com a peneira e ficar tentando disfarçar os crimes cometidos pelo PT e seu lider. Nada justifica esses crimes, que são muito graves por sinal. Nós estamos perplexos e enojados com o rumo que as coisas estão tomando nesse país.
A dúvida da Sofia é a minha também:pq a fideledade cega? O que faz uma pessoa não enxergar o óbvio. Pq não existe defesa para esses atos, mas as pessoas insistem em tentar desviar o assunto pra, simplismente não dar o braço a torcer, ou derrepente pq existe interesse particular, só pode.

Fernando Soares disse...

Amigos
Algumas mensagens a favor do governo – afinal o espaço é democrático -, mas a maioria revelando uma justa indignação com mais este episódio de banditismo oficial. Neste ponto, as mulheres deste blog – Nídia Sofia e Rosena – têm se revelado particularmente críticas, demonstrado aguda sensibilidade para detectar as mazelas deste governo e condena-las.
Poucos governantes na história republicana tiveram a popularidade e o prestígio de Lula ao iniciar o seu mandato em 2003. Ele carregava a sincera esperança de milhões de brasileiros – não a minha, é bom que se diga.Poderia ter montado um governo de qualidade, selecionando grandes quadros da administração, da política, da economia e da intelectualidade.Mas Lula parece ter aversão à competência, e se cercou de gente da pior espécie: políticos derrotados de seu partido, militantes e sindicalistas sem nenhuma competência.Hoje, resta a Lula apenas a popularidade, mantida às custas de muito dinheiro público transferido da bolsa do governo para o bolso dos “pobres”, que ele quer transformar no seu eleitorado cativo...

rosena disse...

Fernando
Obrigada pelo "aguda sensibilidade". na verdade nem é preciso ter muita sensibilidade para ver que este governo não tem salvação. basta ter um pouquinho s de senso critico.Como disse a Nidia nós não somos intransigentes como eles. TB acho que se o Serra tiver culpa no cartório tem que ser punido .

nidia disse...

E querem saber, eu ainda não acredito nas pesquisas, ainda acho que elas estão sendo manipuladas, e acho que a gente ainda vai se surpreender com o povo brasileiro e o resultado da eleição.

nidia disse...

ELEIÇÕES 2006 / CRISE DO DOSSIÊ

PF afasta delegado e faz intervenção branca para controlar investigações
Orientação é restringir acesso a informações e concentrar apuração em policiais de confiança do diretor do órgão

O delegado Edmilson Pereira Bruno, que prendeu petista e ex-policial em São Paulo e fez a apreensão do dinheiro, está fora do caso

LILIAN CHRISTOFOLETTI
(artigo publicada no Folha de São Pulo, hoje)

Rosena disse...

Pois é Nídia.Sob o comando de Thomaz bastos a PF vai agir como poícia do partido e fazer tudo para barrar as invstigações

Anônimo disse...

O preguiçoso, cachaceiro e apedeuta, o lider dos dos parasitas e dos desocupados está sentindo na pele neste momento a reação da sociedade à demagoagia, mentira e manipulação.============== Ninguém engana a todos por todo o tempo============O pior governo da história do Brasil está chegando ao fim.=============Não esqueçam o que Heloisa Helena fala a respeito de Lulla e sua gangue: são capazes de CALUNIAR, MENTIR, MATAR e ROUBAR.

Sofia disse...

Fernando,
Olha, que desta vez Lula está mesmo encurralado em suas trapaças. Dele e de seu partido.
Não tem mais como esconder atrás de alguém.
Como Rosena disse, temos apenas uma visão crítica da situação. Sempre tive tbém a mesma opinião de Nidia: os dados das pesquisas são manipulados e teríamos uma surpresa nas urnas. Vamos aguardar este próximo final de semana.