terça-feira, setembro 19, 2006

QUE SE INVESTIGUE TUDO!


O assessor da Presidência, Lula e Serra: quem vai dançar nessa história?

QUE SE INVESTIGUE TUDO!
O PT não toma juízo! Depois de protagonizar valerioduto, mensalões, dólar na cueca, dança da pizza e outros atos pouco dignos, o nome do partido mais uma vez aparece envolvido numa história que precisa ser esclarecida para o bem do interesse público. Trata-se da negociação entre Luis Antonio Vedoin, pessoas ligadas ao PT e a revista Isto É de um dossiê contendo supostas provas do envolvimento de José Serra com a máfia das ambulâncias superfaturadas. Não se sabe até onde vai a participação do partido ou do governo neste episódio, mas, pelo que foi apurado, chega bem próximo ao gabinete de Lula, pois envolve um assessor da Presidência, Freud Godoy

. O caso é grave porque tanto envolve situações e revelações que podem comprometer a imagens e candidaturas De Lula, se ficar provado o seu envolvimento ou de sua campanha neste episódio. De Serra, se ficar provado que o tal dossiê diz a verdade sobre a participação do tucano no esquema das ambulâncias.

O primeiro aspecto a ser enfocado é o do provável uso de métodos escusos para se conseguir “provas” contra um político. Se os Vedoin possuíam um dossiê com revelações bombásticas contra os candidatos Serra e Alckmin, deveriam tê-lo apresentado há mais tempo, quando de suas primeiras denúncias, e usando os canais competentes do Ministério Público e da Polícia Federal. Se não o fizeram na ocasião propícia, e agora usam como instrumentos o PT e a revista Isto É, colocam sob suspeita a veracidade do que divulgam, e sinalizam que se trata, isto sim, de uma grande farsa.Por fim, em sendo verdadeiros os fatos, cometeram crime de ocultação de provas.

O segundo aspecto é sobre a participação de pessoas ligadas ao partido e ao governo. Sabe-se que seriam pagos cerca de dois milhões pelo dossiê, mas se desconhece a origem deste dinheiro.Ao mesmo tempo, não se sabe como seria usado o material, mas está óbvio que o objetivo era detonar a candidatura de Serra ao governo do estado, com benefício imediato para o seu concorrente mais próximo, o petista Mercadante. De qualquer forma, o estrago na candidatura de Serra já começou a ser feito com a divulgação da reportagem da revista, neste final de semana. Nela, Darci Vedoin acusa as gestões de Serra e de seu sucessor no Ministério da Saúde, Barjas Negri, de facilitação da ação da máfia das ambulâncias, entre 2000 e 2002. Portanto, independente do fato das revelações e documentos serem verídicos ou não, o crime eleitoral já está caracterizado.

Um outro aspecto, que a rivalidade entre os partidos e a parcialidade de certos setores da mídia têm desprezado, é que, por mais desqualificados que sejam os acusadores, por mais descrédito que mereçam os intermediários, e por mais sujos que sejam os propósitos de todos,o fato é que há uma acusação grave contra José Serra. Como provas, existiriam vídeos, agendas, fotos. Se José Serra quer preservar o bom conceito que desfruta no mundo político, deve ser o primeiro a exigir que se investigue e se esclareça este episódio. Não pode ter o mesmo comportamento de Lula, que “não sabia, não via, não conhecia”, gerando dúvidas e inquietações sobre sua pessoa e seu comportamento ético.

Portanto, para o bem de todos e felicidade geral da nação, este episódio tem que ser investigado e esclarecido sob todos os ângulos. Se, por um ângulo, a investigação levar à comprovação de que todo o dossiê não passa de uma grande farsa, montada para derrubar uma candidatura, fica caracterizado o crime eleitoral , se provado o envolvimento do PT ou do próprio candidato.Neste caso,.que a candidatura de Lula seja impugnada, e ,se eleito e empossado, que seja destituído. Se, por outro ângulo, as investigações provarem o envolvimento de Serra com o esquema das ambulâncias superfaturadas, que ele seja responsabilizado e exemplarmente punido. É assim que se processa nos países democráticos. O que não pode é a sociedade continuar a assistir perplexa a uma sucessão de denúncias e de escândalos sem que nenhuma providência seja tomada e tudo termine no vazio.
190906

10 comentários:

Salles disse...

Senta que la vem a história



Polícia está perto de identificar quem mandou comprar o dossiê contra Serra
O ministro Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, avisou hoje a Lula que a Polícia Federal está perto de descobrir quem foi o mandante da operação de compra do dossiê montado por Luiz Antônio e Darci Vedoin, donos da Planam, e que supostamente liga o ex-ministro da Saúde José Serra à Máfia dos Sanguessugas, responsável pelo desvio de dinheiro público para a venda superfaturada de ambulâncias a prefeituras.
Embora tenha orientado Thomaz Bastos e outros membros do governo a saírem em defesa de Freud Godoy, responsável pela segurança de suas campanhas e funcionário da secretaria-particular da presidência da República, Lula já sabe que ele participou da operação de compra do dossiê juntamente com o ex-agente federal e advogado Gedimar Pereira Passos, funcionário do Diretório Nacional do PT.
O mandante da operação será identificado tão logo a polícia desvende a origem dos R$ 1,7 milhão que seriam entregues aos Vedoins em troca do dossiê, segundo Lula ouviu de Thomaz Bastos. Lula respondeu que o mandante e os participantes da operação devem ser punidos com rigor. Ele teme que a repercussão do escândalo o impeça de ser reeleito no primeiro turno. Quer um desfecho para o episódio o mais rápido possível.

rosena disse...

Fernando ...Esta historia ta mal contada.Acho que a divulgação de m dossiê neste momento prejudica as duas candidaturas, a de Lula e a de Serra.Acho que desta vez o molusco não tem a ver com a história. Quanto a Serra ter algo com esta máfia també acho que não. ele não é tão estúpido assim.Quanto ao final, alguem duvida que tudo termina em pizza?? como sempre.

mmfm disse...

Concordo.Em ambiente eleitoral a imprensa deveria observar o princípio da imparcialidade, sem prejuízo de buscar a verdade. No caso dos dossiês, parece que uma cortina de fumaça foi levantada. A imprensa, que tem a liberdade de expressão, tem o dever de observar o ambiente eleitoral de modo isento. O que parece é que está se desviando do foco da questão. Deveria analisar o conteúdo dos dossiês, verificar a possível ilicitude também de todos os citados. Esperemos os resultados da investigaçào oficial e o pronunciamento oficial do Poder Judiciário

lula lé outra vez!! disse...

Que interesse teria Lula e o PT, nesta altura do campeonato, de melar as eleições. Somente se Lula fosse um louco varrido!O que vc acha? Não seria muito mais lógico que a oposição aprontasse esta farsa e culpasse o PT?Quem tem a ganhar e quem tem a perder com isto?Pensem bem. Lula com muita razão disse que quer tudo isto investigado.Tem que exigir mesmo. A oposição perde nas urnas e quer ganhar no tapetão.

LEVANTE disse...

O caso do dossiê é revelante mas até agora o PSDB não soube tirar vantagem disso. Suas inserções na tv ainda falam de mensalão e dólar na cueca. É preciso veicular sistematicamente no horário política uma peça que fale do novo escândalo, dê nome aos bois e cole esses bois na figura no presidente. Material não falta para isso: segurança do Lulla, churrasqueiro do Lulla. O povo vê aquilo, assiste a cobertura nos telejornais e pronto - o estrago está feito. Muito lógico e óbvio. Só o comite de campanha do Alckmin é que ainda não sacou.

Anônimo disse...

LULA LÁ OUTRA VEZ VC ACREDITA EM PAPAI NOEL?VC QUER DIZER QUE OS TUCANOS PEGARAM UMA NOTA PRETA, CONTRATOU ASSESSORES DE CONFIANÇA DE LULA A PREPARAR UM DOSSIÊ PARA DERRUBAR SERRA???????????
TEU ARGUMENTO É PRIMÁRIO!
SEM COMENTÁRIO

Sofia disse...

Indignação é a palavra mínima para expressar o que nós brasileiros que nutrimos os cofres com altas taxas de tributos sentimos diante deste novo fato. Mais um escândalo envolvemos desvio de dinheiro diretamente do Palácio, do andar do presidente.
O que podemos pensar?
Que é PT não é um partido político, mas sim um organização criminosa sofisticada que está no poder, onde consegue cometer tantos crimes envolvendo milhões e mais milhões de reais e consegue ficar impunes.
O que mais me surpreende é a fidelidade cega à Lula. Tantas pessoas sacrificaram sues nomes(a lista é grande), suas carreiras políticas em nome da preservação do governo e do partido. Isto me intriga e me pergunto: pq isto acontece? O que leva estas pessoas agirem assim diante da opinião pública, de seus familiares, de seus ideais? O que os prende a este homem?
Uma coisa posso dizer: Lula com a imagem de “pobre”, “analfabeto”, fala a linguagem compreensível da camada mais pobre do Brasil, fala o que o povão que ouvir: comida no prato, ele consegue enganá-los e como tem índole de ditador vai conseguindo manipular estas pessoas na sua fragilidade e dignidade como ser humano para atingir os seus ideais: o poder as duras penas e sacrifícios.

Marina disse...

Só pode ser Deus ouvindo a prece dos brasileiros. Só pode ser rs.
Lula, PT pensam que estão acima do bem e do mal, que podem tudo, ainda não foram barrados nos outros casos de corrupção, desta vez, vacilaram feio. Torço para que sua candidatura seja inpugnada de vez.

Anônimo disse...

Lula lá outra vez....você é um inocente útil???? Ganhou parte do mensalão? Faz parte da cúpula do PT? Tem fideliddade cega ao PT? Ou é como marido traído: é o último a saber e deixar a ficha cair?
Foi mais uma burrada do PT e do Sr Lula ( ele sabia e deve ter autorizado ) para tentar demoralizar José Serra aqui em São Paulo em favor do Aloísio. Só que errou o tiro e acertou onde não devia.

Fernando Soares disse...

Amigos
O sapo barbudo, mais uma vez, tentará sair deste episódio como inocente traído. Isto o colocará em posição vantajosa perante o povão, que tem simpatia pelo seu discurso populista, e pelo fato de se colocar como vítima e não como chefe de uma quadrilha. O povão acredita sinceramente nisto. Enquanto as investigações não produzirem uma prova que ligue em definitivo a figura de Lula com a quadrilha, o povão continuará acreditando em Lula e achando dser ele vítima de um grande complô da elite malvada que quer afastá-lo do poder.No Brasil, infelizmente, o mito é mais forte do que a realidade...