quinta-feira, setembro 28, 2006

OBRIGAÇÃO MORAL

Hoje em dia, debate eleitoral virou apenas um mero instrumento tático dos partidos e dos candidatos: quem lidera as pesquisas se ausenta, quem está atrás comparece.Quem lidera acha que só tem a perder se comparecer, quem não lidera acha que só tem a ganhar comparecendo.

OBRIGAÇÃO MORAL

Debate eleitoral, como muitas outras, já foi coisa séria neste país. Já se foi o tempo em que contavam com o comparecimento de todos os candidatos e serviam como ponto de referência para a decisão final do eleitor.Hoje em dia, debate eleitoral virou apenas um mero instrumento tático dos partidos e dos candidatos: quem lidera as pesquisas se ausenta, quem está atrás comparece.Quem lidera acha que só tem a perder se comparecer, quem não lidera acha que só tem a ganhar comparecendo.

Não deveria ser assim.O comparecimento de todos aos debates é uma obrigação moral do candidato, já que impossível é obriga-lo legalmente.O candidato, não importa a posição que ocupe nas pesquisas tem o dever de expor as suas idéias ao crivo da opinião pública, questionar e ser questionado pelos seus adversários. A sociedade em geral e o eleitor em particular têm o direito de conhecer o que cada candidato pensa e propõe.

Infelizmente, a ausência dos líderes - justamente os que mais interessam ao cidadão – tem se tornado tão freqüente que já criou uma espécie de jurisprudência.Na última terça feira, por exemplo, o aguardado confronto entre os candidatos ao governo de Minas, Aécio Neves( PSDB) e Nilmário Miranda( PT), transformou-se num tedioso monólogo do segundo, pela ausência do primeiro, frustrando principalmente os eleitores de Aécio, que estão interessados em seus projetos de governo.

No debate de logo mais na TV Globo, o candidato Lula ameaça não comparecer.Quem não deve não teme, mas Lula está temeroso de que seja alvo de pesada artilharia dos adversários, especialmente de Heloisa Helena. Tem muito que responder,mas prefere, talvez, ficar na tranqüilidade do Palácio, convicto de que o resultados das próximas pesquisas eleitorais vão refletir muito pouco a sua ausência.

Para o eleitor consciente, questões táticas e estratégicas dos candidatos não interessam. E também não vale o argumento muito freqüente de que Lula não vai a debates mas os tucanos nos estados – vide Aécio Neves e José serra – também não vão.O que interessa é que eles têm que prestar contas ao cidadão de cada passo, de cada palavra e de cada ato público. Se eles agem desta forma como meros candidatos, é de se imaginar que nível de responsabilidade pública terão depois de eleitos. Portanto, o comparecimento de todos eles ao debate de logo mais é muito mais do que conveniente e aconselhável. É um dever moral.
280906

7 comentários:

Anônimo disse...

São os males que se enfrenta quando se acha que não deve satisfações a ninguém. Se tivesse demitido seus amigos pegos com a mão na massa, se tivesse dado entrevistas coletivas se explicando, se soubesse governar fazendo acordos e os cumprindo, e não tentando comprar para não dividir, talvez não estivesse assim. Mas, principalmente se o seu discurso de ética e honestidade fossem reais, a coisa não estaria neste pé, isto é se for apanha, se não for apanha também.

LULA LÁ OUTRA VEZ!! disse...

O burocratismo vazio do Geraldo, a histeria da Heloísa e as platitudes do Cristovan não são pareo para Lula. Se depender desse debate para decidir os votos dos indecisos, a eleição estará liquidada domingo.

rosena disse...

fernando
Lula mais uma vez decepcionou. Tinha medo da verdade. Vamos torcer para que perca votos suficientes para o segundo turno. Dos que compareceram Cristovam foi o que se saiu melhor.Lula foge de debates, foge de entrevistas. Tem que ir ao segundo turno para que rtesponda o que o povo quer saber, e não se essconda atrás dos bolsas esmolas da vida.

2º TURNO NELLE disse...

Com o rabo preso e enlameado até a alma pela corrupção, Lula não foi prestar contas ao povo na televisão. Para ele, ser cobrado por reiterada conduta indigna de um Prisidente da República representam 'ser agredido

Sofia disse...

Rosena, Fernando,
Lula não decepcionou em nada. Todos os brasileiros já esperavam por esta sua postura covarde de se omitir. Estranho seria ele ir, rsrs, não acham?
O que Lula iria discutir pessoal?
Ele NUNCA SABE DE NADA, não viu nada. Você não pode discutir, debater alguma coisa se você NÃO SABE DE NADA. Lula é personificação do NADA.Não tem projetos, planos reais para o Brasil. Chegou até aqui as custas das idéias dos outros, do suporte que os outros lhe dava.
Lula lá outra vez, quem sabe o Lula assistiu ao programa e....com grandes dificuldades.....conseguiu aprender alguma coisa para realizar pelo Brasil e por nós. Você terá uma grande surpresa domingo. O povo não é tão bobo assim. Você poderia me dizer o pq de vocês petistas serem, terem uma fidelidade tão cega a este homem? Acho que vocês vêem nele a sua imagem e semelhança e gostaria de estar ali no poder fazendo as mesmas trapaças que ele. Só pode ser....só pode ser rsrsr.

Júlio César Montenegro disse...

Realmente, como esse pessoal é conivente com o canal da globo por onde escorre tanta manipulação, tanta enganação, tanta mentira. Já esqueceram que a rede cresceu, derrubando outras, durante a ditadura? Que quiseram boicotar as diretas já! até as multidões gritarem para os caminhões de reportagem O POVO NÃO É BOBO/ ABAIXO A REDE GLOBO? Que sempre foram cúmplices das safadezas e desonestidades do FHC, que comprou deputados para se reeleger, fez maracutaias como a do SIVAM, da base de Alcântara, das privatizações, e cujo filho com uma jornalista da globo escondem há 12 anos? Agora queriam se promover destruindo o Lula que, desde o protegido "caçador de marajás", nunca engoliram? Lula deu o troco e chutou o globo na rede. Bem feito.

rosena disse...

Julio. esqueceu que a rede globo que vc agora despreza deu o maior apoio ao seu candidato nas últimas eleições para presidente? agora ela não serve mais? Quem tem que prestar conta ao povo é o seu presidente, que pratica a corrupçaõ e não vai aos debates.