quarta-feira, setembro 06, 2006

O QUE FALTA AO BRASIL


Retrato do Brasil: pouca produção, pouca educação, muita corrupção.

O QUE FALTA AO BRASIL

Dizia um antigo slogan da TV Globo, usado numa campanha de incentivo à leitura: “Um País se faz com homens e livros”. Eu diria mais: um país se faz com homens, livros ( educação), trabalho e ética. Infelizmente, tudo isto falta ao Brasil.

Falta educação.E esta é a razão primordial pela qual este país não se desenvolve. Tudo começa pela educação e o quadro atual da educação pública brasileira é trágico. As escolas são péssimas, os currículos completamente defasados, incompatíveis com as exigências de um mundo globalizado, e os professores, desqualificados e mal-pagos. Existe uma ênfase excessiva e infrutífera no aspecto quantitativo – quantidade de escolas, quantidade de alunos matriculados, quantidade de dias letivos, quantidade de horas de permanência dos alunos na escola, quantidade de alunos aprovados – e nenhuma ênfase na qualidade do ensino. O tema é insistentemente martelado por ocasião das campanhas eleitorais, e completamente esquecido ao seu término.E o país continua à deriva sob este aspecto fundamental.

Falta trabalho. Faltam investimentos no setor produtivo e sobram aplicações no setor especulativo. Esta ausência de investimentos acarreta um crescimento ridículo, que gera o desemprego e multiplica a falta de oportunidades para novos negócios. Como o governo não ajuda a impulsionar este crescimento, era de se esperar que , ao menos, não atrapalhasse. Mas isto não acontece. O governo tem toda a responsabilidade, ao adotar uma política de permanente aumento da carga tributária, de juros elevadíssimos, e de burocracia excessiva que são um desestímulo aos investimentos produtivos e um convite à especulação. Não é por outro motivo que a rentabilidade dos bancos cresce na proporção em que diminuem os lucros do setor industrial, comercial,agrícola e de serviços.

Falta ética nas relações sociais e políticas. Falta vergonha na cara. O país parece tomado pela busca do ganho fácil,pela certeza de que o errado é que é o certo, pela crença de que o crime compensa. Esta “cultura” do levar vantagem em tudo, permeia todos as classes e todos os setores da vida social, em especial a política, onde se materializa em muita corrupção e em todas os demais desvios de comportamento que caracterizam a atividade pública, incentivadas pela certeza da impunidade, que realimenta a continuidade de tais práticas...Tal comportamento é trágico porque causa prejuízos irremediáveis ao país , tanto no aspecto moral e ético, quanto no financeiro e no social.

Talvez tudo isto explique, em parte, o porquê da preferência de grande parte do eleitorado brasileiro por Lula. Não seria ele o candidato que melhor simbolizaria todas estas mazelas que formam o lado ruim do Brasil? Não estaria este eleitor, ao votar em Lula, consciente ou inconscientemente, admitindo que o Brasil é isto mesmo e que não adianta mudar?Afinal, quem é Lula senão um sujeito que tem pouca educação formal, trabalhou pouco, passou a maior parte de sua vida às custas de dinheiro público e comanda hoje um governo reconhecidamente corrupto? Ou seja, uma síntese do Brasil atual.Não seria , pois, de todo absurda a aceitação do argumento de que grande parcela do seu eleitorado, além de não se sentir diferente dele , se espelha em sua figura, passando a ver nos seus defeitos, virtudes que merecem ser admiradas, copiadas e recompensadas com o voto. Triste país. Tem razão Cristovam Buarque quando diz que tudo deve começar pela educação.Talvez aí também esteja a explicação de seus míseros 1% de intenções de votos.
060906

9 comentários:

JP FREITAS disse...

O POVO NÃO É BOBO. Percebeu o que significa esta oposição. Dese quando eles governam o país?É a mesma elite que durante anos, décadas . séculos até, dominou a política e impos os seus privilégios. LULA TEM ERROS? Quem não os tem?É importante verificar que na crise do mensalão foi UMA PARCELA DO PT, não foi o PT como um todo que se sujou. Figuras como Tarso Genro, Eduardo Suplicy, PatruS Ananias,Marina Silva,Ricardo Berzoine, Mercadante, dentre muitos, não se envolveram nesta sujeira. FOI UM PEQUENO GRUPO não foi todo o PT como quiseram fazer crer a oposição. Verdade seja dita: A OPOSIÇÃO TENTOU DAR UM GOLPE, mas recuou quando viu que Lula tem uma grande aceitação popular. Agora tentam por todos os modos desqualificar a figura do presidente. Lula não é um santo, mas é o que de melhor apareceu na política brasileira
JPFreitas

TARGINO disse...

Uma vez fui abordado, em uma feira, por um velhinho que pedia esmola. Comovido com situação do velho dei-lhe um Real. O feirante me chamou de lado e disse: -“Não dê esmola; esse velhinho tem 4 casas de aluguel.”. Ouvi, fiquei calado e continuei na feira. Mais à frente encontrei o velhinho novamente. Chamei-o de lado e perguntei. Como que o sr. pede esmolas ??? O feirante me disse que o sr tem 4 casas de aluguel. O velhinho arregalou os olhos, aumentou o tom da voz e com brabeza me disse.
\"TENHO SIM!!!! HÁ 20 ANOS QUE PEÇO ESMOLAS\".

Rosena disse...

Pois é Fernando, cada povo tem o governo que merece e cada governo tem o povo que merece. Tinha esperanças na vitória da oposição mas a cada dia fico mais descrente .Como m vc diz o povo brasileiro é pouco chegado a trabalho duro.Lula tb não é. E as pessoas serias como ficam??

Anônimo disse...

Sou hoje contra a reeleicao do Lula.
O povo mais simples para mim, em geral, vota muito mal, na proporcao de sua formacao educacional e das informacoes distorcidas que recebe na midia e no boteco local.

Para agravar, nossas elites e classes medias tambem tem seus preconceitos e ideologias furadas, que dao um peso elevado para o oportunismo e o descuido com o espaco e a coisa publica em geral.
Enfim, no Brasil, nos falta muita cidadania, de baixo ate' em cima da piramide social.
Nao sabemos, portanto, votar, nem nos comportar.
So' isso explica um pais potencialmente tao rico ser tao miseravel na pratica.

Fernando Soares disse...

JP Freitas
Uma parcela do PT? Vc tenta diminuir o tamamnho do crime. Na verdade, trata-se da "parcela' dirigente do PT na ocasião. Gente graúda, como o ministro J Dirceu, o presidente do PT J Genoino, o presidente da Câmara JP Cunha. Todos com a conivência de Lula. A oposição, ao contrário do que vc diz, foi muito condescendente com a quadrilha. Golpe quem tentou dar foi o PT. Nas instituições democráticas.

Anônimo, concordo que falta cidadania no Brasil, e cidadania se adquire com educação.Os lulistas não gostam quando dizemos que a sua reeleição é fruto da falta de cidadania,mas existe outra definição para isto?

Rosena, tenho certeza de que as pessoas sérias que sabem o valor do trabalho, do estudo e da ética não estão com Lula. Infelizmente, parecem não ser a maioria, não é?

SÉRGIO RICARDO DE FREITAS disse...

Concordo plenamente. De bobo o povo brasileiro já foi tão tolo quanto foi enganado por esse homem dizendo que iria melhorar o Brasil e piorou tudo com escândalos tipo mensalão,sanguessugas,dossiê Vedoin(ou Amendoin?),etc... e ele está na lama movediça ainda mais com a séria possibilidade de Lula não voltar mais mesmo que ganhe as eleições. Que o povo fique esperto e não cair na ratoeira petista.

Sérgio Ricardo de Freitas disse...

Os escândalos protagonizados pelo PT comprovaram claramente que Lula não tem mais condições psicológicas de assumir novamente a Presidência caso seja reeleito ou mesmo seja impugnado pelo TSE.
Ao meu ver não há motivos para Lula esconder tantos fatos insistindo na tese de que "não sabia de nada". Ou Lula assume que errou e renuncie sua candidatura ou sofrerá conseqüências advindas de seus atos. É esperar para ver depois das eleições.

Sérgio Ricardo de Freitas disse...

Dia 23 de setembro marcha nacional contra o sapo barbudo que quase nada faz pelo Brasil e vive mergulhado em escândalos mais escabrosos que se tem notícia clique no meu nome completo e confira tudo.

Sérgio Ricardo de Freitas disse...

Muitos dizem que o voto eletrônico não é seguro porque partidos políticos como o PT,por exemplo,não fiscalizam nada e pode beneficiar a reeleição de Lula que assim já vai ganhar fácil prá ele portanto não se deixe enganar pois vá no espaço do Paulo Castelani sobre este assunto polêmico clicando o meu nome completo antes de votar. Quem avisa,amigo é!