quinta-feira, setembro 14, 2006

FUGA DE CAPITAIS II


Gerdau no Chile: melhor ambiente para investimentos atrai empresas brasileiras.

FUGA DE CAPITAIS II

O Brasil é um país atrativo aos investimentos produtivos e à realização de negócios? A se acreditar na propaganda governamental, sim. Pelo relatório Fazendo Negócios 2007, elaborado pelo Banco Mundial,não. O país ficou em 121° lugar num ranking de 175 países, em termos de facilidade para abertura de negócios. Na América Latina, o Brasil é o quarto país com ambiente mais difícil de se fazer negócios. Ficou na frente apenas do Equador, Bolívia e Venezuela.

O relatório considera dez quesitos relacionados à facilidade para se começar um negócio: abertura, licenciamentos, contratação de funcionários, registro de marcas, obtenção de crédito, proteção de investidores, impostos, comércio entre países, respeito à contratos e fechamento de negócios. Na maioria deles o Brasil foi reprovado.O Brasil é, por exemplo, o país latino-americano onde mais se demora a abrir uma empresa: em média 152 dias. Isso é mais de cinco vezes o prazo necessário no Chile ou no México.

A alta carga tributária, o excesso de regulamentação e os baixos investimentos públicos em infra-estrutura são apontados como as principais razões do desestímulo aos investimentos e da fuga de capitais do Brasil.Enquanto isto, a propaganda oficial do governo Lula mais uma vez entra em choque com os números e com a realidade.
140906

RANKING DOS PAÍSES QUE TÊM MELHOR AMBIENTE PARA SE FAZER NEGÓCIOS.

NA AMÉRICA LATINA:
1. Chile
2. México
3. Uruguai
4. Peru
5. Nicarágua
6. El Salvador
7. Colômbia
8. Panamá
9. Argentina
10. Costa Rica
11. Honduras
12. Paraguai
13. Guatemala
14. Brasil
15. Equador
16. Bolívia
17. Venezuela

------------------------------------
NO MUNDO

1.Cigapura
2.Nova Zelândia
3.EUA
4.Canadá
5.Hong Kong
6.Reino Unido
7.Dinamarca
8.Australia
9.Noruega
10. Irlanda
28. Chile
64. Uruguai
93. China
112. Paraguai
121. Brasil
131. Bolívia
164 .Venezuela
---------------------------------------
Fonte:ONU

3 comentários:

JAS disse...

LULA VEM DE NOVO COM AQUELA CONVERSA FIADA DE QUE VAI GERAR MILHÕES DE EMPREGO, QUE VAI HAVER O MILAGRE DO CRESCIMENTO. MAS PELO VISTO NINGUÉM VAI QUERER INVESTIR NO BRASIL. A PROPAGANDA DE LULA É MAIS UMA ENGANAÇÃO. E O ZÉ POVINHO AINDA ACREDITA NISSO

nidia disse...

Pois é, professor, as evidências estão aí. Está tudo muito claro, mais contundente do que isso só desenhando, né? Péssimo gerenciamento e uso indevido do dinheiro público. No entanto é de se ficar perplexo com o marasmo do povo. Qual será a fórmula para que o povo continue a agir como cegos e surdos? O pior é que quando a gente conversa com alguma dessas pessoas, elas comentam: i é? puxa eu não tinha pensado nisso! eu não sabia disso! Dá a impressão que o que eles veem na tv é como se fosse ficção. Eles não computam como real. E o que fazer? Provavelmente vamos ter que engolir mais essa. Fazer o que.
Um abraço

Fernando Soares disse...

Nidia e JAS
O Cristovam Buarque, que é o único a fazer uma campanha inteligente na TV, colocou bem a questão da Coréia do Sul, um pequeno país da Ásia, que, trinta anos atrás, era sinõnimo se indigência, mas que através de uma revolução educacional e tecnológica, coloca-se hoje como um dos países mais desenvolvidos do mundo.Cingapura, Taiwan, Irlanda, Espanha, e Chile estão indo pelo mesmo caminho. Infelismente, no Brasil a cultura do atraso, praticada pelo PT e seus aliados não enxerga isto. Talvez o modelo de Lula e sua turma não seja o da Coreia do Sul, mas aquela outra Coréia,do norte, totalitária, socialista e atrasada...