sexta-feira, julho 28, 2006

EX-PETISTAS NO CAMINHO DO PT


EX-PETISTAS NO CAMINHO DO PT
As possibilidades de crescimento das candidaturas pequenas nesta campanha não são desprezíveis. Refiro-me, obviamente, a Heloisa Helena e Cristovam Buarque, já que os outros – os chamados nanicos - não contam.O discurso de ambos, apesar de não empolgar a maioria, tem forte apelo junto à classe média.

Heloisa Helena ataca pela esquerda com suas repetitivas contundentes críticas à política econômica, à corrupção e a defesa de um estado forte na área social; Cristovam enfatiza a necessidade de uma revolução no setor educacional, e parece ter um projeto pronto para isto.Misturando os discursos dos dois, o resultado é o mesmo discurso que o PT fazia há dez, quinze, ou vinte anos atrás, quando criticava todos os governos de então, e o tornou merecedor do voto de uma parcela significativa da classe média. Esta mesma classe média, decepcionada com o governo Lula,abandona agora o barco petista, e procura novas alternativas. Uma parte , certamente votará em Alckmin, mas outra parte poderá embarcar na canoa de Heloisa ou de Cristovam.Afinal, ambos têm o mesmo DNA petista.

Apesar do tempo reduzido a que terão direito no horário eleitoral da TV,e da participação ainda incerta de HH nos debates televisivos, por força da legislação eleitoral, ambos praticam um discurso aparentemente consistente,têm uma história política mais ou menos conhecida, e já ocuparam, ou ocupam, cargos eletivos importantes: Cristovam foi governador de Brasília e é senador, além de ter sido ministro da educação; Heloisa é senadora, por sinal das mais atuantes e conhecidas.

Portanto, é de se esperar que não fiquem estagnados nos atuais níveis de intenção de votos em que se encontram.Por algumas projeções, Heloisa poderá crescer ainda até a marca dos 15%, e Cristovam poderá ficar próximo dos 6%, que somados aos votos brancos, e aos votos dados a Alckmin, poderá levar à eleição presidencial ao segundo turno. Aí , então, começará uma nova história.

28/0706

3 comentários:

Anônimo disse...

Ressentidos é o que estes dois são.A primeira não conseguiu cargo no governo de Lula e passou a atacar as reformas no congresso, compactuando com a direita mais retógada. O segundo foi chutado do ministério porque pensava que o MEC era palanque estudantil e passou a atacar o governo. 15% e ¨%??? De onde vc tirou esses números? Da sua cabeça tucana?
LULA OUTRA VEZ!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá Fernando!
Olha, estes dois, Heloisa Helena e Cristovam Buarque só vale a pena votar em um deles somente para se ter o segundo turno nas eleições e movimentar, agitar, acalorar mais a pacata eleição.
Heloisa Helena, senadora atuante mesmo, não tem controle na língua, mulher de fibra, de personalidade forte e de opinião. Atrairá um maior número de votos do que ela mesmo imaginaria que os tivesse. Concordo com ela em vários aspectos. Também sou contra a bolsa-família, o ProUni ....Governo não tem que ser assistencialista, dar esmola, fazer demagogia com os menos favorecidos. Governo deve de favorecer o desenvolvimento em todas as áreas.
Já Cristovam Buarque não sou simpático a ele. Mesmo com tanta experiência na política e administração pública, abomino a sua atitude em relação à educação. Enxerga a política educacional com muito paternalismo, não valoriza de fato a atuação, formação salário dos professores. É dele o projeto da bolsa-escola. E isto eu não concordo.
DE NOVO NÃO!!!!!!!!!!Lula outra vez NÃO, pelo amor de Deus. Não merecemos isto

Fabio Campos disse...

Acho que HH vai ser o diferencial destas eleições. Ela não tem papas na língua,é destemisda, já enfrentou os coronéis da política no Senado e Lula tem um medo danado dela. Pena que o partido dela é insignificante. Mesmo sendo assim, acho que vai ter um número significativo de votos. O suficiente para levar a eleição ao segundo turno